Categoria: Biologia Dissertações |
Os estudos de Avery, Macleod e McCarty e a ideia do DNA como responsável pela hereditariedade: inter |
Versão: pdf Atualização: 12/6/2013 |
Descrição:
BATISTETI, C. B.
Um dos momentos históricos interessantes no estabelecimento da Biologia Molecular diz respeito às pesquisas realizadas por Avery, MacLeod e McCarty, que indicaram que a natureza química do princípio transformante bacteriano era o DNA. A nosso ver, esse episódio pode ser explorado do ponto de vista histórico, e assim fornecer elementos relevantes para o Ensino de Ciências. Em relação à perspectiva histórica, embora os estudos de Avery e colaboradores sejam atualmente considerados referência no estabelecimento de relações entre DNA e hereditariedade, há na literatura apontamentos sobre a provável não aceitação imediata desses pela comunidade científica da época (1944). Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio da análise de fontes primárias, como artigos, documentos e correspondências que envolvem Avery e colaboradores, os motivos para a resistência inicial aos resultados de seus trabalhos.
Palavras-chave: História da Biologia. Hereditariedade. DNA. Ensino de Biologia.
|
10108 0 bytes Unesp |
Categoria: Biologia Dissertações |
O ensino inclusivo de Biologia celular para alunos surdos e DVs: da construção de um kit interativ |
Versão: Atualização: 8/2/2019 |
Descrição:
SANTOS, Michele Barboza.
Considerando-se a necessidade de criar materiais didáticos que associem qualidade, versatilidade, durabilidade e economia de tempo de planejamento para o docente, o objetivo desta pesquisa é a discussão da formação de professores na perspectiva do ensino inclusivo da biologia celular, por meio da avaliação de um kit didático-pedagógico interativo idealizado e construído para o ensino de surdos e DV’s e ainda, o debate por meio de ação colaborativa na criação de sequências didáticas. Os dados demonstraram que os docentes participantes da oficina consideraram sua formação insuficiente para atuação numa escola inclusiva, porém, todos entenderam que a formação continuada é um dos caminhos para efetivação desse processo, embora tenham evidenciado que tanto para a formação inicial quanto continuada, há a necessidade de uma preocupação com a atuação prática do professor.
Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Escolar. Recursos Didáticos Tecnológicos. Tecnologia Assistiva.
|
374 7.07 KB Universidade Estadual do Paraná - Unespar http:// |
|