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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Olhar Atento para a Educação Ambiental nas Escolas do Campo Popular Versão: PDF
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
SCHMITT, Estela Lidia

Esta dissertação apresenta aspectos sobre a Educação Ambiental praticada nas Escolas do Campo. O objetivo principal foi compreender o que caracteriza a Educação Ambiental na prática pedagógica na instituição escolar do campo. São 45 Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão – PR, sendo que destas, 25 participaram na pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram 132 professores que trabalham com as disciplinas escolares. Destes, foram entrevistados 5 (cinco) professores que trabalham a disciplina de Geografia. Os instrumentos de coleta de dados foram: os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo; questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas, dirigidas aos professores. Dentre os autores utilizados podemos citar Leff, Loureiro, Lima, Carvalho, Layrargues, Brüger, Caldart, Arroyo, Saviani, Franscichett, Fazenda, Callai e Sacristán, entre outros. Verificou-se que nas Escolas do Campo, ocorre Educação Ambiental, porém sem a observância das Diretrizes Curriculares do Campo do estado do Paraná, que propõe ao professor que tome como ponto de partida para a prática pedagógica o lugar de vida do sujeito do campo, a sua realidade local, considerando suas experiências. Partindo destas premissas a prática pedagógica da Escola do Campo não se aproxima da abordagem socioambiental, que considera as questões sociais e ambientais. A pesquisa mostrou que os professores que atuam na Escola do Campo trabalham com Educação Ambiental, porém fortemente influenciados pela metodologia convencional, com práticas conservadoras Pragmáticas. Buscam respostas pontuais, sem relação com a dimensão complexa da problemática, sem um olhar atento para a perspectiva da realidade da Escola do Campo.

Palavras-chave: Educação ambiental. Escola do campo. Práticas pedagógicas.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Intensidade Pluviométrica no Alto Curso do Rio Pirapó – PR: uma Comparação entre Duas Propostas Meto Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
MIOTO, Silvia

A presente pesquisa objetivou estudar a intensidade pluviométrica e sua correlação com a gestão dos recursos hídricos, bem como os impactos a ela recorrentes no alto curso da bacia hidrográfica do rio Pirapó. Essa bacia está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, entre as latitudes de 22º 30’ e 23º 30’ Sul e longitudes de 51º15’ e 52º15’ Oeste. Para realização da
pesquisa foram obtidos dados de precipitação pluviométrica do período de 1980 a 2014 e dados de precipitação pluviográfica de 2009 a 2013; as informações foram coletadas nas estações meteorológicas de Apucarana, que pertence ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e ao Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), e de Maringá, que pertence à rede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esses dados foram analisados nas escalas anual, sazonal, mensal e diária. Foi aplicada a estatística descritiva para os dados de chuva dos dois municípios, utilizando-se os respectivos parâmetros: média, desvio padrão e coeficiente de variação. Empregou-se a técnica de anos-padrão de Monteiro (1976) para a identificação de anos tipicamente chuvosos, tendente a chuvoso, normal, tendente a seco e secos. Para a classificação da intensidade pluviométrica no período de 2009 a 2013, foram utilizados como metodologia o Manual de Observações Meteorológicas (INMET, 1999) e a proposta de Reichardt (1990). Os resultados da precipitação pluviométrica e da intensidade da precipitação foram representados por meio de gráficos elaborados na planilha eletrônica Excel 2010. Verificou-se que a classe de intensidade fraca predomina em relação às classes moderada e forte, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e outubro, ao passo que a classe de intensidade moderada ocorreu com mais frequência durante os meses de janeiro, fevereiro, março e outubro. Para a classe de intensidade forte houve significativa diferença quanto ao número de ocorrências entre as duas estações meteorológicas, visto que Maringá apresentou mais eventos do que Apucarana, principalmente durante o mês de janeiro. Com relação à classificação de intensidade proposta por Reichardt (1990), pode-se observar que o número de ocorrências de chuvas fracas foi inferior às demais classes e que as intensidades moderada e forte foram superiores à classificação proposta pelo INMET (1999).

Palavras–chave: Intensidade pluviométrica. Recursos hídricos. INMET (1999). Reichardt (1990). Rio Pirapó.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da disciplina de educação ambiental e valorização do espaço local nos estabelecimentos de en Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2017
Descrição:
OPOLSKI, Carolina Albertoni


A presente pesquisa tem como objetivo a análise das práticas em educação ambiental (EA) com base na disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’ existente nas escolas do município de Bom Jesus do Sul– PR e as práticas de EA realizadas em outras escolas e municípios que não a inserem disciplinarmente em seus currículos. A pesquisa foi realizada em escolas/colégios de três municípios: Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste e Bom Jesus do Sul– PR, nestes foram pesquisados seis estabelecimentos diferentes (Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Colégio Estadual Guilherme de Almeida, Escola Estadual Marquês de Maricá, Escola Estadual do Campo São Pedro, Colégio Estadual Bom Jesus e Escola Estadual do Campo XV de Novembro). Aplicamos questionários com professores e alunos, tendo sido 30 (trinta) questionários respondidos por professores dos 06 (seis) estabelecimentos pesquisados e 63 (sessenta e três) questionários respondidos por alunos. Indagamos em relação à prática em EA, os conhecimentos sobre os conceitos e legislação que permeiam a EA, a formação dos professores durante a graduação, o acesso à materiais de EA, dentre outras questões que possibilitaram uma análise sobre a realidade da EA praticada nos estabelecimentos em comparação à EA realizada nas escolas de Bom Jesus do Sul- PR que possuem disciplina específica. Realizamos também uma entrevista com gestor, professores e alunos que participaram da disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, na qual conseguimos compreender o desenvolvimento da disciplina e conteúdos ministrados, relacionando com o conhecimento teórico. A partir destes instrumentos, pudemos diagnosticar a prática da EA dos professores, dos alunos e a visão do gestor que tem uma ação de EA por meio disciplinar em seu colégio. Respaldamos a pesquisa com a compreensão teórica a partir do desenvolvimento da uma reflexão sobre a paisagem; o cartesianismo; a educação ambiental (sobretudo, a transformadora e/ou crítica), e o currículo. Dentre os autores utilizados podemos citar Albanus, Leff, Loureiro, Lima, Sacristán, Moreira, entre outros. Sobre os resultados obtidos, destacamos que professores que possuem a formação na graduação inserida na área de Ciências da Terra, têm mais facilidade em desenvolver a EA. Outro aspecto evidenciado é a predominância do desenvolvimento da EA classificada como Tradicional nos estabelecimentos pesquisados. Por fim, nossa conclusão revela que a disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, pode ser considerada como um espaço garantido para o desenvolvimento da EA, mais abrangente do que nos outros estabelecimentos pesquisados que desenvolvem a EA de modo transversal ou interdisciplinar. Ressaltamos que inserção da disciplina de Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local, foi efetivada levando em consideração características da comunidade do município de Bom Jesus do Sul - PR, tendo como instrumento principal a horta escolar, com ementa voltada para a disciplina de Geografia. Nos casos pautados na pesquisa, consideramos que a EA como disciplina, tem resultado superior, mas possui limitações, pois segundo a estrutura curricular disciplinar necessita de conhecimentos e conteúdos de outras disciplinas, barreira transposta com maior efetividade na metodologia transversal e/ou interdisciplinar. A disciplina constitui um espaço para discussão e desenvolvimento da EA, mas que pode ser realizado de outras formas como atividades complementares em contraturno ou como componente curricular. Concluímos com posicionando não favoravelmente à existência de uma disciplina específica mediante os resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Disciplina.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Conscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adul Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
BORGES FILHO, Orlando


O tema gerador desta dissertação, sob a ótica da Educação Ambiental, é a Poluição Sonora, pois hoje o ruído ainda é o terceiro maior causador de poluição ao meio ambiente da Terra. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar como uma população de jovens e adultos percebe a poluição sonora presente nos ambientes em que frequenta e 2) aplicar uma pesquisa-ação com vistas à conscientização dos jovens para a questão da poluição sonora. O ruído é um problema presente no meio ambiente urbano em diversas situações vivenciadas pelas pessoas, que vão desde o labor diário e o momento religioso, até chegar ao momento de lazer. Verifica-se que apesar das legislações de controle do ruído já existentes, a questão ainda carece de melhor fiscalização por parte do poder público para que sejam seguidas as normas vigentes, observando os limites estabelecidos para as mais diversas atividades desenvolvidas e os mais diversos ambientes em que ocorrem. Quando expostas a ruídos, as pessoas são passíveis de desenvolver inúmeros problemas auditivos e não auditivos, por conseguinte impactando diretamente sob a vida pessoal no âmbito familiar e também prejudicando o meio profissional, comprometendo postos de trabalho. A Pesquisa-ação foi o método escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, elaboramos oficinas educativas com intervenções educacionais guiadas por profissionais capacitados e formados nas áreas em que atuaram, onde o objetivo foi envolver os estudantes, promovendo-lhes a autonomia e tornando-os replicadores do novo conhecimento adquirido, através da difusão deste aprendizado em seus meios de vivencia mais imediatos, junto às pessoas mais próximas e às não tão próximas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as pessoas percebem a presença dos ruídos nos mais variados ambientes e são capazes de identificar a fonte dos ruídos, porém esta percepção se mostra frágil tendo em vista que a maioria não toma medidas para prevenir ou abrandar estes ruídos, não tomando precauções adequadas e também, não procurando serviços médicos adequados. Os estudantes manifestaram desconhecimento a respeito das leis para restrição de ruídos no convívio social, além de considerarem como um fato normal da vida moderna a presença do barulho, principalmente o que é gerado no trânsito. Após a aplicação das intervenções educacionais, através das oficinas educativas, os estudantes difundiram o conhecimento repassado, replicando-o em suas comunidades, demonstrando que foram sensibilizados, conscientizando-se de seu papel ativo na sociedade. Com isso, o método da Pesquisa-ação obteve êxito em seus objetivos, sendo que pode ser utilizado a bom termo por outros pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos similares, pois oferece a possibilidade de aprendizado em via de mão dupla, abarcando todos os elementos envolvidos na investigação, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores, sendo uma valorosa contribuição acadêmica à sociedade através dos temas propostos a serem investigados.

Palavras-chave: Ruído. Poluição sonora. Educação ambiental. Percepção. Jovens e adultos.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.


A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.

Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da Unio Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FARIAS, Sérgio André

O estudo inicia-se com uma análise do papel do Estado na lógica do capitalismo e suas contribuições para outras políticas educacionais de Formação Continuada da classe docente. Em relação ao Estado, entendemos que, embora seja uma instituição a serviço da classe dominante, o mesmo não é uma instituição monolítica e há certa autonomia relativa. Dependo da correlação de forças entre as classes sociais, há possibilidade da classe trabalhadora instituir no âmbito do Estado políticas educacionais que atendam seus interesses. É neste contexto que buscamos pesquisar a política educacional do PDE/PR. O trabalho de pesquisa se propôs analisar o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR como Formação Continuada de Professores, na disciplina de Geografia com a orientação da UNIOESTE- Francisco Beltrão, do período de 2007 a 2010.

Palavras-chave: PDE/PR. Políticas Educacionais. Formação de professores. Contradições.


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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Territorializações do Sagrado: Regiões da Aklp / “VILA A” e do Parque Imperatriz De Foz do Iguaçu ( Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
MANFRIN, Marta Eriana Klaus

Esta pesquisa apresenta como temática uma análise das territorializações do sagrado nas regiões da AKLP / “Vila A” e do Parque Imperatriz de Foz do Iguaçu (PARANÁ-BRASIL), zona norte da cidade, partindo da análise da migração e fragmentação religiosa desse espaço geográfico, motivado pelo fenômeno religioso. A pesquisa procura problematizar as territorializações do sagrado que são possíveis nessas regiões, pois o município apresenta variedade étnica religiosa, com mais de setenta etnias com diferentes hábitos culturais e religiosos.

Palavras-chave: Território. Religiosidade. Cultura.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O desafio da conservação florestal no seio da lógica da monopolização da terra Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
PEREZ, Liliam Araújo

O objetivo deste trabalho é situar a análise da conservação florestal no seio da monopolização da terra. O modelo de desenvolvimento capitalista brasileiro possibilitou que a propriedade privada da terra se mantivesse estável nas mãos de uma pequena parcela da população, diante dessa lógica, impõe-se o desafio da conservação florestal manifestado nos desdobramentos da legislação. No primeiro capítulo, considera-se elementos da questão ambiental, a qual foi articulada com os elementos da questão agrária no Brasil e no Paraná.

Palavras-chave: Propriedade privada. Monopolização da terra. Conservação florestal. Legislação ambiental. Londrina.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Comunidade de Pescadores Artesanais no Lago de Itaipu Conflitos Territoriais na Colônia Z11 de São M Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FERREIRA, Graziele

Esta pesquisa objetiva analisar a formação do território da pesca no Lago de Itaipu, especificamente na localidade pesqueira da Colônia Z11, do município de São Miguel do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil. O elemento que motivou o estudo foi a compreensão do processo de formação deste território pesqueiro: um território construído (a partir do alagamento), imposto à população, com variados usos e conflitos, que envolvem variados agentes com diferentes interesses, como os pescadores artesanais e os pequenos agricultores, o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Colônia de Pescadores e a Itaipu Binacional. Para este estudo, a metodologia utilizada baseou-se em leituras bibliográficas, no levantamento de dados estatísticos da pesca artesanal no Brasil e no Lago de Itaipu, bem como nas políticas públicas do setor pesqueiro, no processo histórico das colônias de pesca, e nos trabalhos de campo que contemplam entrevistas e aplicação de questionários.

Palavras-chave: Lago de Itaipu. Pescadores artesanais. Território pesqueiro. Conflitos territoriais.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O uso Pedagógico do Computador e da Internet Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
VANZ, Gerson

Esta pesquisa está fundamentada num estudo de caso que averiguou como o computador e a internet, estão sendo utilizados enquanto recursos nas aulas de Geografia, na escola pública paranaense, nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Itapejara D`Oeste, localizados no Sudoeste do Paraná. O levantamento dos dados foi realizado em dois períodos: em 2013 com professores e alunos e posteriormente, em 2014, com diretores(as)
e pedagogos(as) dos colégios: Colégio Estadual de Pato Branco EFM, em Pato Branco, Colégio Estadual Mário de Andrade EFM em Francisco Beltrão e Colégio Estadual Castelo Branco EFM em Itapejara D`Oeste.

Palavras-chave: Políticas Públicas - Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Mediação do Professor. Computador – Internet.

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