Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Percepções e Reflexões de Estudantes de Ensino Médio no Processo Metacognitivo da Aprendizagem em Fí |
Versão: PDF Atualização: 8/6/2017 |
Descrição:
CORREA, Nancy Nazareth Gatzke
Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes. Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (2011), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados. As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Metacognição. Relações com o saber.
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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ondas Eletromagnéticas: Possibilidades da Aplicação no Ensino Médio a partir das Relações CTS |
Versão: PDF Atualização: 16/10/2017 |
Descrição:
GOMES, Ederson Carlos
A disciplina de Física infelizmente tem a fama de ser uma das maiores vilãs do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. A sua interpretação e os cálculos são vistos por muitos alunos, como uma das grandes barreiras, que influenciam negativamente o aprendizado dessa ciência. Visando desenvolver subsídios para superar esse problema, esta pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a inserção do conteúdo físico: ondas eletromagnéticas, por meio de uma sequência didática elaborada numa perspectiva CTS pode proporcionar uma aprendizagem significativa. Na busca de respostas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com um grupo de 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio, de um colégio público da cidade de Farol, no Estado do Paraná. Buscando potencializar a aprendizagem de ondas eletromagnéticas, elaboramos e aplicamos uma sequência didática com enfoque CTS, para investigar elementos que evidenciassem a aprendizagem significativa, por meio do uso de questões problema, notas de campo, mapas conceituais iniciais e finais. Analisamos os dados coletados, utilizando a análise de conteúdo de Bardin e a teoria de Gowin e Novak para verificar elementos teóricos da aprendizagem significativa de Ausubel como: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Por fim, constatamos que a sequência didática com enfoque em CTS, desenvolvida integralmente com participação do aluno para a construção de seu próprio conhecimento, de modo flexível e dinâmico, favoreceu o aprendizado da Física, pois, os dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrência da aprendizagem significativa. Acreditamos que, esta flexibilidade de trabalho, pode enriquecer a prática pedagógica do professor, que busca apresentar aulas diferenciadas e mais atrativas para os seus alunos, propiciando o interesse e participação dos mesmos, superando a aprendizagem mecânica.
Palavras-chave: Ensino de física. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa.
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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O Ensino Otimizado: Uma Proposta para o Ensino de Física na Educação Básica |
Versão: PDF Atualização: 4/1/2019 |
Descrição:
TAVARES, Celso
O trabalho propõe um modelo que designamos de Ensino Otimizado e trata-se de uma proposta para apresentar, discutir e avaliar conceitos no ensino de física, utilizando celulares, projetor multimídia e aparelho conectado ao projetor que transfere as imagens para uma tela sem utilização de cabos. O modelo foi aplicado a uma turma de alunos em uma escola estadual de Cascavel-PR. Utilizamos a ferramenta formulários do Google aplicados a estudantes que dou aulas em Cascavel, com objetivo de auxiliar e otimizar o trabalho do professor quanto a análise dos dados relativos ao desempenho coletivo e individual, assim como também para identificar quais conceitos que necessitam de uma revisão. Um gráfico das respostas é gerado automaticamente após o envio de cada relatório e projetado na tela em tempo real, favorecendo o debate e uma possível desconstrução e/ou fixação desses conceitos. Os dados alimentam uma planilha, que de forma autônoma faz a correção e uma análise dos dados, apresentando de modo prático e automatizado as respostas. Podemos também atribuir valores para as questões e a nota individual será disponibilizada na mesma tabela. Na ocasião desta pesquisa, foi aplicado um mesmo formulário que em dois momentos, com uma diferença de 28 dias. Na segunda aplicação, o formulário foi aplicado sem aviso prévio, buscando uma maneira de verificar a aprendizagem pelos estudantes. Foi utilizado, para isso, um aparelho celular com acesso à internet, uma Apple TV, e um projetor multimídia, para realização de todo o processo.
Palavras-chave: Ensino Otimizado, TIC, Ensino de Física.
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Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Raios X no Ensino Médio via Acesso Remoto na Perspectiva da Aprendizagem Significativa |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2017 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ivanildo Fabricio de
Os avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), associado ao currículo escolar desatualizado, tem desestimulado a juventude estudantil no interesse pelo conhecimento científico. Assim como a falta de estratégias de ensino aprendizagem nas aulas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) que dão pouco ou nenhuma ênfase ao conteúdo de Raios X. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é, além de aplicar uma sequência didática, levar a comunidade escolar a participar de um experimento de Raios X via acesso remoto, para proporcionar conceitos básicos de FMC na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. Para isso, faremos parceria com o Laboratório de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI –UEM) para fazermos uso da utilização da Robótica Educacional e do aparelho de Raios X para analisar os fenômenos de Difração e Absorção de fótons provindos dos raios X. Os alunos da Terceira Série do Ensino Médio, da rede pública, efetuaram medidas remotamente em tempo real da difração de raios X, bem como também analisaram os espectros eletromagnéticos obtidos por meio de gráficos, onde analisaram a amostra sólida da rede cristalina de Fluoreto de Lítio (LiF) sem e com filtros metálicos: Cobre (Cu), Estanho (Sn), Níquel (Ni) e Chumbo (Pb). Portanto, este trabalho, justifica-se por verificar a incorporação dos conceitos físicos e tecnológicos para facilitar a compreensão da realidade dos educandos, como por exemplo, os Exames de Radiografia, assim, unir saberes acadêmicos com o conhecimento experimental.
Palavras-chave: Ensino de Física. Raios X. Aprendizagem significativa.
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