O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão "o que é vida" e o estudo da elaboração do conceito de vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conceito de vida. Biologia. Processos de Aprendizagem. Formação dos Professores.
Nesta dissertação foram realizados estudos biológicos e cariotípicos de cinco espécies de Calliphoridae. Três de introdução recente no Brasil: Chrysomya chloropyga, C. megacephala e C. albiceps albiceps e duas nativas Cochliomyia hominivoraz e C. macellaria. Verificou-se que ao lado da total uniformidade no número de cromossomos das cinco espécies (2n = 12 cromossomos), encontram-se grandes variações quanto à morfologia e comprimento dos cromossomos. Essa variabilidade que se manifesta tanto inter como intraespecificamente, coloca os Calliphoridae entre as espécies de insetos que apresentam maior variabilidade cariotípica em populações naturais.
Palavras-chave: Díptero. Estudo de casos. Morfologia. Cromossomos.
Este trabalho é um estudo dos efeitos de deficiências de macronutrientes (fósforo, potássio, cálcio e enxôfre), nas relações hídricas de plantas jovens de seringueira, Hevea brasiliensis e uma discussão teórica sobre o uso da bomba de pressão, no estudo das relações hídricas em plantas superiores.
A manutenção de formas sanguícolas do Trypanosoma cruzi nos laboratórios que desenvolvem pesquisas com o parasita é realizada através de repiques de sangue do hospedeiro previamente infectado. Entretanto, até recentemente estes animais eram criados de modo convencional, ou seja, em condições favoráveis à infecção com diferentes patógenos naturais, inclusive vírus de difícil detecção e controle. Com a implantação do Cemib-Unicamp, capaz de fornecer animais controlados do ponto de vista genético e sanitário, resolvemos investigar se algum destes patógenos murinos, estaria sendo transmitido junto com o parasita e se algumas características da Doença de Chagas experimental estariam sendo alteradas por este(s) contaminante(s).
Os ésteres de sacarose apresentam um grande potencial de emprego, constituindo-se numa fonte de matéria-prima renovável de importância para a indústria de alimentos e de cosméticos. Apesar do enorme interesse industrial que os estearatos de sacarose tem despertado nos últimos anos, os seus efeitos em células de mamíferos não foram estudados de modo sistemático e conclusivo. Visando estudar a ação de estearatos de sacarose em células de mamíferos, purificamos e identificamos quimicamente os derivados mono e diestearato de sacarose a partir de uma mistura industrial.
Objetivamos com esta investigação apreender manifestações do enfoque das inter- relações Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS) na prática pedagógica de professores de Biologia da rede Estadual de Educação de Goiânia-GO. A pesquisa foi desenvolvida nos moldes do Estudo de Caso, por se tratar de uma investigação sobre a prática de nove professores de três escolas, buscando evidenciar a complexa relação entre a formação docente e a abordagem CTS. Para a construção dos dados, os instrumentos foram a análise dos documentos oficiais que propõem o currículo para o Ensino Médio, questionário exploratório, entrevista semi-estruturada e observação de aulas.
Palavras-chave: Abordagem CTS. Ensino médio. Prática pedagógica. Formação docente.
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.
Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.
Apesar do estado do Paraná ter variadas condições ecológicas e, consequentemente, diversificadas formações vegetacionais, o atual Sistema Estadual de Unidades de Conservação não foi instituído levando em consideração estes aspectos. Usando análises de SIG (Sistema de Informações Geográficas) e caracterização da diversidade da paisagem vegetal, objetivando fornecer subsídios para planejamento de conservação, concluímos que as formações vegetacionais não estão adequadamente representadas.
Esta pesquisa versa sobre as relações museu/escola. Identifica e confronta os discursos e as práticas educacionais dos profissionais envolvidos. Inserido em uma perspectiva qualitativa de pesquisa em educação, o estudo analisa as práticas presentes na visita de escolas ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Considera-se que os educadores de museus são portadores de um conhecimento empírico e teórico que é, em grande medida, o responsável pela normatização das atividades educacionais da instituição onde estão inseridos.
Palavras-chave: Museu. Escola. Parceria. Saberes do professor. Saberes do educador de museus. Práticas pedagógicas. Pesquisa em educação de museus.
O objetivo desta dissertação é compreender como futuros professores de Biologia, na fase de transição de alunos aprendizes, desde o momento do estágio, a professores, no momento de ingresso efetivo na profissão, estabelecem a relação com o ensinar e se constituem profissionalmente, buscando verificar como elaboram ou re-elaboram, diante dos desafios da prática docente, os conhecimentos que adquiriram durante a formação inicial.
Palavras-chave: Estudo e ensino. Biologia. Formação de Professores. Estágios supervisionados. Prática de ensino.