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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise De Concepções De Campo E Cidade De Alunos De Áreas Rurais E Urbanas E A Aprendizagem Geográf Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
BATISTA, Edimar Eder

Nesta pesquisa analisam-se concepções de campo e cidade de vinte e nove alunos do último ano da Educação Básica, moradores de áreas rurais do distrito de Lerroville, município de Londrina, do município de Tamarana e das sedes (áreas urbanas) do referido distrito e município, localizados no norte do estado do Paraná, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as percepções dos alunos sobre campo e cidade e do lugar onde vivem e como elas contribuem para a concepção de ensinar Geografia visando à formação conceitual, de modo a contemplar elementos da relação entre os espaços rurais e urbanos?

Palavras-chave: Campo. Cidade. Concepções dos alunos. Aprendizagem geográfica. Formação conceitual.


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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da Unio Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FARIAS, Sérgio André

O estudo inicia-se com uma análise do papel do Estado na lógica do capitalismo e suas contribuições para outras políticas educacionais de Formação Continuada da classe docente. Em relação ao Estado, entendemos que, embora seja uma instituição a serviço da classe dominante, o mesmo não é uma instituição monolítica e há certa autonomia relativa. Dependo da correlação de forças entre as classes sociais, há possibilidade da classe trabalhadora instituir no âmbito do Estado políticas educacionais que atendam seus interesses. É neste contexto que buscamos pesquisar a política educacional do PDE/PR. O trabalho de pesquisa se propôs analisar o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR como Formação Continuada de Professores, na disciplina de Geografia com a orientação da UNIOESTE- Francisco Beltrão, do período de 2007 a 2010.

Palavras-chave: PDE/PR. Políticas Educacionais. Formação de professores. Contradições.


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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da disciplina de educação ambiental e valorização do espaço local nos estabelecimentos de en Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2017
Descrição:
OPOLSKI, Carolina Albertoni


A presente pesquisa tem como objetivo a análise das práticas em educação ambiental (EA) com base na disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’ existente nas escolas do município de Bom Jesus do Sul– PR e as práticas de EA realizadas em outras escolas e municípios que não a inserem disciplinarmente em seus currículos. A pesquisa foi realizada em escolas/colégios de três municípios: Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste e Bom Jesus do Sul– PR, nestes foram pesquisados seis estabelecimentos diferentes (Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Colégio Estadual Guilherme de Almeida, Escola Estadual Marquês de Maricá, Escola Estadual do Campo São Pedro, Colégio Estadual Bom Jesus e Escola Estadual do Campo XV de Novembro). Aplicamos questionários com professores e alunos, tendo sido 30 (trinta) questionários respondidos por professores dos 06 (seis) estabelecimentos pesquisados e 63 (sessenta e três) questionários respondidos por alunos. Indagamos em relação à prática em EA, os conhecimentos sobre os conceitos e legislação que permeiam a EA, a formação dos professores durante a graduação, o acesso à materiais de EA, dentre outras questões que possibilitaram uma análise sobre a realidade da EA praticada nos estabelecimentos em comparação à EA realizada nas escolas de Bom Jesus do Sul- PR que possuem disciplina específica. Realizamos também uma entrevista com gestor, professores e alunos que participaram da disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, na qual conseguimos compreender o desenvolvimento da disciplina e conteúdos ministrados, relacionando com o conhecimento teórico. A partir destes instrumentos, pudemos diagnosticar a prática da EA dos professores, dos alunos e a visão do gestor que tem uma ação de EA por meio disciplinar em seu colégio. Respaldamos a pesquisa com a compreensão teórica a partir do desenvolvimento da uma reflexão sobre a paisagem; o cartesianismo; a educação ambiental (sobretudo, a transformadora e/ou crítica), e o currículo. Dentre os autores utilizados podemos citar Albanus, Leff, Loureiro, Lima, Sacristán, Moreira, entre outros. Sobre os resultados obtidos, destacamos que professores que possuem a formação na graduação inserida na área de Ciências da Terra, têm mais facilidade em desenvolver a EA. Outro aspecto evidenciado é a predominância do desenvolvimento da EA classificada como Tradicional nos estabelecimentos pesquisados. Por fim, nossa conclusão revela que a disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, pode ser considerada como um espaço garantido para o desenvolvimento da EA, mais abrangente do que nos outros estabelecimentos pesquisados que desenvolvem a EA de modo transversal ou interdisciplinar. Ressaltamos que inserção da disciplina de Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local, foi efetivada levando em consideração características da comunidade do município de Bom Jesus do Sul - PR, tendo como instrumento principal a horta escolar, com ementa voltada para a disciplina de Geografia. Nos casos pautados na pesquisa, consideramos que a EA como disciplina, tem resultado superior, mas possui limitações, pois segundo a estrutura curricular disciplinar necessita de conhecimentos e conteúdos de outras disciplinas, barreira transposta com maior efetividade na metodologia transversal e/ou interdisciplinar. A disciplina constitui um espaço para discussão e desenvolvimento da EA, mas que pode ser realizado de outras formas como atividades complementares em contraturno ou como componente curricular. Concluímos com posicionando não favoravelmente à existência de uma disciplina específica mediante os resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Disciplina.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Agronegócio, mídia e ensino de geografia  Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
CARVALHO, Flavio Augusto de

Na sociedade contemporânea os meios de comunicação assumiram grande relevância devido ao avanço técnico e ao advento da globalização. A participação da mídia na vida cotidiana é decorrente do processo histórico de sua formação, atrelada a própria lógica capitalista, que forneceu as bases necessárias para seu crescimento e concentração. Os meios de comunicação estão em todos os espaços, inclusive dentro do ambiente escolar, e suas informações podem exercer influência significativa sobre os alunos.

Palavras-chave: Mídia. Ensino de Geografia. Agronegócio. Professor.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Agronegócio e Urbanização: a Relação Rural-Urbano em Cascavel/PR Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
REIS, Cirineu Ribeiro dos

O espaço entendido como instância social (Santos, 1993) é a materialidade das ações humanas e vem sendo modificado ao longo da história. O surgimento de novas cidades e seu processo de desenvolvimento está associado a diversos fatores. É possível perceber que o principal deles é o dinamismo de sua economia. O surgimento da indústria foi fundamental para a ampliação do processo de urbanização. O êxodo rural, intenso na década de 1970, possibilitou um acirrado processo de urbanização no Brasil. Localizada na Mesorregião Oeste do Paraná o município de Cascavel é polo regional e passou por intenso processo de atração populacional que se seguiu nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Na década de 1970, a região já despontava com indústria e comércio crescente, especialmente voltado para agropecuária. Hoje, a centralidade de Cascavel na área do agronegócio está relacionada à sua planta agroindustrial e ao fornecimento de agro serviços. A ampliação das cadeias produtivas do agronegócio fez surgir empresas a montante e a jusante da produção agropecuária, intensificando as atividades comerciais e industriais na zona urbana e atraindo a massa populacional. Desenvolvendo outras atividades "fora da porteira" houve uma diversificação dos empregos na cidade. No período da colonização da Região Oeste, entre 1940 e 1960, a atividade madeireira foi a principal fonte de renda e empregos, também a principal responsável pela fixação de população. Porém isso se alterou, sendo que o agronegócio assumiu este papel. No Brasil o desenvolvimento de um processo de substituição de importação alavancou a economia nacional e formou um forte mercado interno para produtos agropecuários. O desenvolvimento da agropecuária está associado a investimentos públicos em infraestrutura, na implantação de leis e políticas que incentivaram o financiamento privado. A criação de vários órgãos públicos e estatais de telefonia (TELEPAR); energia (COPEL); transporte (DER); pesquisa e extensão (EMATER e EMBRAPA), da mesma forma a garantia de preços mínimos e o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) criaram condições para a aplicação dos resultados de "Revolução Verde" e levou o país a passar de um país agrário exportador para urbano industrial. Em Cascavel isso significou mais produção e produtividade na agropecuária e a especialização em serviços voltados ao agronegócio, atendendo as demandas regionais e desenvolvendo os complexos agroindustriais da soja, milho, frango, suíno, e leite. O desenvolvimento das forças produtivas foi o principal responsável pela urbanização.

Palavras chaves: Urbanização. Agronegócio. Economia. Campo. Cidade.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.


A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.

Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Presença Árabe Muçulmana na Fronteira: o caso da cidade de Guaíra - PR Popular Versão: PDF
Atualização:  18/4/2018
Descrição:
ALVARES, Graciele

A pesquisa em tela tem por objetivo problematizar a presença dos imigrantes árabes muçulmanos no contexto socioeconômicos da fronteira da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná. O ambiente de fronteira destaca-se pelo remanescente crescimento do setor comercial, estimulando principalmente pelas atividades em faixa de fronteira. Em anos recentes se instalaram na fronteira diversas famílias árabes muçulmanas vindas de vários países do Oriente Médio, com o intuito de comercializar a partir do Paraguais. Estas, inicialmente fixaram-se na cidade de Foz do Iguaçu-PR, nas décadas posteriores a 1950, ocorreu um deslocamento secundário em Ciudad Del Este-PY. Nos últimos anos, ocorreu um deslocamento secundário dos imigrantes da Ciudad Del Este para a cidade de Guaíra-PR. As possibilidades de comércio na fronteira motivam a mobilidade dos grupos migrantes. A pesquisa procurou compreender as práticas, as representações e os significados construídos acerca do processo de chegada dos imigrantes. Para aprofundar a análise, a investigação ainda se propôs a contextualizar a cultura árabe e a imigração desse povo para o Brasil, em especial, o fluxo orientado para a cidade de Guaíra-PR. As entrevistas indicam especificidades da etnicidade árabe em Guaíra, assim como possibilidades de analisar a contribuição decorrente da imigração para o município.

Palavras-chave: Migração. Fronteira. Muçulmanos. Comércio. Identidade. Guraíra-PR.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A percepção do visitante no parque ecoturístico municipal São Luis de Tolosa em Rio Negro - PR Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
KUNDLATSCH, César Augusto

Este trabalho teve por meta identificar a percepção dos visitantes do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa (PEMSLT), localizado no município de Rio Negro-PR, durante o ano de 2014. Analisou como o processo de revitalização do antigo Seminário Seráfico que esteve em atividade entre as décadas de 1910 a 1970, transformou o lugar em uma importante unidade de conservação de proteção integral. Atualmente é considerado o principal parque de visitação do município e também o disseminador da sensibilização de preservação e conservação de espécies nativas, e uma proposta de inter-relações entre sociedade e meio ambiente e também do ecoturismo.

Palavras-chave: Unidade de Conservação. Preservação. Visitante. Percepção. Educação Ambiental. Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A dinâmica hidrológica fluvial em bacias hidrográficas com diferentes taxas de impermeabilização do  Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
GOMES, Emerson de Souza

O presente trabalho teve como objetivo geral a avaliar a dinâmica do processo chuva-vazão em sub-bacias da bacia hidrográfica do Cascavel (BHC), com diferentes índices de impermeabilização do solo; e específicos identificar e mapear os tipos de uso e ocupação do solo na BHC e correlacionar a taxa de áreas impermeáveis com a densidade habitacional e a renda na cidade de Guarapuava-PR.

Palavras-chave: Impermeabilização. Processo chuva-vazão. Bacia
hidrográfica. Mapeamento do uso e ocupação do solo. Resposta hidrológica.




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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Comunicação Política da Prefeitura Municipal de Guarapuava/Pr Através das Placas de Obras Públicas Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
FACHIN, Simone Cândida

O presente trabalho abarca a relação existente entre a Geografia do poder e a comunicação política. Assim, o objetivo principal dessa dissertação é estudar de que forma a prefeitura municipal de Guarapuava/PR utiliza as placas de obras públicas como instrumento de comunicação política persuasivo favorável ao partido político da então administração de 2012, e ao grupo de poder estabelecido, como também as representações sociais dessa forma de comunicação política.

Palavras-chave: Placas de obras. Relações de poder. Representações sociais. Comunicação política.

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