Educadores

Ínicio : História : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!"A gente também tinha coragem de enfrentar": análise das atuações políticas das trabalhadoras rurais Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
"A gente também tinha coragem de enfrentar": análise das atuações políticas das trabalhadoras rurais da região central do Paraná ( 1980/1990)
ALMEIDA, Marisangela Lins de

Esta dissertação apresenta uma discussão acerca das resistências dos sujeitos do campo e da atuação política de mulheres trabalhadoras rurais no contexto sindical rural do município de Pitanga, região central do estado do Paraná, entre os anos 1980 e 1997. O estudo baseia-se em documentos escritos e nos relatos de experiências e vivências de Zenóbia Cedorak, agricultora, sindicalista e professora.


Palavras-chave: Trabalhadoras Rurais. Sindicato Rural. Mulheres.

Downloads 1352  1352  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos

Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.

Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.



Downloads 1536  1536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Concepção político-pedagógica para formação de professores do programa agrinho: do campo à cidade Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
PEREIRA, Veninha Bortoluzzi

O objetivo deste trabalho é explicitar a concepção político-pedagógica do Programa Agrinho para a formação de professores, gestada pelo empresariado e ajustada ao processo educativo das Escolas Públicas do Estado do Paraná. A problemática centra-se no discurso da “responsabilidade social”, que carrega em seu bojo o ideário da educação empresarial em ações pautadas nas “parcerias públicoprivado”,
amparadas no discurso da educação ambiental. Indicamos que a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), em parceria com o Governo do Estado do Paraná deste 1995, desenvolvem o Programa Agrinho junto as escolas públicas, utilizando-se das estratégias de distribuição de recursos materiais,
econômicos e sociais. Implementa a formação de professores na concepção político pedagógica baseada nos PCNs, na interdisciplinaridade, nos temas transversais e na Pedagogia da Pesquisa. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende análise documental e bibliográfica para evidenciar os aspectos históricos e as contradições através do Método Histórico Crítico Dialético. A análise dos documentos do Programa Agrinho nos remete a vislumbrar as categorias predominantes, das quais elegemos para este estudo: a formação humana, a empregabilidade, as habilidades e competências, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a cidadania. As críticas levantadas procuram elucidar os determinantes sócio históricos da formação de professores que seguem o modelo formador neoliberal visando a adaptação do indivíduo às novas tecnologias e à flexibilidade do mundo globalizado. Na medida em que o Programa Agrinho adentra e interfere nas práticas e no currículo da escola pública, evidenciam-se as contradições que permeiam a relação público/privado. Demonstramos que o empresariado persegue seus objetivos no intuito de promover um projeto hegemônico de manutenção das estruturas exploratórias existentes. Ao contar com o consentimento do Estado, da Escola e dos Educadores, estes se constituem agentes disseminadores, enfraquecendo assim a perspectiva de uma educação voltada para a formação humana, crítica e emancipatória.


Palavras-chave: Programa Agrinho. Formação de Professores. Educação no Contexto Neoliberal.

Downloads 1624  1624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO  Site 
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Politicas de currículo: currículo intercultural como texto étnico-racial na educação básica com qual Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
RAMÃO, Valdacir José

O objetivo geral foi analisar as contribuições de um currículo intercultural como texto étnico-racial para a efetivação da qualidade social da educação básica. Objetivos específicos: Contextualizar a construção do currículo escolar como texto étnico-racial e as relações de poder dele decorrente; analisar na perspectiva das diversidades a construção das identidades sociais presentes no currículo. Por meio de elementos históricos e sociológicos, apresenta-se uma reconstrução dos conceitos de diversidade, raça e etnia, currículo e cultura na perspectiva multicultural, tendo a educação intercultural como processo contínuo e dinâmico presentes no cotidiano escolar. Baseados no método de análise crítico hermenêutico, priorizamos o diálogo intercultural, reconhecendo e valorizando a existência das diferenças. No percurso metodológico orientado na abordagem qualitativa, foram realizadas análises bibliográficas e de dados empíricos, coletados mediante entrevistas estruturadas realizadas pela equipe de pesquisadores do Observatório de Violências nas Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR.


Palavras-chave: Multiculturalismo. Currículo intercultural. Raça e etnia. Diversidade, Relações de poder.

Downloads 1673  1673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Educação histórica : os sentidos atribuídos por alunos do 9º ano do ensino fundamental ao conhecimen Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SILVA, Giane de Souza

O objetivo desta investigação é identificar os sentidos atribuídos à história de Londrina, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Londrina-Paraná, na perspectiva da cognição histórica situada. As reflexões realizaram-se a partir dos estudos sobre a constituição da consciência histórica com base em Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica.

Palavras-chave: Consciência histórica. Educação histórica. Ensino de história. Aprendizagem histórica. Narrativa histórica. Temporalidade.

Downloads 1772  1772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Educação e catequese no teatro Anchietano  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
FURLAN, Vinicius

O século XVI foi marcado por importantes transformações históricas que contribuíram para a mudança de uma sociedade medieval para uma sociedade moderna, marcada pelo Renascimento e o Humanismo. Foi nesse contexto de transformações que, no ano de 1540, a Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola. Reconhecida pelo Papa Paulo III, pela Bula Regimini militantis Ecllesiae, de 27 de setembro, tinha, em sua estrutura, uma nova forma de ação. Uma dessas inovações era a universalidade de seus ministérios, ou seja, a ação de seus membros deveria acontecer em diversas partes do mundo onde houvesse a necessidade de uma ação em nome de Deus. Em pouco tempo de existência, a nova Ordem foi requisitada pela Coroa Portuguesa para realizar trabalho missionário nas colônias sob seu domínio. No ano de 1549, os primeiros jesuítas chegaram na América Portuguesa na mesma esquadra do primeiro Governador Geral. A missão dos jesuítas nas novas terras era de catequizar e educar os indígenas, além da manutenção da fé dos colonos. Devido ao número de indígenas e aos diversos trabalhos a serem desenvolvidos, outro grupo de jesuítas foi requisitado para o trabalho missionário. Chegaram às novas terras no ano de 1553, e foi com esse grupo que veio José de Anchieta (1534-1597). O presente trabalho tem como objetivo analisar o teatro jesuítico na História da Educação Brasileira no século XVI com base nas peças teatrais escritas e produzidas pelo padre José de Anchieta, missionário jesuíta considerado como precursor da produção teatral no Brasil colonial e de sua utilização como um recurso catequético e pedagógico como parte de um projeto missionário e colonizador. Este trabalho é de caráter bibliográfico e dividido em duas partes: a primeira parte trata dos aspectos históricos da fundação e estruturação da Companhia de Jesus, de seus documentos norteadores e de sua ação missionária no Brasil; a segunda parte trata do teatro e da produção de José de Anchieta. Doze peças teatrais são analisadas no contexto do processo de colonização do Brasil no século XVI e sua contribuição para a formação de um ideário cultural e educacional. Analisadas por temas e de acordo com o contexto histórico em que foram produzidas, as peças teatrais demonstram as características do estilo de escrita de José de Anchieta, bem como a influência de Gil Vicente e as adaptações realizadas para o estilo cultural do indígena com o objetivo de catequizá-lo para a efetivação do projeto missionário colonizador.


Palavras-chave: Educação; História da Educação. Brasil Colonial. Companhia de Jesus. José de Anchieta. Teatro anchietano.

Downloads 2239  2239  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As crianças da ponte: o trabalho de crianças e adolescentes no comércio fronteiriço de Foz do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
REIMANN, Valdirene

A fronteira de Foz do Iguaçu/Paraná e Ciudad Del Este/Paraguay é um local por onde circula um grande número de visitantes, ocorre um grande fluxo de capitais e de mercadorias. Nas interfaces das relações mercadológicas do comércio fronteiriço ocultam-se formas de trabalho degradantes que ajudam a manter a lucratividade na atividade, como por exemplo, a exploração do trabalho infantil. Investigando o passado de Foz do Iguaçu no período após a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, é possível compreender o surgimento de uma sociedade heterogênea, conflituosa, onde milhares de famílias sobrevivem do trabalho informal no comércio da Ponte da Amizade. Questões culturais têm assumido grande relevância no sentido de compreender o trabalho infantil como parte das representações das famílias em risco social, pois o encaram como elemento disciplinador e de aprendizagem para seus filhos. A pesquisa qualitativa possibilitou importantes conclusões, como a nacionalidade paraguaia dos trabalhadores infantis da Ponte da Amizade, as estratégias e astúcias utilizadas por esses sujeitos sociais e a necessidade de trabalhar precocemente a fim de complementar a renda familiar. As consequências do trabalho infantil são preocupantes, atingindo dimensões físicas e emocionais da saúde das crianças, além de privar-lhes do tempo dedicado à escola e ao lazer. Investigar os mecanismos utilizados pelos trabalhadores infanto-juvenis no comércio fronteiriço, compreender as causas que os levam a serem incorporados precocemente nesta atividade e identificar os programas sociais efetuados para atender esses sujeitos é a proposta da pesquisa.


Palavras-chave: Trabalho. Infância. Fronteira.

Downloads 2530  2530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOEST  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Didática da história e consciência histórica: pesquisas na pós-graduação brasileira (2001-2009) Popular Versão: PDF
Atualização:  12/7/2016
Descrição:
BAROM, Wilian Carlos Cipriani


Com este trabalho buscamos contribuir à área da Didática da História. Para tanto, recorremos a uma análise das pesquisas acadêmicas –teses e dissertações –em torno do Ensino da História, a fim de se identificar como o conceito de Consciência Histórica vem sendo empregado. Para o caso desta pesquisa, o viés teórico com o qual conceituamos consciência histórica refere-se à peculiar matriz germânica, a partir da trilogia intitulada Teoria da História do filósofo Jörn Rüsen. Neste sentido, construímos um primeiro capítulo no qual nossa compreensão dos conceitos rüsenianos é apresentada, assim como uma possível inter-relação entre estes conceitos em torno do eixo Ensino. Ao segundo capítulo coube um olhar sobre os dados empíricos a se identificar como estes conceitos estão sendo utilizados nas pesquisas que versam sobre o ensino da História. Não nos propusemos à tarefa normativa de julgarmos as apropriações destes conceitos e teoria subjacente, mas sim, de apontarmos as tendências e possibilidades que foram encontradas, formas de interpretação da teoria e contribuições específicas no processo de instituição da área da Didática da História, para seguidamente traçarmos uma visão panorâmica e de movimentação da área da ciência da Didática da História. Estas pesquisas analisadas foram tomadas como documentos, „vestígios‟, intenções de grupos/indivíduos, que por vez se relacionam em sociedade, o que nos insere na categoria de pesquisa documental. Foram trinta e quatro trabalhos acadêmicos analisados, sendo dez teses e vinte e quatro dissertações.

Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa. A consciência histórica, A teoria da História.

Downloads 2889  2889  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEPG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A educação bancária como violência simbólica: um estudo da ação pedagógica no espaço escolar à luz d Popular Versão: PDF
Atualização:  2/3/2017
Descrição:
TOSCAN, Loines Aparecida

Neste sentido, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: A prática pedagógica bancária pode ser vista como uma forma de violência no espaço escolar? Esta pergunta de pesquisa teve como objetivo discutir em especial, a educação bancária como violência simbólica, no espaço escolar, sob a perspectiva de Bourdieu, Foucault e Freire. Foi utilizado como método de investigação a hermenêutica que busca questionar, apreender, compreender e interpretar o fenômeno investigado. O referencial teórico fundamentou-se em especial nos seguintes autores: Pierre Bourdieu (2008, 2009, 2010) com sua definição da violência simbólica como sendo toda ação pedagógica enquanto imposição, por um poder arbitrário e se reproduz no ambiente escolar refletida nas ações de seus agentes, neste caso professores, gestores e funcionários.


Palavras-chave: Violência Simbólica. Educação Bancária. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Downloads 2933  2933  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A qualificação profissional de encarcerados da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
KOLISKI, José Luiz

A presente pesquisa tem por objetivo analisar os limites e possibilidades da qualificação profissional para reinserção econômica e social de encarcerados, tomando como referência a Colônia Penal Agroindustrial do Paraná. Apoia-se nos fundamentos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, e utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista individual semiestruturada realizada com dezessete encarcerados participantes de atividades educativas e laborais.

Palavras-chave: Qualificação profissional de encarcerados. Colônia Penal Agroindustrial do Paraná. Reinserção econômica e social.

Downloads 3890  3890  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »