Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Perturbações cosmológicas de um fluido de van der Waals Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
CHRISTMANN, Marcus Henrique Birckholz

O interesse em equações de estado exóticas em cosmologia está na possibilidade de simular diferentes eras cosmológicas com apenas uma equação de estado. A equação de van der Waals é uma destas equações e apresenta as seguintes propriedades interessantes: descreve um Universo primordial inflacionário, que realiza naturalmente a transição para um regime de expansão desacelerada, simulando um regime de domínio de radiação ou de matéria para tempos tardios; a densidade de energia correspondente ao início da expansão das dimensões espaciais (Big Bang) converge para um valor finito, evitando uma singularidade inicial. Por meio do formalismo da teoria linear de perturbações, exploramos os limites assintóticos das equações para as perturbações escalares utilizando as variáveis de Mukhanov-Sasaki.

Palavras-chaves: Cosmologia. Van der Waals. Universo. Energia. Mukhanov-Sasaki.

Downloads 555  555  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Dispositivos Fotovoltaicos em Estrutura Bicamada Utilizando Porfirinas Modificadas como Material D Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2017
Descrição:
BUGALSKI, Liziane Barbara

O estudo da utilização de porfirinas modificadas em dispositivos fotovoltaicos é baseado no processo de fotossíntese que é capaz de produzir energia a partir da absorção da luz solar pela clorofila, que é uma porfirina. Neste trabalho foram estudados dispositivos fotovoltaicos em bicamada utilizando as porfirinas modificadas H2(TTP), H2(5BrTTP) e Zn(5BrTTP), como camada doadora de elétrons e o fulereno C60 como camada aceitadora de elétrons. Para cada porfirina modificada foram feitos filmes finos sobre vidro que serviram para os estudos de absorbância e fotoluminescência. Já os estudos morfológicos e as propriedades elétricas foram realizados nos filmes dos dispositivos montados utilizando cada uma das porfirinas modificadas como camada doadora de elétrons. A formação do filme e a secagem desta camada foi realizada de duas formas, primeiramente sem tratamento térmico, a temperatura ambiente, e posteriormente foi realizada uma secagem a 100 °C. Essas caracterizações levaram ao estudo e a construção de um novo dispositivo baseado na mistura de duas porfirinas, afim de optimizar o desempenho destes dispositivos.

Palavras-chave: Porfirinas modificadas. Bicamada. Dispositivos fotovoltaicos.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Motivação e estratégias para aprender de professores do programa de desenvolvimento educacional ... Popular Versão: PDF
Atualização:  25/2/2016
Descrição:
CUNHA, Marcio Eleotério

A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores. Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar. Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 1570 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE. Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional. Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28%.

Palavras-chave: Motivação contexto escolar. Formação continuada. Teoria da autodeterminação. Aprendizagem.

Downloads 505  505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Raios X no Ensino Médio via Acesso Remoto na Perspectiva da Aprendizagem Significativa Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2017
Descrição:
OLIVEIRA, Ivanildo Fabricio de

Os avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), associado ao currículo escolar desatualizado, tem desestimulado a juventude estudantil no interesse pelo conhecimento científico. Assim como a falta de estratégias de ensino aprendizagem nas aulas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) que dão pouco ou nenhuma ênfase ao conteúdo de Raios X. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é, além de aplicar uma sequência didática, levar a comunidade escolar a participar de um experimento de Raios X via acesso remoto, para proporcionar conceitos básicos de FMC na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. Para isso, faremos parceria com o Laboratório de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI –UEM) para fazermos uso da utilização da Robótica Educacional e do aparelho de Raios X para analisar os fenômenos de Difração e Absorção de fótons provindos dos raios X. Os alunos da Terceira Série do Ensino Médio, da rede pública, efetuaram medidas remotamente em tempo real da difração de raios X, bem como também analisaram os espectros eletromagnéticos obtidos por meio de gráficos, onde analisaram a amostra sólida da rede cristalina de Fluoreto de Lítio (LiF) sem e com filtros metálicos: Cobre (Cu), Estanho (Sn), Níquel (Ni) e Chumbo (Pb). Portanto, este trabalho, justifica-se por verificar a incorporação dos conceitos físicos e tecnológicos para facilitar a compreensão da realidade dos educandos, como por exemplo, os Exames de Radiografia, assim, unir saberes acadêmicos com o conhecimento experimental.

Palavras-chave: Ensino de Física. Raios X. Aprendizagem significativa.

Downloads 381  381  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Percepções e Reflexões de Estudantes de Ensino Médio no Processo Metacognitivo da Aprendizagem em Fí Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
CORREA, Nancy Nazareth Gatzke

Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes. Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (2011), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados. As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Metacognição. Relações com o saber.

Downloads 276  276  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino Otimizado: Uma Proposta para o Ensino de Física na Educação Básica Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
TAVARES, Celso

O trabalho propõe um modelo que designamos de Ensino Otimizado e trata-se de uma proposta para apresentar, discutir e avaliar conceitos no ensino de física, utilizando celulares, projetor multimídia e aparelho conectado ao projetor que transfere as imagens para uma tela sem utilização de cabos. O modelo foi aplicado a uma turma de alunos em uma escola estadual de Cascavel-PR. Utilizamos a ferramenta formulários do Google aplicados a estudantes que dou aulas em Cascavel, com objetivo de auxiliar e otimizar o trabalho do professor quanto a análise dos dados relativos ao desempenho coletivo e individual, assim como também para identificar quais conceitos que necessitam de uma revisão. Um gráfico das respostas é gerado automaticamente após o envio de cada relatório e projetado na tela em tempo real, favorecendo o debate e uma possível desconstrução e/ou fixação desses conceitos. Os dados alimentam uma planilha, que de forma autônoma faz a correção e uma análise dos dados, apresentando de modo prático e automatizado as respostas. Podemos também atribuir valores para as questões e a nota individual será disponibilizada na mesma tabela. Na ocasião desta pesquisa, foi aplicado um mesmo formulário que em dois momentos, com uma diferença de 28 dias. Na segunda aplicação, o formulário foi aplicado sem aviso prévio, buscando uma maneira de verificar a aprendizagem pelos estudantes. Foi utilizado, para isso, um aparelho celular com acesso à internet, uma Apple TV, e um projetor multimídia, para realização de todo o processo.

Palavras-chave: Ensino Otimizado, TIC, Ensino de Física.

Downloads 269  269  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2)