Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação da Implantação e dos Resultados do Subprograma Gestão por Bacias, Programa Cultivando Água |
Versão: PDF Atualização: 23/4/2018 |
Descrição:
SILVA, Silvana Severino da Em 2003, iniciou-se uma atividade socioambiental no espaço de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, o Programa Cultivando Água Boa (CAB) Itaipu, o qual é formado por 20 subprogramas, dentre eles o Subprograma Gestão por Bacias. A problemática que norteia esse estudo relaciona-se à necessidade de conhecer a implantação e os resultados do Subprograma até 2015, na Bacia do Paraná III. No objetivo geral da pesquisa analisamos a implantação do Subprograma Gestão por Bacias da Itaipu Binacional e os resultados das ações de preservação da bacia hidrográfica Santa Rosa município de Cascavel, no Brasil. Para garantir o aprofundamento necessário da pesquisa definiu-se como delimitação para o estudo somente um município e uma bacia hidrográfica, que fazem parte do Programa CAB. Considerando a área de gestão da Bacia do Paraná III, selecionamos a sub-bacia de Santa Rosa, na linha Novo Horizonte na área rural do município de Cascavel, Paraná. Apresentamos dados gerais e específicos referentes a uma temporalidade que oferece documentos, planilhas, mapas e imagens suficientes para sabermos como se deu a participação dos membros dos comitês gestores Central e municipal e dos produtores rurais na gestão por bacias hidrográficas, no período de 2003-2015. Durante o estudo da gestão por bacias hidrográficas, realizamos pesquisa de campo com produtores rurais e identificamos que as ações executadas pelo Programa CAB-Itaipu contribuíram para a preservação das bacias hidrográficas locais, tendo como maior benefício para as propriedades rurais as seguintes ações: adequação e cascalhamento das estradas, mata ciliar, com a cerca de proteção e a proteção de nascentes.
Palavras-chave: Itaipu binacional. Programa cultivando água boa. Gestão por bacias.
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A Presença Árabe Muçulmana na Fronteira: o caso da cidade de Guaíra - PR |
Versão: PDF Atualização: 18/4/2018 |
Descrição:
ALVARES, Graciele
A pesquisa em tela tem por objetivo problematizar a presença dos imigrantes árabes muçulmanos no contexto socioeconômicos da fronteira da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná. O ambiente de fronteira destaca-se pelo remanescente crescimento do setor comercial, estimulando principalmente pelas atividades em faixa de fronteira. Em anos recentes se instalaram na fronteira diversas famílias árabes muçulmanas vindas de vários países do Oriente Médio, com o intuito de comercializar a partir do Paraguais. Estas, inicialmente fixaram-se na cidade de Foz do Iguaçu-PR, nas décadas posteriores a 1950, ocorreu um deslocamento secundário em Ciudad Del Este-PY. Nos últimos anos, ocorreu um deslocamento secundário dos imigrantes da Ciudad Del Este para a cidade de Guaíra-PR. As possibilidades de comércio na fronteira motivam a mobilidade dos grupos migrantes. A pesquisa procurou compreender as práticas, as representações e os significados construídos acerca do processo de chegada dos imigrantes. Para aprofundar a análise, a investigação ainda se propôs a contextualizar a cultura árabe e a imigração desse povo para o Brasil, em especial, o fluxo orientado para a cidade de Guaíra-PR. As entrevistas indicam especificidades da etnicidade árabe em Guaíra, assim como possibilidades de analisar a contribuição decorrente da imigração para o município.
Palavras-chave: Migração. Fronteira. Muçulmanos. Comércio. Identidade. Guraíra-PR.
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Olhar Atento para a Educação Ambiental nas Escolas do Campo |
Versão: PDF Atualização: 17/4/2018 |
Descrição:
SCHMITT, Estela Lidia
Esta dissertação apresenta aspectos sobre a Educação Ambiental praticada nas Escolas do Campo. O objetivo principal foi compreender o que caracteriza a Educação Ambiental na prática pedagógica na instituição escolar do campo. São 45 Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão – PR, sendo que destas, 25 participaram na pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram 132 professores que trabalham com as disciplinas escolares. Destes, foram entrevistados 5 (cinco) professores que trabalham a disciplina de Geografia. Os instrumentos de coleta de dados foram: os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo; questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas, dirigidas aos professores. Dentre os autores utilizados podemos citar Leff, Loureiro, Lima, Carvalho, Layrargues, Brüger, Caldart, Arroyo, Saviani, Franscichett, Fazenda, Callai e Sacristán, entre outros. Verificou-se que nas Escolas do Campo, ocorre Educação Ambiental, porém sem a observância das Diretrizes Curriculares do Campo do estado do Paraná, que propõe ao professor que tome como ponto de partida para a prática pedagógica o lugar de vida do sujeito do campo, a sua realidade local, considerando suas experiências. Partindo destas premissas a prática pedagógica da Escola do Campo não se aproxima da abordagem socioambiental, que considera as questões sociais e ambientais. A pesquisa mostrou que os professores que atuam na Escola do Campo trabalham com Educação Ambiental, porém fortemente influenciados pela metodologia convencional, com práticas conservadoras Pragmáticas. Buscam respostas pontuais, sem relação com a dimensão complexa da problemática, sem um olhar atento para a perspectiva da realidade da Escola do Campo.
Palavras-chave: Educação ambiental. Escola do campo. Práticas pedagógicas.
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Intensidade Pluviométrica no Alto Curso do Rio Pirapó – PR: uma Comparação entre Duas Propostas Meto |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2017 |
Descrição:
MIOTO, Silvia
A presente pesquisa objetivou estudar a intensidade pluviométrica e sua correlação com a gestão dos recursos hídricos, bem como os impactos a ela recorrentes no alto curso da bacia hidrográfica do rio Pirapó. Essa bacia está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, entre as latitudes de 22º 30’ e 23º 30’ Sul e longitudes de 51º15’ e 52º15’ Oeste. Para realização da pesquisa foram obtidos dados de precipitação pluviométrica do período de 1980 a 2014 e dados de precipitação pluviográfica de 2009 a 2013; as informações foram coletadas nas estações meteorológicas de Apucarana, que pertence ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e ao Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), e de Maringá, que pertence à rede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esses dados foram analisados nas escalas anual, sazonal, mensal e diária. Foi aplicada a estatística descritiva para os dados de chuva dos dois municípios, utilizando-se os respectivos parâmetros: média, desvio padrão e coeficiente de variação. Empregou-se a técnica de anos-padrão de Monteiro (1976) para a identificação de anos tipicamente chuvosos, tendente a chuvoso, normal, tendente a seco e secos. Para a classificação da intensidade pluviométrica no período de 2009 a 2013, foram utilizados como metodologia o Manual de Observações Meteorológicas (INMET, 1999) e a proposta de Reichardt (1990). Os resultados da precipitação pluviométrica e da intensidade da precipitação foram representados por meio de gráficos elaborados na planilha eletrônica Excel 2010. Verificou-se que a classe de intensidade fraca predomina em relação às classes moderada e forte, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e outubro, ao passo que a classe de intensidade moderada ocorreu com mais frequência durante os meses de janeiro, fevereiro, março e outubro. Para a classe de intensidade forte houve significativa diferença quanto ao número de ocorrências entre as duas estações meteorológicas, visto que Maringá apresentou mais eventos do que Apucarana, principalmente durante o mês de janeiro. Com relação à classificação de intensidade proposta por Reichardt (1990), pode-se observar que o número de ocorrências de chuvas fracas foi inferior às demais classes e que as intensidades moderada e forte foram superiores à classificação proposta pelo INMET (1999).
Palavras–chave: Intensidade pluviométrica. Recursos hídricos. INMET (1999). Reichardt (1990). Rio Pirapó.
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Análise da disciplina de educação ambiental e valorização do espaço local nos estabelecimentos de en |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2017 |
Descrição:
OPOLSKI, Carolina Albertoni
A presente pesquisa tem como objetivo a análise das práticas em educação ambiental (EA) com base na disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’ existente nas escolas do município de Bom Jesus do Sul– PR e as práticas de EA realizadas em outras escolas e municípios que não a inserem disciplinarmente em seus currículos. A pesquisa foi realizada em escolas/colégios de três municípios: Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste e Bom Jesus do Sul– PR, nestes foram pesquisados seis estabelecimentos diferentes (Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Colégio Estadual Guilherme de Almeida, Escola Estadual Marquês de Maricá, Escola Estadual do Campo São Pedro, Colégio Estadual Bom Jesus e Escola Estadual do Campo XV de Novembro). Aplicamos questionários com professores e alunos, tendo sido 30 (trinta) questionários respondidos por professores dos 06 (seis) estabelecimentos pesquisados e 63 (sessenta e três) questionários respondidos por alunos. Indagamos em relação à prática em EA, os conhecimentos sobre os conceitos e legislação que permeiam a EA, a formação dos professores durante a graduação, o acesso à materiais de EA, dentre outras questões que possibilitaram uma análise sobre a realidade da EA praticada nos estabelecimentos em comparação à EA realizada nas escolas de Bom Jesus do Sul- PR que possuem disciplina específica. Realizamos também uma entrevista com gestor, professores e alunos que participaram da disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, na qual conseguimos compreender o desenvolvimento da disciplina e conteúdos ministrados, relacionando com o conhecimento teórico. A partir destes instrumentos, pudemos diagnosticar a prática da EA dos professores, dos alunos e a visão do gestor que tem uma ação de EA por meio disciplinar em seu colégio. Respaldamos a pesquisa com a compreensão teórica a partir do desenvolvimento da uma reflexão sobre a paisagem; o cartesianismo; a educação ambiental (sobretudo, a transformadora e/ou crítica), e o currículo. Dentre os autores utilizados podemos citar Albanus, Leff, Loureiro, Lima, Sacristán, Moreira, entre outros. Sobre os resultados obtidos, destacamos que professores que possuem a formação na graduação inserida na área de Ciências da Terra, têm mais facilidade em desenvolver a EA. Outro aspecto evidenciado é a predominância do desenvolvimento da EA classificada como Tradicional nos estabelecimentos pesquisados. Por fim, nossa conclusão revela que a disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, pode ser considerada como um espaço garantido para o desenvolvimento da EA, mais abrangente do que nos outros estabelecimentos pesquisados que desenvolvem a EA de modo transversal ou interdisciplinar. Ressaltamos que inserção da disciplina de Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local, foi efetivada levando em consideração características da comunidade do município de Bom Jesus do Sul - PR, tendo como instrumento principal a horta escolar, com ementa voltada para a disciplina de Geografia. Nos casos pautados na pesquisa, consideramos que a EA como disciplina, tem resultado superior, mas possui limitações, pois segundo a estrutura curricular disciplinar necessita de conhecimentos e conteúdos de outras disciplinas, barreira transposta com maior efetividade na metodologia transversal e/ou interdisciplinar. A disciplina constitui um espaço para discussão e desenvolvimento da EA, mas que pode ser realizado de outras formas como atividades complementares em contraturno ou como componente curricular. Concluímos com posicionando não favoravelmente à existência de uma disciplina específica mediante os resultados da pesquisa.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Disciplina.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Conscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adul |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BORGES FILHO, Orlando
O tema gerador desta dissertação, sob a ótica da Educação Ambiental, é a Poluição Sonora, pois hoje o ruído ainda é o terceiro maior causador de poluição ao meio ambiente da Terra. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar como uma população de jovens e adultos percebe a poluição sonora presente nos ambientes em que frequenta e 2) aplicar uma pesquisa-ação com vistas à conscientização dos jovens para a questão da poluição sonora. O ruído é um problema presente no meio ambiente urbano em diversas situações vivenciadas pelas pessoas, que vão desde o labor diário e o momento religioso, até chegar ao momento de lazer. Verifica-se que apesar das legislações de controle do ruído já existentes, a questão ainda carece de melhor fiscalização por parte do poder público para que sejam seguidas as normas vigentes, observando os limites estabelecidos para as mais diversas atividades desenvolvidas e os mais diversos ambientes em que ocorrem. Quando expostas a ruídos, as pessoas são passíveis de desenvolver inúmeros problemas auditivos e não auditivos, por conseguinte impactando diretamente sob a vida pessoal no âmbito familiar e também prejudicando o meio profissional, comprometendo postos de trabalho. A Pesquisa-ação foi o método escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, elaboramos oficinas educativas com intervenções educacionais guiadas por profissionais capacitados e formados nas áreas em que atuaram, onde o objetivo foi envolver os estudantes, promovendo-lhes a autonomia e tornando-os replicadores do novo conhecimento adquirido, através da difusão deste aprendizado em seus meios de vivencia mais imediatos, junto às pessoas mais próximas e às não tão próximas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as pessoas percebem a presença dos ruídos nos mais variados ambientes e são capazes de identificar a fonte dos ruídos, porém esta percepção se mostra frágil tendo em vista que a maioria não toma medidas para prevenir ou abrandar estes ruídos, não tomando precauções adequadas e também, não procurando serviços médicos adequados. Os estudantes manifestaram desconhecimento a respeito das leis para restrição de ruídos no convívio social, além de considerarem como um fato normal da vida moderna a presença do barulho, principalmente o que é gerado no trânsito. Após a aplicação das intervenções educacionais, através das oficinas educativas, os estudantes difundiram o conhecimento repassado, replicando-o em suas comunidades, demonstrando que foram sensibilizados, conscientizando-se de seu papel ativo na sociedade. Com isso, o método da Pesquisa-ação obteve êxito em seus objetivos, sendo que pode ser utilizado a bom termo por outros pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos similares, pois oferece a possibilidade de aprendizado em via de mão dupla, abarcando todos os elementos envolvidos na investigação, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores, sendo uma valorosa contribuição acadêmica à sociedade através dos temas propostos a serem investigados.
Palavras-chave: Ruído. Poluição sonora. Educação ambiental. Percepção. Jovens e adultos.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.
A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.
Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.
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