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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O desafio da conservação florestal no seio da lógica da monopolização da terra Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
PEREZ, Liliam Araújo

O objetivo deste trabalho é situar a análise da conservação florestal no seio da monopolização da terra. O modelo de desenvolvimento capitalista brasileiro possibilitou que a propriedade privada da terra se mantivesse estável nas mãos de uma pequena parcela da população, diante dessa lógica, impõe-se o desafio da conservação florestal manifestado nos desdobramentos da legislação. No primeiro capítulo, considera-se elementos da questão ambiental, a qual foi articulada com os elementos da questão agrária no Brasil e no Paraná.

Palavras-chave: Propriedade privada. Monopolização da terra. Conservação florestal. Legislação ambiental. Londrina.

Downloads 850  850  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Livro Didático De Geografia Do 6. º Ao 9º. Ano Do Ensino Fundamental: Estudo Da Linguagem Cartográ Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
PRADO, Clodoaldo José Bueno do

A dissertação foca a linguagem cartográfica nos livros didáticos de Geografia da Coleção Projeto Araribá, destinados aos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV). A pesquisa objetivou a avaliar a relação de textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial cidadã.

Palavras-chave: Educação Geográfica. Consciência Espacial-Cidadã. Linguagem Cartográfica. Livros Didáticos.


Downloads 715  715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O uso Pedagógico do Computador e da Internet Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
VANZ, Gerson

Esta pesquisa está fundamentada num estudo de caso que averiguou como o computador e a internet, estão sendo utilizados enquanto recursos nas aulas de Geografia, na escola pública paranaense, nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Itapejara D`Oeste, localizados no Sudoeste do Paraná. O levantamento dos dados foi realizado em dois períodos: em 2013 com professores e alunos e posteriormente, em 2014, com diretores(as)
e pedagogos(as) dos colégios: Colégio Estadual de Pato Branco EFM, em Pato Branco, Colégio Estadual Mário de Andrade EFM em Francisco Beltrão e Colégio Estadual Castelo Branco EFM em Itapejara D`Oeste.

Palavras-chave: Políticas Públicas - Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Mediação do Professor. Computador – Internet.

Downloads 977  977  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Olhar Atento para a Educação Ambiental nas Escolas do Campo Popular Versão: PDF
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
SCHMITT, Estela Lidia

Esta dissertação apresenta aspectos sobre a Educação Ambiental praticada nas Escolas do Campo. O objetivo principal foi compreender o que caracteriza a Educação Ambiental na prática pedagógica na instituição escolar do campo. São 45 Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão – PR, sendo que destas, 25 participaram na pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram 132 professores que trabalham com as disciplinas escolares. Destes, foram entrevistados 5 (cinco) professores que trabalham a disciplina de Geografia. Os instrumentos de coleta de dados foram: os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo; questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas, dirigidas aos professores. Dentre os autores utilizados podemos citar Leff, Loureiro, Lima, Carvalho, Layrargues, Brüger, Caldart, Arroyo, Saviani, Franscichett, Fazenda, Callai e Sacristán, entre outros. Verificou-se que nas Escolas do Campo, ocorre Educação Ambiental, porém sem a observância das Diretrizes Curriculares do Campo do estado do Paraná, que propõe ao professor que tome como ponto de partida para a prática pedagógica o lugar de vida do sujeito do campo, a sua realidade local, considerando suas experiências. Partindo destas premissas a prática pedagógica da Escola do Campo não se aproxima da abordagem socioambiental, que considera as questões sociais e ambientais. A pesquisa mostrou que os professores que atuam na Escola do Campo trabalham com Educação Ambiental, porém fortemente influenciados pela metodologia convencional, com práticas conservadoras Pragmáticas. Buscam respostas pontuais, sem relação com a dimensão complexa da problemática, sem um olhar atento para a perspectiva da realidade da Escola do Campo.

Palavras-chave: Educação ambiental. Escola do campo. Práticas pedagógicas.

Downloads 359  359  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Práticas, técnicas e geossímbolos da cultura da pesca vernacular na paisagem fluvial do Pitangui-Jot Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
SCHEIBEL, Carlos Roberto

O presente trabalho visa entender a relação entre os pescadores de lazer e a paisagem fluvial do rio Pitangui, especificamente no curso superior do rio Pitangui e de seu primeiro afluente da margem direita, o rio Jotuva. O estudo da pesca vernacular, pelo viés da abordagem etnográfico-geográfica, incluiu necessariamente a participação do autor da pesquisa enquanto sujeito-observador, o que lhe possibilitou estabelecer vínculos com o território da pesca e com os moradores, permitindo decodificar a relação dos pescadores amadores com a paisagem fluvial.

Palavras chaves: Geossímbolos. Práticas de pesca. Acampamentos. Ranchos. Paisagem fluvial.

Downloads 970  970  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Redes ilegais: o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
HORII, Angélica Karina Dillenburg

A dissertação buscou mapear o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)- Paraguai, fazendo uso de pesquisas científicas, órgãos institucionais oficiais e fontes jornalísticas locais, regionais, estaduais e nacionais entre os anos de 2010 a 2012, como meio para a coleta dos dados e informações relevantes à temática. A investigação do trabalho observa a problemática existente em área de fronteira com a proliferação das redes ilegais, pois estas têm promovido novas relações no espaço mundial, com a promoção de novos territórios e territorialidades. A fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai possui em seu recorte espaço-temporal a especificidade inerente a essas áreas, dotada de complexidades e relações
transfronteiriças entre os territórios, que são importantes na discussão do conhecimento geográfico atual. O uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras do Brasil, colocando-o ao patamar de maior consumidor mundial, incita a investigação e a promoção de pesquisas direcionadas às complicações sociais, econômicas e ambientais decorrentes da situação, pois essas mercadorias têm criado um novo paradoxo na sociedade vigente, colocando em questionamento o atual estágio do capitalismo global.

Palavras-Chave: Fronteiras. Territórios. Redes. Contrabando de Agrotóxicos.

Downloads 1532  1532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOES  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Territorialidades da educação do campo na região Sudoeste do Paraná na última década (2000-2010) Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
PEREIRA, Amarildo Nunes

O presente trabalho tem como tema: Territorialidades da educação do Campo na região Sudoeste do Paraná na última década (2000-2010), objetivando compreender como a Educação do Campo se territorializa nas escolas do campo a partir das organizações populares comprometidas com os agricultores familiares camponeses. Nesse sentido, o Projeto Vida na Roça constitui-se num exemplo desse processo de territorialização da Educação do Campo nas escolas do Sudoeste do Paraná por meio de parcerias que envolvem a ASSESOAR, entre outras entidades ligadas à agricultura familiar comprometidas com a educação dos camponeses.

Palavras-chave: Educação do Campo. Territorialidade. Educação Rural.
Movimentos sociais. Estado. Políticas públicas.

Downloads 313  313  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOEST  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Territorializações do Sagrado: Regiões da Aklp / “VILA A” e do Parque Imperatriz De Foz do Iguaçu ( Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
MANFRIN, Marta Eriana Klaus

Esta pesquisa apresenta como temática uma análise das territorializações do sagrado nas regiões da AKLP / “Vila A” e do Parque Imperatriz de Foz do Iguaçu (PARANÁ-BRASIL), zona norte da cidade, partindo da análise da migração e fragmentação religiosa desse espaço geográfico, motivado pelo fenômeno religioso. A pesquisa procura problematizar as territorializações do sagrado que são possíveis nessas regiões, pois o município apresenta variedade étnica religiosa, com mais de setenta etnias com diferentes hábitos culturais e religiosos.

Palavras-chave: Território. Religiosidade. Cultura.

Downloads 1941  1941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná  Site http://
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Tríade da Conscientização: uma Metodologia de Educação Ambiental Pautada no Ensino de Geografia, Fac Popular Versão: PDF
Atualização:  23/4/2018
Descrição:
MARQUES, Silvia Patrícia da Silva

A educação é uma forma de intervenção no mundo, conforme Freire (1996), logo, para se repensar a educação é necessário saber que mundo necessitamos, se levarmos em consideração a sociedade imediatista, hedonista, conectada e consumista de hoje, cujas relações ser humano - meio ambiente e ser humano - ser humano, são de injustiça, percebemos que necessitamos de uma educação que busque estabelecer relações mais justas, por meio da sensibilização e da conscientização do educando e por consequência da sociedade. E é nesta perspectiva, que este trabalho propõe a metodologia Tríade da Conscientização, que integra Educação Ambiental contínua e um ensino de Geografia que estimule o educando a pensar e agir por um mundo mais justo nas questões socioambientais, utilizando-se para tanto dos recursos didáticos tecnológicos disponíveis na escola pública, dando ênfase às redes sociais, como forma de manter a interação educador-educando e educando-educando, mesmo fora do espaço escolar. A metodologia foi aplicada junto a uma turma do 2º ano do ensino médio, num período de dois meses, a fim de observar a aplicabilidade da proposta diante dos desafios e contratempos da escola pública, para tanto, foi feito uso dos recursos didáticos tecnológicos disponíveis, a fim de aprofundar e trazer conteúdos e informações além das disponíveis no livro didático, neste período os educandos também foram avaliados por meio da participação nas redes sociais, atividades e trabalhos realizados em sala de aula, por meio desta metodologia, a Educação Ambiental torna-se inerente ao ensino de Geografia e o ensino de Geografia relevante ao educando.

Palavras-chave: Tríade da conscientização. Redes sociais. Educação ambiental. Ensino de Geografia. Ensino público.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Um "Aconchego" para Chamar de Seu: Conflitos Identitários entre Brasileiros e Brasiguaios no Bairro  Popular Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
PINTO, Sérgio Ricardo Aurélio

Esta dissertação discute as implicações do processo imigratório de retorno dos brasiguaios nas dinâmicas socioculturais, responsáveis pela construção da identidade e da territorialidade destes sujeitos no Bairro Jardim Santa Felicidade, Cascavel-PR. Tomando esta base como recorte espacial da pesquisa, a escala temporal (1975-2015) foi determinada a partir do período migratório identificado nas 66 famílias brasiguaias, residentes neste bairro. A partir desses dados temos como o objetivo principal analisar a gênese dos conflitos identitários sofridos por estes sujeitos em seu retorno do Paraguai para este bairro. Analisamos a hipótese de que os conflitos identitários sofridos pelos brasiguaios não esteja relacionada só no processo de territorialização e de negociação dos elementos simbólico-socioculturais, evento considerado processual no âmbito daqueles que experimentam o processo migratório. Por isso, nos objetivos específicos, averiguarmos as implicações desse processo na territorialização e da identidade, em conjunção aos processos multidimensionais-escalar-temporal. Nossos referenciais teóricos e os procedimentos metodológicos estão envolto da justificativa de analisarmos a gênese do sentimento de superioridade do brasileiro em relação ao Paraguai e, assim, àqueles que lá vivem, ou viveram, bem como, entendemos de que modo os brasileiros realizam ações de subalternização, de dominação e de legitimação a esses sujeitos, impedindo-os de materializarem sua territorialidade e demonstrarem suas referências identitárias. Para isto, realizamos trabalhos de campos de análises socioespaciais, nos quais coletamos dados primários e secundários, adquiridas através das aplicações de questionários/entrevistas. Além disso, realizamos análises iconográficas das pinturas romancistas a fim de se verificar os elementos necessários para a pesquisa. Através das entrevistas e dos questionários percebemos que a imigração de retorno desses sujeitos trouxe-lhes implicações, como construção de redes sociais entre diferentes sujeitos e territorialidades. Outra implicação é a junção do modo de vida diferente daquele que levaram consigo na emigração daquela que assimilaram em suas experiências vividas na realidade histórico-geográfica do Paraguai e que trazem consigo em seu retorno. Ou seja, a identidade brasiguaia é resultado dessa miscelânea. Compreendemos que os processos responsáveis pelo surgimento desse grupo, estão relacionados às políticas bilaterais entre Brasil e Paraguai em um plano de modernização capitalista agrário de ambos os países, que os fizeram emigrar para o Paraguai e, agora, os forçam a retornar. No entanto, em seu retorno, sofrem manifestações de aversão pela sua procedência: o Paraguai. Os conflitos que os brasiguaios sofrem, não são apenas aqueles resultantes do que o processo migratório traz em sua natureza, ou seja, estão relacionados ao sentimento de superioridade presente na legitimação da identidade nacional, a "brasilidade". Mesmo diante de atitudes de legitimação e subalternização, os mesmos se fortalecem através das redes sociais em um processo multidimensional-escalar e temporal, reconstruindo sua territorialidade, mesmo que imaterial, mantendo sua identidade por meio da resistência àqueles que intentam subalternizá-los. É mediante a estes processos que os brasiguaios se opõem à "morte matada" e refugiam-se nos sentimentos de pertencimento que os elementos simbólicos socioculturais lhes proporcionam: o "conforto da alma" e um "aconchego" para chamar de seu.

Palavras-chave: Brasiguaios. Identidade e territorialidade.

Downloads 299  299  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro  Site http://
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