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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Intensidade Pluviométrica no Alto Curso do Rio Pirapó – PR: uma Comparação entre Duas Propostas Meto Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
MIOTO, Silvia

A presente pesquisa objetivou estudar a intensidade pluviométrica e sua correlação com a gestão dos recursos hídricos, bem como os impactos a ela recorrentes no alto curso da bacia hidrográfica do rio Pirapó. Essa bacia está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, entre as latitudes de 22º 30’ e 23º 30’ Sul e longitudes de 51º15’ e 52º15’ Oeste. Para realização da
pesquisa foram obtidos dados de precipitação pluviométrica do período de 1980 a 2014 e dados de precipitação pluviográfica de 2009 a 2013; as informações foram coletadas nas estações meteorológicas de Apucarana, que pertence ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e ao Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), e de Maringá, que pertence à rede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esses dados foram analisados nas escalas anual, sazonal, mensal e diária. Foi aplicada a estatística descritiva para os dados de chuva dos dois municípios, utilizando-se os respectivos parâmetros: média, desvio padrão e coeficiente de variação. Empregou-se a técnica de anos-padrão de Monteiro (1976) para a identificação de anos tipicamente chuvosos, tendente a chuvoso, normal, tendente a seco e secos. Para a classificação da intensidade pluviométrica no período de 2009 a 2013, foram utilizados como metodologia o Manual de Observações Meteorológicas (INMET, 1999) e a proposta de Reichardt (1990). Os resultados da precipitação pluviométrica e da intensidade da precipitação foram representados por meio de gráficos elaborados na planilha eletrônica Excel 2010. Verificou-se que a classe de intensidade fraca predomina em relação às classes moderada e forte, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e outubro, ao passo que a classe de intensidade moderada ocorreu com mais frequência durante os meses de janeiro, fevereiro, março e outubro. Para a classe de intensidade forte houve significativa diferença quanto ao número de ocorrências entre as duas estações meteorológicas, visto que Maringá apresentou mais eventos do que Apucarana, principalmente durante o mês de janeiro. Com relação à classificação de intensidade proposta por Reichardt (1990), pode-se observar que o número de ocorrências de chuvas fracas foi inferior às demais classes e que as intensidades moderada e forte foram superiores à classificação proposta pelo INMET (1999).

Palavras–chave: Intensidade pluviométrica. Recursos hídricos. INMET (1999). Reichardt (1990). Rio Pirapó.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Redes ilegais: o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
HORII, Angélica Karina Dillenburg

A dissertação buscou mapear o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)- Paraguai, fazendo uso de pesquisas científicas, órgãos institucionais oficiais e fontes jornalísticas locais, regionais, estaduais e nacionais entre os anos de 2010 a 2012, como meio para a coleta dos dados e informações relevantes à temática. A investigação do trabalho observa a problemática existente em área de fronteira com a proliferação das redes ilegais, pois estas têm promovido novas relações no espaço mundial, com a promoção de novos territórios e territorialidades. A fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai possui em seu recorte espaço-temporal a especificidade inerente a essas áreas, dotada de complexidades e relações
transfronteiriças entre os territórios, que são importantes na discussão do conhecimento geográfico atual. O uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras do Brasil, colocando-o ao patamar de maior consumidor mundial, incita a investigação e a promoção de pesquisas direcionadas às complicações sociais, econômicas e ambientais decorrentes da situação, pois essas mercadorias têm criado um novo paradoxo na sociedade vigente, colocando em questionamento o atual estágio do capitalismo global.

Palavras-Chave: Fronteiras. Territórios. Redes. Contrabando de Agrotóxicos.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da Unio Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FARIAS, Sérgio André

O estudo inicia-se com uma análise do papel do Estado na lógica do capitalismo e suas contribuições para outras políticas educacionais de Formação Continuada da classe docente. Em relação ao Estado, entendemos que, embora seja uma instituição a serviço da classe dominante, o mesmo não é uma instituição monolítica e há certa autonomia relativa. Dependo da correlação de forças entre as classes sociais, há possibilidade da classe trabalhadora instituir no âmbito do Estado políticas educacionais que atendam seus interesses. É neste contexto que buscamos pesquisar a política educacional do PDE/PR. O trabalho de pesquisa se propôs analisar o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR como Formação Continuada de Professores, na disciplina de Geografia com a orientação da UNIOESTE- Francisco Beltrão, do período de 2007 a 2010.

Palavras-chave: PDE/PR. Políticas Educacionais. Formação de professores. Contradições.


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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Geotecnologias na Educação Básica: Contribuições à Prática Pedagógica do Professor de Geografia Popular Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
PAZIO, Elizabete

A utilização das tecnologias na educação básica tem sido um desafio de modo geral e, na geografia escolar, a inserção das geotecnologias no processo de ensino ainda é incipiente. Contudo, a Geografia como componente curricular pode e deve lançar mão desses instrumentos e linguagens, apontados pela literatura como ferramenta potencial para a prática de ensino. Nesta perspectiva, na pesquisa problematiza-se a contribuição das geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar e questiona-se como podem ser incorporadas pelos professores da educação básica em seu fazer pedagógico? Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral verificar e compreender se e como o professor de geografia na educação básica tem se apropriado dessas tecnologias, bem como a sua compreensão quanto as potencialidades e os limites das mesmas no processo pedagógico. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, integrando três modalidades, observação participante, entrevista e análise documental. Envolveu-se seis (06) professores da educação básica, 80 estudantes, por meio do desenvolvimento de ações colaborativas de pesquisa e ensino, em 3 escolas no município de Palmital, no Paraná. As ações, objetos de análise da pesquisa, consistiram na aplicação de oficinas com o uso dos programas Google Earth Pro e Google My Maps. Primeiramente com atividades de exploração das ferramentas dos programas, voltados a temas gerais da Geografia e, posteriormente, o desenvolvimento de uma ação direcionada a mobilidade urbana, usando celulares e aplicativos do google. As atividades foram realizadas com professores e, destes, com seus alunos. Por meio delas, os resultados apontaram que: o uso de tecnologias espaciais favorece o aprendizado dos conteúdos geográficos, por meio da visualização e interação, dos aspectos afetivos (motivação, participação, dedicação, interesse, envolvimento, concentração, colaboração), cognitivos (memorização, argumentação, criticidade, observação) habilidades (coleta, organização, sistematização, síntese, apresentação e gestão da informação, autonomia). Entre os limites estão: a carência de formação continuada específica para a apropriação pedagógica das geotecnologias; investimentos para ampliação do acesso e atualização dos equipamentos e softwares nas escolas, bem como da rede de internet. Em síntese, ausência de políticas públicas específicas para a melhoria das condições objetivas de inserção das tecnologias de modo geral e, das geotecnologias, em particular nas escolas da educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Geografia. Ferramentas do Google: Earth e My Maps.

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Fazer Download agora!Conscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adul Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
BORGES FILHO, Orlando


O tema gerador desta dissertação, sob a ótica da Educação Ambiental, é a Poluição Sonora, pois hoje o ruído ainda é o terceiro maior causador de poluição ao meio ambiente da Terra. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar como uma população de jovens e adultos percebe a poluição sonora presente nos ambientes em que frequenta e 2) aplicar uma pesquisa-ação com vistas à conscientização dos jovens para a questão da poluição sonora. O ruído é um problema presente no meio ambiente urbano em diversas situações vivenciadas pelas pessoas, que vão desde o labor diário e o momento religioso, até chegar ao momento de lazer. Verifica-se que apesar das legislações de controle do ruído já existentes, a questão ainda carece de melhor fiscalização por parte do poder público para que sejam seguidas as normas vigentes, observando os limites estabelecidos para as mais diversas atividades desenvolvidas e os mais diversos ambientes em que ocorrem. Quando expostas a ruídos, as pessoas são passíveis de desenvolver inúmeros problemas auditivos e não auditivos, por conseguinte impactando diretamente sob a vida pessoal no âmbito familiar e também prejudicando o meio profissional, comprometendo postos de trabalho. A Pesquisa-ação foi o método escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, elaboramos oficinas educativas com intervenções educacionais guiadas por profissionais capacitados e formados nas áreas em que atuaram, onde o objetivo foi envolver os estudantes, promovendo-lhes a autonomia e tornando-os replicadores do novo conhecimento adquirido, através da difusão deste aprendizado em seus meios de vivencia mais imediatos, junto às pessoas mais próximas e às não tão próximas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as pessoas percebem a presença dos ruídos nos mais variados ambientes e são capazes de identificar a fonte dos ruídos, porém esta percepção se mostra frágil tendo em vista que a maioria não toma medidas para prevenir ou abrandar estes ruídos, não tomando precauções adequadas e também, não procurando serviços médicos adequados. Os estudantes manifestaram desconhecimento a respeito das leis para restrição de ruídos no convívio social, além de considerarem como um fato normal da vida moderna a presença do barulho, principalmente o que é gerado no trânsito. Após a aplicação das intervenções educacionais, através das oficinas educativas, os estudantes difundiram o conhecimento repassado, replicando-o em suas comunidades, demonstrando que foram sensibilizados, conscientizando-se de seu papel ativo na sociedade. Com isso, o método da Pesquisa-ação obteve êxito em seus objetivos, sendo que pode ser utilizado a bom termo por outros pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos similares, pois oferece a possibilidade de aprendizado em via de mão dupla, abarcando todos os elementos envolvidos na investigação, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores, sendo uma valorosa contribuição acadêmica à sociedade através dos temas propostos a serem investigados.

Palavras-chave: Ruído. Poluição sonora. Educação ambiental. Percepção. Jovens e adultos.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O uso Pedagógico do Computador e da Internet Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
VANZ, Gerson

Esta pesquisa está fundamentada num estudo de caso que averiguou como o computador e a internet, estão sendo utilizados enquanto recursos nas aulas de Geografia, na escola pública paranaense, nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Itapejara D`Oeste, localizados no Sudoeste do Paraná. O levantamento dos dados foi realizado em dois períodos: em 2013 com professores e alunos e posteriormente, em 2014, com diretores(as)
e pedagogos(as) dos colégios: Colégio Estadual de Pato Branco EFM, em Pato Branco, Colégio Estadual Mário de Andrade EFM em Francisco Beltrão e Colégio Estadual Castelo Branco EFM em Itapejara D`Oeste.

Palavras-chave: Políticas Públicas - Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Mediação do Professor. Computador – Internet.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Comunidade de Pescadores Artesanais no Lago de Itaipu Conflitos Territoriais na Colônia Z11 de São M Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FERREIRA, Graziele

Esta pesquisa objetiva analisar a formação do território da pesca no Lago de Itaipu, especificamente na localidade pesqueira da Colônia Z11, do município de São Miguel do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil. O elemento que motivou o estudo foi a compreensão do processo de formação deste território pesqueiro: um território construído (a partir do alagamento), imposto à população, com variados usos e conflitos, que envolvem variados agentes com diferentes interesses, como os pescadores artesanais e os pequenos agricultores, o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Colônia de Pescadores e a Itaipu Binacional. Para este estudo, a metodologia utilizada baseou-se em leituras bibliográficas, no levantamento de dados estatísticos da pesca artesanal no Brasil e no Lago de Itaipu, bem como nas políticas públicas do setor pesqueiro, no processo histórico das colônias de pesca, e nos trabalhos de campo que contemplam entrevistas e aplicação de questionários.

Palavras-chave: Lago de Itaipu. Pescadores artesanais. Território pesqueiro. Conflitos territoriais.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Práticas, técnicas e geossímbolos da cultura da pesca vernacular na paisagem fluvial do Pitangui-Jot Popular Versão: 
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
SCHEIBEL, Carlos Roberto

O presente trabalho visa entender a relação entre os pescadores de lazer e a paisagem fluvial do rio Pitangui, especificamente no curso superior do rio Pitangui e de seu primeiro afluente da margem direita, o rio Jotuva. O estudo da pesca vernacular, pelo viés da abordagem etnográfico-geográfica, incluiu necessariamente a participação do autor da pesquisa enquanto sujeito-observador, o que lhe possibilitou estabelecer vínculos com o território da pesca e com os moradores, permitindo decodificar a relação dos pescadores amadores com a paisagem fluvial.

Palavras chaves: Geossímbolos. Práticas de pesca. Acampamentos. Ranchos. Paisagem fluvial.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação da Implantação e dos Resultados do Subprograma Gestão por Bacias, Programa Cultivando Água Popular Versão: PDF
Atualização:  23/4/2018
Descrição:
SILVA, Silvana Severino da

Em 2003, iniciou-se uma atividade socioambiental no espaço de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, o Programa Cultivando Água Boa (CAB) Itaipu, o qual é formado por 20 subprogramas, dentre eles o Subprograma Gestão por Bacias. A problemática que norteia esse estudo relaciona-se à necessidade de conhecer a implantação e os resultados do Subprograma até 2015, na Bacia do Paraná III. No objetivo geral da pesquisa analisamos a implantação do Subprograma Gestão por Bacias da Itaipu Binacional e os resultados das ações de preservação da bacia hidrográfica Santa Rosa município de Cascavel, no Brasil. Para garantir o aprofundamento necessário da pesquisa definiu-se como delimitação para o estudo somente um município e uma bacia hidrográfica, que fazem parte do Programa CAB. Considerando a área de gestão da Bacia do Paraná III, selecionamos a sub-bacia de Santa Rosa, na linha Novo Horizonte na área rural do município de Cascavel, Paraná. Apresentamos dados gerais e específicos referentes a uma temporalidade que oferece documentos, planilhas, mapas e imagens suficientes para sabermos como se deu a participação dos membros dos comitês gestores Central e municipal e dos produtores rurais na gestão por bacias hidrográficas, no período de 2003-2015. Durante o estudo da gestão por bacias hidrográficas, realizamos pesquisa de campo com produtores rurais e identificamos que as ações executadas pelo Programa CAB-Itaipu contribuíram para a preservação das bacias hidrográficas locais, tendo como maior benefício para as propriedades rurais as seguintes ações: adequação e cascalhamento das estradas, mata ciliar, com a cerca de proteção e a proteção de nascentes.

Palavras-chave: Itaipu binacional. Programa cultivando água boa. Gestão por bacias.

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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O desafio da conservação florestal no seio da lógica da monopolização da terra Popular Versão: 
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
PEREZ, Liliam Araújo

O objetivo deste trabalho é situar a análise da conservação florestal no seio da monopolização da terra. O modelo de desenvolvimento capitalista brasileiro possibilitou que a propriedade privada da terra se mantivesse estável nas mãos de uma pequena parcela da população, diante dessa lógica, impõe-se o desafio da conservação florestal manifestado nos desdobramentos da legislação. No primeiro capítulo, considera-se elementos da questão ambiental, a qual foi articulada com os elementos da questão agrária no Brasil e no Paraná.

Palavras-chave: Propriedade privada. Monopolização da terra. Conservação florestal. Legislação ambiental. Londrina.

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