Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal.
Palavras-chave: Educação prisional. EJA prisional. Ensino de biologia. Uso de cinema na educação.
A frequente ocorrência de aflatoxina em produtos agrícolas causa impacto negativo no agronegócio brasileiro. A aflatoxina tem sido classificada em grupo 1 por International Association in Research on Cancer. A produção de imunorreagentes aliada ao desenvolvimento de métodos imunoquímicos possibilitariam o controle de qualidade acessível e de baixo custo, visando prevenção de contaminação e fornecimento de alimentos seguros ao consumidor. Considerando a necessidade em minimizar a dependência de importação de kits imunoquímicos para análise avançada de resíduos tóxicos na rotina laboratorial, introduziu-se a tecnologia de produção de anticorpo monoclonal (AcM) empregando hibridoma linhagem AF4, secretor de IgG específico para aflatoxina B1 (AFB1).
A presente pesquisa teve como objeto de investigação a prática pedagógica com a utilização dos recursos de aprendizagem propostas pelo corpo docente e discente na área de Ciências Biológicas. Com a temática demarcada optou-se com intencionalidade por levantar dados nos diferentes níveis de ensino, ou seja, no superior, no médio e no fundamental. Para isso, o estudo proposto buscou embasamento no referencial teórico dos diferentes paradigmas, passando das abordagens tradicionais às inovadoras, em especial, no paradigma da complexidade.
Para a produção de anticorpos monoclonais contra Campylobacter fetus subsp. venerealis foram utilizadas as linhagens de células de mieloma Sp2/0-Ag14 e células de baço de camundongos BALB/c imunizados com sonicado de C. fetus subsp. venerealis NCTC 10354. A detecção dos anticorpos monoclonais foi realizada por ELISA indireto utilizando antígeno sonicado de C. fetus subsp. venerealis NCTC 10354.
As formigas são insetos que exercem importante papel como bioindicadores, pragas agrícolas, controle biológico, polinizadores e dispersores de sementes. Este trabalho objetivou conhecer e comparar a diversidade de formigas em três ambientes (fragmento florestal, pomar de laranja e pomar de limão) do noroeste do Paraná.
Os microrganismos do gênero Staphylococcus estão entre os maiores agentes causadores de infecção comunitária e hospitalar em todo o mundo. O crescente aumento de infecções nosocomiais por Staphylococcus aureus meticilina-resistente (MRSA) representa um desafio ao controle epidemiológico destes microrganismos, devido à disseminação horizontal, característica de sua expansão clonal. O presente estudo objetiva a caracterização fenotípica de resistência em MRSA, além da tipagem molecular de 107 isolados de MRSA provenientes de pacientes internados na UTI adulto do HC-UFPR em um período de 4 anos.
A sexualidade, historicamente, esteve envolta em grandes polêmicas.Diante disso, e partindo do pressuposto de que também é tarefa da escola educar os jovens em sua plenitude, a pesquisa foi realizada durante o ano de 2005 numa escola de ensino médio com o objetivo de obter informações sobre o modo pelo qual são abordadas as questões relativas à educação sexual.
Palavras-chave: Educação sexual. Adolescência. Formação do professor. Corporeidade.
Considerando a importância dos conceitos de Evolução para a Biologia e para o ensino dessa disciplina, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca da Evolução, a partir de artigos, referentes a esse tema, apresentados em duas revistas de Divulgação Científica brasileiras – a Galileu e a Superinteressante –, enfatizando as potencialidades e limitações para o uso desse material em sala de aula.
Visando a refletir sobre fundamentos e aspectos envolvidos num tema de grande discussão atual, a Bioética, e considerando a importância do processo de formação inicial de professores, esta pesquisa focaliza implicações da Bioética na formação cognitiva e humana de licenciandos em Ciências Biológicas. Num contexto que remete a Bioética a questões educacionais, por meio de uma abordagem qualitativa, busca a compreensão dos fenômenos a partir de uma análise textual discursiva das concepções de professores de uma universidade quanto a implicações da Bioética na formação dos profissionais da educação em Ciências e Biologia.
Palavras-chave: Bioética. Formação profissional. Ciências. Ensino. Biologia.
A histoplasmose é uma infecção fúngica de caráter oportunista, com evolução aguda ou crônica capaz de acometer aves, homem e outros mamíferos e seu agente etiológico é o Histoplasma capsulatum. Métodos de identificação de isolados de H. capsulatum utilizando características morfológicas e teste de reversibilidade são influenciados diretamente pelo tempo e técnicas de cultivo o que pode dificultar a identificação precisa do agente. Dentro deste contexto, este trabalho objetivou a caracterização de isolados clínicos de H. capsulatum por meio de técnicas moleculares, utilizando marcadores RAPD e sequenciamento de regiões ITS do DNAr visando à elucidação taxonômica, o estudo da variabilidade genética e um melhor entendimento da relação de isolados H. capsulatum, de diferentes procedências, com seus hospedeiros.