Categoria: Biologia Dissertações |
Inferência filogenética em gaviões buteoninos (Aves: Accipitridae), com base em caracteres osteológi |
Versão: pdf Atualização: 12/6/2013 |
Descrição:
MIGOTTO, Rafael
Os gaviões buteoninos são aves pertencentes à família Accipitridae de distribuição cosmopolita, mas predominante na região Neotropical. Nas classificações mais tradicionais, os buteoninos incluem os gêneros Buteo, Busarellus, Buteogallus, Geranoaetus, Geranospiza, Harpyhaliaetus, Leucopternis e Parabuteo. Recentemente, dados moleculares agregaram a este subgrupo os gêneros Ictinia e Rosthramus, historicamente considerados como pertencentes a outro subgrupo da família, popularmente conhecido como “kites”. Neste trabalho, foi realizado um estudo da anatomia comparada do esqueleto craniano de representantes da família Accipitridae e, entre eles, amostrados os táxons historicamente relacionados aos buteoninos.
Palavras-chave: Anatomia. Crânio. Filogenia. Falconiformes.
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642 0 bytes USP |
Categoria: Biologia Dissertações |
Licenciaturas: encanto e desencanto do cotidiano da sala de aula |
Versão: pdf Atualização: 12/6/2013 |
Descrição:
ROMÃO, Eliana Sampaio
O presente estudo insere-se numa temática que tem motivado sucessivas controvérsias nas mais diferentes academias de ensino superior, nos mais diferentes contextos: Formação do Professor- e tem como alvo, especificamente, o encanto e o desencanto do cotidiano da sala de aula, com base na rotina marcada por singularidades que trazem à tona experiências, a mais das vezes, questionáveis, mas, por vezes, altamente abalizadas.
Palavras-chave: Professores. Formação. Ambiente. Sala. Alunos. Interação. Social.
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891 0 bytes Unicamp |
Categoria: Biologia Dissertações |
Os estudos de Avery, Macleod e McCarty e a ideia do DNA como responsável pela hereditariedade: inter |
Versão: pdf Atualização: 12/6/2013 |
Descrição:
BATISTETI, C. B.
Um dos momentos históricos interessantes no estabelecimento da Biologia Molecular diz respeito às pesquisas realizadas por Avery, MacLeod e McCarty, que indicaram que a natureza química do princípio transformante bacteriano era o DNA. A nosso ver, esse episódio pode ser explorado do ponto de vista histórico, e assim fornecer elementos relevantes para o Ensino de Ciências. Em relação à perspectiva histórica, embora os estudos de Avery e colaboradores sejam atualmente considerados referência no estabelecimento de relações entre DNA e hereditariedade, há na literatura apontamentos sobre a provável não aceitação imediata desses pela comunidade científica da época (1944). Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio da análise de fontes primárias, como artigos, documentos e correspondências que envolvem Avery e colaboradores, os motivos para a resistência inicial aos resultados de seus trabalhos.
Palavras-chave: História da Biologia. Hereditariedade. DNA. Ensino de Biologia.
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10111 0 bytes Unesp |
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