Educadores

Ínicio : Biologia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Sexualidade e qualidade de vida da mulher submetida à mastectomia Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MANGANIELLO, Adriana

O câncer de mama é a segunda neoplasia maligna mais incidente entre a população feminina mundial e influencia as taxas de morbidade e mortalidade. Esta doença, muitas vezes associada à necessidade da mastectomia, provoca impacto sobre a vida da mulher, nos âmbitos pessoal, familiar, sobretudo nos aspectos relacionados à qualidade de vida e sexualidade. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, analítico, de base hospitalar com o objetivo de avaliar as relações entre a mastectomia, a sexualidade e a qualidade de vida da mulher.

Palavras-chave: Homens. Mastectomia. Mulheres. Neoplasias mamárias. Qualidade de vida. Serviços de saúde da mulher. Sexualidade.

Downloads 1731  1731  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Escrita argumentativa de alunos do ensino médio alicerçada em dados obtidos em experimentos de biolo Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
TONIDANDEL, Sandra Maria Rudella

Nesta pesquisa, investigamos como alunos de ensino médio escrevem de forma argumentativa ao utilizarem dados empíricos de uma investigação experimental de biologia. Neste trabalho, entendemos a ciência como cultura e, inseridos numa perspectiva sociocultural do processo ensino-aprendizagem, abordamos a aprendizagem de ciências como enculturação. Neste processo, o ensino desenvolve múltiplas práticas em sala de aula introduzindo os alunos às regras, linguagem e processos da cultura científica.

Palavras-chave: Argumentação. Experimentação em Biologia. Linguagem científica. Linguagem escrita.

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Estudo da atividade nefrotóxica da toxina dermonecrótica (fosfolipase D) do veneno de aranha marrom  Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
KUSMA, Josiana

Acidentes provocados pela picada de aranhas marrons (Gênero Loxosceles) estão relacionados com manifestações clínicas, incluindo dermonecrose com espalhamento gravitacional e envolvimento sistêmico que pode incluir insuficiência renal, trombocitopenia e hemólise. No presente trabalho, usando camundongos expostos a um tipo selvagem de fosfolipase – D recombinante (toxina dermonecrótica) e uma isoforma dessa toxina mutada no sítio catalítico, fomos capazes de mostrar que o mecanismo pelo qual o veneno provoca danos renais é dependente da atividade catalítica da enzima.

Palavras-chave: Loxosceles intermedia, veneno, dermonecrose, insuficiência renal, nefrotoxicidade.

Downloads 6395  6395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Potenciais e limitações do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado: um estudo de caso da cooper Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Igor Simoni de

Este trabalho busca investigar questões relativas aos potenciais e limitações do uso sustentável da biodiversidade no bioma Cerrado praticado por comunidades agroextrativistas, sob os aspectos social, ambiental, econômico e político. Foi realizado um estudo de caso da Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas Grande Sertão Ltda. (CGS), cujo trabalho envolve cerca de 1,5 mil famílias de diferentes comunidades e municípios da região Norte de Minas (MG). O carro-chefe da produção da CGS são polpas congeladas de frutas, sendo que parte dessas frutas provêm da coleta extrativa, como a cagaita (Eugenia disenterica), o coquinho-azedo (Butia capitata), a mangaba (Hancornia speciosa), o maracujá nativo (Passiflora cincinatta) e o panã (Annona crassiflora).

Palavras-chave: Cerrado. Extrativismo. Norte de Minas.

Downloads 525  525  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Abordagem CTS no Ensino Médio: um estudo de caso da prática pedagógica de professores de Biologia Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
SILVA, Karolina Martins Almeida e

Objetivamos com esta investigação apreender manifestações do enfoque das inter- relações Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS) na prática pedagógica de professores de Biologia da rede Estadual de Educação de Goiânia-GO. A pesquisa foi desenvolvida nos moldes do Estudo de Caso, por se tratar de uma investigação sobre a prática de nove professores de três escolas, buscando evidenciar a complexa relação entre a formação docente e a abordagem CTS. Para a construção dos dados, os instrumentos foram a análise dos documentos oficiais que propõem o currículo para o Ensino Médio, questionário exploratório, entrevista semi-estruturada e observação de aulas.

Palavras-chave: Abordagem CTS. Ensino médio. Prática pedagógica. Formação docente.

Downloads 6835  6835  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Goiás  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007 Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
SANTOS, P.C. dos .

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.

Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.

Downloads 1254  1254  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo sobre a argumentação no RPG nas aulas de Biologia Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
FUJII, Roberto Shiniti

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo que visa a analisar a argumentação dos alunos do Ensino Médio e Superior num jogo de RPG envolvendo uma temática relacionada ao ensino de biologia. Foi aplicada uma aventura construída segundo as categorias de Vogler (1997), primeiramente em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do Paraná e, depois, em uma turma de graduandos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Essa aventura é uma viagem no tempo, onde os personagens voltam acidentalmente para a Londres de 1928 e devem retornar para a época inicial. Nessa empreitada, impedem que Fleming descubra a penicilina e isso muda a linha do tempo. Os alunos devem decidir através da argumentação, consertar ou não as ações temporais.

Palavras-chave: Argumentação. Role-playing Game. Jogos Cooperativos. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.

Downloads 3065  3065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!As dificuldades da contextualização pela História da Ciência no Ensino de Biologia: o episódio da du Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Vânia Darlene Rampazzo Bachega

O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.

Palavras-chave: Ensino de biologia. Contextualização. História e filosofia da ciência. Ensino-aprendizagem.

Downloads 8020  8020  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Natureza da Ciência ou da Tecnociência? Concepções de alunos do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ANTUNES, Fabiano

A Natureza da Ciência tem sido pesquisada por diversos autores junto a alunos das mais diversas faixas etárias e níveis de escolarização. Porém, será que os alunos referem-se à Natureza da Ciência da mesma forma como os pesquisadores a entendem? Questões controversas, como a utilização ou não de células tronco embrionárias e o plantio de transgênicos, têm sido alvo de repetidas reportagens tanto televisivas quanto impressas. Tais reportagens podem, então, contribuir para uma visão distorcida da Ciência em geral, dependendo de como a informação é tratada e transmitida a todo o público. Nesse sentido, a atual pesquisa propôs-se a investigar se as concepções trazidas pelos alunos sobre a Ciência, referem-se mais propriamente à Tecnociência.

Palavras-chave: Concepções. Natureza da ciência. Tecnociência. Valores sociais.

Downloads 3783  3783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Conceitos de biologia na educação básica e na Academia: aproximações e distanciamentos Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
FRANZOLIN, fernanda

A literatura tem discutido a relação entre o conhecimento escolar e os demais saberes sociais. Autores defendem que o conhecimento escolar nas disciplinas científicas se constitui a partir da relação com o saber cotidiano e o saber científico. No Brasil a história do Ensino de Ciências tem revelado um quadro de improvisações, no qual o professor, em decorrência de uma má formação, se apoia nos livros didáticos para preparar suas aulas. Devido a sua importância no quadro educacional brasileiro, o livro didático de ciências se tornou alvo das preocupações de pesquisas e programas governamentais. Este trabalho analisou livros de Ciências do ensino fundamental e livros de Biologia do ensino médio, verificando a distância que mantêm do conhecimento de referência.

Palavras-chave: livros didáticos. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Conhecimento escolar. Conhecimento científico.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 »