Educadores

Ínicio : Biologia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Relações dos alunos com o aprender no Ensino de Biologia por atividades investigativas Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
TRÓPIA, G.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o aprender Biologia por atividades investigativas no nível médio de ensino. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. É privilegiado a relação epistêmica com o aprender dos estudos de Charlot, que discute que o aprender pode assumir diferentes significados para os alunos. Nas análises das relações dos alunos, é identificado e discutido os sentidos que atribuem ao aprender no processo educativo. Os dados foram coletados a partir de observações de aulas de uma professora que realiza o Ensino de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, de entrevistas semiestruturadas com os alunos e a professora.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Relação com o aprender.

Downloads 1249  1249  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Os estudos de Avery, Macleod e McCarty e a ideia do DNA como responsável pela hereditariedade: inter Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
BATISTETI, C. B.

Um dos momentos históricos interessantes no estabelecimento da Biologia Molecular diz respeito às pesquisas realizadas por Avery, MacLeod e McCarty, que indicaram que a natureza química do princípio transformante bacteriano era o DNA. A nosso ver, esse episódio pode ser explorado do ponto de vista histórico, e assim fornecer elementos relevantes para o Ensino de Ciências. Em relação à perspectiva histórica, embora os estudos de Avery e colaboradores sejam atualmente considerados referência no estabelecimento de relações entre DNA e hereditariedade, há na literatura apontamentos sobre a provável não aceitação imediata desses pela comunidade científica da época (1944). Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio da análise de fontes primárias, como artigos, documentos e correspondências que envolvem Avery e colaboradores, os motivos para a resistência inicial aos resultados de seus trabalhos.

Palavras-chave: História da Biologia. Hereditariedade. DNA. Ensino de Biologia.

Downloads 10240  10240  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Biologia com uso de softwares livres Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
HORNINK, G. G.

Existe hoje um desequilíbrio entre os avanços tecnológicos e os processos de formação para uso das tecnologias no ensino brasileiro de forma reflexiva. O presente trabalho explorou o desenvolvimento de cursos de formação continuada para uso da informática no ensino de Biologia, assim como formas de analisar este processo, desenvolvendo um programa reflexivo e participativo. Participaram dos cursos professores de escolas públicas e privadas. Foram usados "softwares livres" educacionais voltados ao Ensino Médio de Biologia, dentre os quais Nutrição, Ciclo de Vida em Vegetais, Movimentos de Plantas, Estômatos e Embriologia.

Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Biologia. Planejamento de aulas.

Downloads 1267  1267  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
CAVALGANTE, E. C. B.

Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal.

Palavras-chave: Educação prisional. EJA prisional. Ensino de biologia. Uso de cinema na educação.

Downloads 4765  4765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Sistematização e avaliação de aulas práticas de bioquímica sob uma abordagem investigativa Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
RODRIGUES, B.C.R.

As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Básica (BB280) da Unicamp, nos cursos de Ciências Biológicas diurno e noturno. A sequência foi organizada em atividades alicerçadas em habilidades de investigação científica, tendo como base a teoria de aprendizagem experiencial.

Palavras-chave: Bioquímica. Pratica. Estudo e ensino. Laboratórios.

Downloads 3454  3454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O cinema e a concepção de Ciência por estudantes do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
FARIA, A. C. M.

No presente trabalho foram investigadas as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de periferia, na cidade de Samambaia/Distrito Federal, a respeito da Ciência e do trabalho do cientista. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a utilização de linguagens alternativas nas práticas metodológicas do ensino de ciências em sala de aula. Dentre estas, sugere-se fazer uso de filmes de circuito comercial como recurso didático de interação no processo ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno durante as aulas de Biologia, avivando a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência.

Palavras-chave: Linguagens no ensino. Cinema. Concepções de ciência. Ensino médio.

Downloads 664  664  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Análise crítica do Ensino de Ciências a partir do estudo da elaboração do conceito de vida Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
WYKROTA, J.L.M

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão "o que é vida" e o estudo da elaboração do conceito de vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conceito de vida. Biologia. Processos de Aprendizagem. Formação dos Professores.

Downloads 518  518  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A produção de sentidos no contexto de uma aula de Ciências sobre adaptação biológica mediada por um  Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
GARCIA, J.F.M.

O presente trabalho insere-se no diálogo entre os campos de pesquisa da linguagem e do ensino de ciências, os quais, produzem conhecimentos que apontam para a importância de se considerar os processos de significação envolvidos na aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, analiso a produção de sentidos que se deu nas interações discursivas em uma aula de ciências durante a exibição de uma narrativa de animação envolvendo o conceito de adaptação biológica. A partir dessa interação, procurei compreender como professor e estudantes negociam significados tendo a narrativa como discurso mediador de um processo comunicativo, no qual distintos modos de pensamento e perspectivas culturais se encontram, se confrontam, se negam e também se complementam.

Palavras-chave: Interações discursivas. Ensino de ciências. Adaptação biológica.

Downloads 1079  1079  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Epidemiologia e caracterização dos genótipos P (VP4) e G (VP7) de rotavírus grupo A humano no Estado Popular Versão: pdf
Atualização:  9/2/2012
Descrição:
SANTOS, J. S. Dos

Os rotavírus grupo A são os principais agentes etiológicos de gastroenterite viral aguda em crianças e constituem uma importante causa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. O prévio conhecimento dos aspectos epidemiológicos da infecção e das características antigênicas e moleculares dos rotavírus constitui-se em informação indispensável para o sucesso de condutas de controle e profilaxia dessa virose. O presente trabalho, de caráter retrospectivo, teve por objetivos avaliar dados epidemiológicos da rotavirose e caracterizar os genotipos G (VP7) e P (VP4) das amostras de rotavírus grupo A humano, identificadas em casos de diarréia aguda no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Diarréia. Rotavírus. Diagnóstico. EGPA. Genótipos. RT-PCR

Downloads 1611  1611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O ensino inclusivo de Biologia celular para alunos surdos e DVs: da construção de um kit interativ Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
SANTOS, Michele Barboza.

Considerando-se a necessidade de criar materiais didáticos que associem qualidade, versatilidade, durabilidade e economia de tempo de planejamento para o docente, o objetivo desta pesquisa é a discussão da formação de professores na perspectiva do ensino inclusivo da biologia celular, por meio da avaliação de um kit didático-pedagógico interativo idealizado e construído para o ensino de surdos e DV’s e ainda, o debate por meio de ação colaborativa na criação de sequências didáticas. Os dados demonstraram que os docentes participantes da oficina consideraram sua formação insuficiente para atuação numa escola inclusiva, porém, todos entenderam que a formação continuada é um dos caminhos para efetivação desse processo, embora tenham evidenciado que tanto para a formação inicial quanto continuada, há a necessidade de uma preocupação com a atuação prática do professor.

Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Escolar. Recursos Didáticos Tecnológicos. Tecnologia Assistiva.

Downloads 457  457  Tamanho do arquivo 7.07 KB  Plataforma Universidade Estadual do Paraná - Unespar  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 »