O objeto de pesquisa documental dessa dissertação concentra-se em torno dos estilos de pensamento biológico (FLECK, 1986) fundamentados a partir da apresentação, nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Biologia do Paraná, dos marcos conceituais constituídos a partir da construção histórica do pensamento biológico. O objetivo nesta dissertação concentra-se em identificar estilos de pensamento biológico que historicamente predominaram na maneira de interpretar e compreender o fenômeno vida.
Palavras-chave: Estilo de pensamento. Fenômeno vida. História da Biologia. Estilo de pensamento biológico. Construção do pensamento biológico.
A obesidade na adolescência acarreta sérias consequências por ser um período crítico, no qual as transformações corporais se iniciam, assumindo dimensões significativas e influenciando todo o processo psicossocial da formação da identidade do adolescente. Durante a adolescência, o excesso de peso pode acarretar diminuição da autoestima, comprometimento da imagem corporal, interferindo nos relacionamentos sociais, que em última análise se refletem em uma diminuição da qualidade de vida. Dados da literatura sugerem que a sexualidade em indivíduos obesos esteja comprometida, e o desenvolvimento das relações com o sexo oposto esteja prejudicado. O objetivo do nosso estudo foi avaliar o exercício da sexualidade em um grupo de adolescentes obesos.
O leite materno é a única fonte de vitamina A para crianças que são amamentadas de forma exclusiva em seus primeiros meses de vida. Níveis adequados de vitamina A no leite são fundamentais, pois as crianças ao nascerem possuem um estoque hepático baixo desta vitamina. O objetivo do presente trabalho foi verificar se fatores ligados a mãe como a ingestão habitual de vitamina A, o índice de massa corporal (IMC), a gordura periférica, a gordura central e alguns compostos do leite, como a gordura, a proteína, o zinco e o ferro, estão associados aos teores de vitamina A presentes no leite.
Palavras-chave: Vitamina A. Leite. materno. Lactantes. Lactentes. Hepático. Proteína. Fontes.
Este trabalho tem como objetivo auxiliar a produção de conhecimento sobre as práticas docentes que contribuem para a aproximação dos alunos com a cultura científica em sala de aula. Nesse processo o aluno entra em contato com atividades de experimentação, formulação de hipóteses e produção e leitura dos diversos gêneros da linguagem científica como equações matemáticas, produção de argumentos cientificamente sustentáveis e modelos e imagens ilustrativo-representativas. Frente a esse quadro da educação científica questionamos que tipo de prática docente deve ser estimulada para que possamos alcançar os objetivos da enculturação científica no Ensino de Biologia.
Palavras-chave: Cultura Científica. Ensino de Biologia. Práticas Docentes. Linguagem Científica.
Esta pesquisa tem como objetivo verificar e analisar a influência da educação ambiental na formação continuada de professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Itapira, São Paulo. Tal investigação pautou-se em um programa de aperfeiçoamento para 33 educadores, de forma que pudessem trabalhar transversalmente a questão ambiental em suas escolas. O programa seguiu os princípios e orientações da teoria epistemológica de Jean Piaget.
Palavras-chave: Educação. Ambiental. Programa. Jean Piaget. Educadores.
A vitamina A (retinol) e seus derivados, os retinóides, são importantes reguladores do ciclo celular, exercendo um papel central na proliferação, apoptose e diferenciação de diversos tipos celulares. Atualmente, o papel dos retinóides na proliferação e diferenciação celular tem sido bastante investigado. O presente estudo tem por objetivo investigar as propriedades proliferativas/antiproliferativas e antioxidantes/pró-oxidantes dos principais retinóides presentes no meio intracelular - retinol e ácido retinóico e os mecanismos envolvidos nesses efeitos em células de Sertoli, um dos principais alvos fisiológicos da vitamina A em mamíferos.
Palavras-chave: Vitamina A. Retinol. Ácido. Diferenciação. Celular. Mitocôndrias. Oxidantes.
Esta pesquisa procurou investigar o papel do lúdico no ensino de Biologia para o Ensino Médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas.
A promoção de estilos para uma vida saudável pode contribuir para a saúde de crianças e adolescentes, sendo que as unidades de ensino se apresentam como um espaço privilegiado para esse tipo de atividade. Objetivou-se conhecer o estado nutricional, preferências alimentares e estilo de vida de 578 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Adolescentes. Antropometria. Consumo de alimentos. Educação nutricional. Escola pública. Estado nutricional. Saúde escolar. Vigilância nutricional.
Tem como objetivo o apoio social no trabalho (AST) de professores que está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho.
Palavras-chave: Ambiente de trabalho. Apoio social. Condições de trabalho. Doenças ocupacionais. Ensino. Estresse. Impacto psicossocial. Organização e administração. Prevenção primária. Saúde do trabalhador.
A literatura especializada tem registrado, com ênfase, que a alimentação tem função primordial no atendimento das necessidades energéticas e nutricionais das crianças e adolescentes. Exercem, ainda, papel fundamental para a prevenção de doenças na fase adulta.
Palavras-chave: Análise socioeconômica. Consumo de alimentos. Escola pública. Estudantes. Nutrição humana. Qualidade de vida. Saúde pública.