Educadores

Ínicio : Biologia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Desenvolvimento e estudo in vivo de uma vacina conjugada contra Pseudomonas aeruginosa Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
SANTOS, R. R. dos

O uso de vacinas conjugadas possibilita contornar um problema da imunização contra antígenos não protéicos: a falta de memória imunológica, e ainda faz com que neonatos e crianças respondam à vacinação para um antígeno contra o qual, naturalmente, não teriam capacidade de responder. Pseudomonas aeruginosa é agente etiológico de infecções oportunistas principalmente em pacientes hospitalizados, suas características inerentes em desenvolver resistência aos mais variados tipos de antibacterianos a tornam um ponto crítico no controle das infecções hospitalares ou no tratamento de pacientes. O melhoramento de medidas para prevenção das infecções causadas pela P. aeruginosa auxiliaria na manutenção da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi adaptar um protocolo de conjugação do lipopolissacarídeo (LPS) de P. aeruginosa que pudesse ser utilizado como padrão para ser aplicado a outros antígenos polissacarídicos.

Palavras-chave: Vacina conjugada. Pseudomonas aeruginosa. Lipopolissacarídeo. Albumina.

Downloads 1099  1099  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Relações dos alunos com o aprender no Ensino de Biologia por atividades investigativas Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
TRÓPIA, G.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o aprender Biologia por atividades investigativas no nível médio de ensino. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. É privilegiado a relação epistêmica com o aprender dos estudos de Charlot, que discute que o aprender pode assumir diferentes significados para os alunos. Nas análises das relações dos alunos, é identificado e discutido os sentidos que atribuem ao aprender no processo educativo. Os dados foram coletados a partir de observações de aulas de uma professora que realiza o Ensino de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, de entrevistas semiestruturadas com os alunos e a professora.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Relação com o aprender.

Downloads 1028  1028  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Os estudos de Avery, Macleod e McCarty e a ideia do DNA como responsável pela hereditariedade: inter Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
BATISTETI, C. B.

Um dos momentos históricos interessantes no estabelecimento da Biologia Molecular diz respeito às pesquisas realizadas por Avery, MacLeod e McCarty, que indicaram que a natureza química do princípio transformante bacteriano era o DNA. A nosso ver, esse episódio pode ser explorado do ponto de vista histórico, e assim fornecer elementos relevantes para o Ensino de Ciências. Em relação à perspectiva histórica, embora os estudos de Avery e colaboradores sejam atualmente considerados referência no estabelecimento de relações entre DNA e hereditariedade, há na literatura apontamentos sobre a provável não aceitação imediata desses pela comunidade científica da época (1944). Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio da análise de fontes primárias, como artigos, documentos e correspondências que envolvem Avery e colaboradores, os motivos para a resistência inicial aos resultados de seus trabalhos.

Palavras-chave: História da Biologia. Hereditariedade. DNA. Ensino de Biologia.

Downloads 9951  9951  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Biologia com uso de softwares livres Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
HORNINK, G. G.

Existe hoje um desequilíbrio entre os avanços tecnológicos e os processos de formação para uso das tecnologias no ensino brasileiro de forma reflexiva. O presente trabalho explorou o desenvolvimento de cursos de formação continuada para uso da informática no ensino de Biologia, assim como formas de analisar este processo, desenvolvendo um programa reflexivo e participativo. Participaram dos cursos professores de escolas públicas e privadas. Foram usados "softwares livres" educacionais voltados ao Ensino Médio de Biologia, dentre os quais Nutrição, Ciclo de Vida em Vegetais, Movimentos de Plantas, Estômatos e Embriologia.

Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Biologia. Planejamento de aulas.

Downloads 1050  1050  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
CAVALGANTE, E. C. B.

Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal.

Palavras-chave: Educação prisional. EJA prisional. Ensino de biologia. Uso de cinema na educação.

Downloads 4373  4373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Sistematização e avaliação de aulas práticas de bioquímica sob uma abordagem investigativa Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
RODRIGUES, B.C.R.

As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Básica (BB280) da Unicamp, nos cursos de Ciências Biológicas diurno e noturno. A sequência foi organizada em atividades alicerçadas em habilidades de investigação científica, tendo como base a teoria de aprendizagem experiencial.

Palavras-chave: Bioquímica. Pratica. Estudo e ensino. Laboratórios.

Downloads 2354  2354  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O cinema e a concepção de Ciência por estudantes do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
FARIA, A. C. M.

No presente trabalho foram investigadas as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de periferia, na cidade de Samambaia/Distrito Federal, a respeito da Ciência e do trabalho do cientista. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a utilização de linguagens alternativas nas práticas metodológicas do ensino de ciências em sala de aula. Dentre estas, sugere-se fazer uso de filmes de circuito comercial como recurso didático de interação no processo ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno durante as aulas de Biologia, avivando a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência.

Palavras-chave: Linguagens no ensino. Cinema. Concepções de ciência. Ensino médio.

Downloads 427  427  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Análise crítica do Ensino de Ciências a partir do estudo da elaboração do conceito de vida Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
WYKROTA, J.L.M

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão "o que é vida" e o estudo da elaboração do conceito de vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conceito de vida. Biologia. Processos de Aprendizagem. Formação dos Professores.

Downloads 320  320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A produção de sentidos no contexto de uma aula de Ciências sobre adaptação biológica mediada por um  Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
GARCIA, J.F.M.

O presente trabalho insere-se no diálogo entre os campos de pesquisa da linguagem e do ensino de ciências, os quais, produzem conhecimentos que apontam para a importância de se considerar os processos de significação envolvidos na aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, analiso a produção de sentidos que se deu nas interações discursivas em uma aula de ciências durante a exibição de uma narrativa de animação envolvendo o conceito de adaptação biológica. A partir dessa interação, procurei compreender como professor e estudantes negociam significados tendo a narrativa como discurso mediador de um processo comunicativo, no qual distintos modos de pensamento e perspectivas culturais se encontram, se confrontam, se negam e também se complementam.

Palavras-chave: Interações discursivas. Ensino de ciências. Adaptação biológica.

Downloads 854  854  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Epidemiologia e caracterização dos genótipos P (VP4) e G (VP7) de rotavírus grupo A humano no Estado Popular Versão: pdf
Atualização:  9/2/2012
Descrição:
SANTOS, J. S. Dos

Os rotavírus grupo A são os principais agentes etiológicos de gastroenterite viral aguda em crianças e constituem uma importante causa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. O prévio conhecimento dos aspectos epidemiológicos da infecção e das características antigênicas e moleculares dos rotavírus constitui-se em informação indispensável para o sucesso de condutas de controle e profilaxia dessa virose. O presente trabalho, de caráter retrospectivo, teve por objetivos avaliar dados epidemiológicos da rotavirose e caracterizar os genotipos G (VP7) e P (VP4) das amostras de rotavírus grupo A humano, identificadas em casos de diarréia aguda no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Diarréia. Rotavírus. Diagnóstico. EGPA. Genótipos. RT-PCR

Downloads 1345  1345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 »