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Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Guia Prático para Auxílio na Execução de Exercícios com Pesos em Academia Popular Versão: PDF
Atualização:  3/1/2019
Descrição:
GRALA, Alan Pablo

Este material apresenta uma descrição detalhada das fases de elaboração do guia prático intitulado: Guia prático para auxílio na execução de exercícios com pesos em academia. A elaboração do guia prático foi realizada em 4 etapas: (1) Escolha dos exercícios, (2) Obtenção das imagens, (3) Elaboração do guia prático, e (4) Arte final. Inicialmente, foram selecionados os exercícios de musculação para compor o conteúdo do guia prático. A escolha dos exercícios e procedimentos de auxílio foi realizada mediante um consenso entre o conhecimento prévio dos pesquisadores e profissionais de Educação Física que atuam no âmbito das academias de musculação da cidade de Umuarama-PR e Londrina-PR. Após a escolha dos exercícios, um fotógrafo profissional foi contratado para obtenção das imagens ilustrativas, referentes ao posicionamento e conduta do profissional durante o procedimento de auxílio dos exercícios. As imagens foram obtidas em uma academia de ginástica com auxílio de modelos fotográficos, e tratadas posteriormente com software Adobe Photoshop® CC. Após a finalização do conteúdo, um profissional de Design Gráfico foi contratado para concluir os processos de criação, diagramação e arte final do guia prático utilizando o software Adobe Illustrator® v.23. Finalmente, o guia prático será submetido à análise de mérito editorial, visando à solicitação do número ISBN e subsequente divulgação do material. Este guia prático foi elaborado visando atender as características peculiares do curso de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde da presente IES, cujo escopo principal é apresentar um produto técnico para auxiliar na atuação profissional direcionada ao mercado de trabalho.

Palavras-chave: Treinamento com pesos. Academia. Movimento. Auxílio. Técnica de movimento.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Respostas Agudas e Crônicas da Pressão Arterial entre o Exercício Resistido Tradicional e o Exercíci Popular Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
DOMINGOS, Everton

O exercício resistido com restrição de fluxo sanguíneo (RFS) e baixa intensidade é uma alternativa aos protocolos tradicionais de exercícios de alta intensidade visando obtenção e manutenção de força muscular, principalmente para populações com limitações à alta carga. Entretanto, estudos envolvendo respostas da pressão arterial (PA) a essa estratégia de exercício ainda são inconsistentes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do exercício resistido com RFS nas respostas de PA agudas e crônicas e, por meio da meta-análise, identificar variáveis associadas. Métodos: As buscas foram realizadas nas bases PubMed, SPORTDiscus e Web of Science, resultando em 2581 referências. Após análises baseadas nos critérios de inclusão e exclusão, 18 referências foram selecionadas para compor a revisão sistemática e meta-análise. A PA foi o desfecho principal para as análises de efeito agudo, efeito hipotensivo e efeito crônico ao exercício resistido com RFS. O effect size (ES) foi calculado utilizando o modelo de efeito randômico. A influência de variáveis moderadoras, transformadas em work-rest ratio (WRR), foi verificada pela meta-regressão. ANOVA baseada em teste Q foi usada para identificar possíveis diferenças em subgrupos. Resultados: Quando o exercício tradicional foi realizado com alta carga, ocorreram valores mais elevados (P<0,01) para a PA diastólica (PAD) no exercício com RFS (ES=17,84) em relação ao exercício tradicional (ES=5,53). No exercício tradicional realizado com baixa carga, a PA sistólica (PAS) apresentou diferença entre esse exercício e o exercício com RFS para pessoas hipertensas (ES=48,05 vs 69,83; P=0,03) e pessoas treinadas (ES=22,36 vs 32,30; P=0,02). Para a PAD, também foram observadas diferenças em pessoas hipertensas (ES=28,37 vs 43,66; P=0,04) e pessoas treinadas (ES=17,54 vs 24,47; P=0,03). A meta-regressão mostrou associação significativa apenas para a PAS e o WRR tanto no exercício com RFS (slope=50,55; P=0,03) quanto no exercício tradicional (slope=30,77; P=0,02). Para o efeito hipotensivo, houve diferença na medida de 30-60 pós-exercício (P=0,02), na PAS, entre exercício com RFS (ES=-5,13) e exercício tradicional (ES=-3,76), e na PAS (P<0,01), entre o exercício com RFS (ES=-4,70) e o exercício tradicional (ES=-3,04). Pessoas hipertensas também apresentaram diferença entre os dois tipos de exercício na PAS (P<0,01), enquanto pessoas normotensas mostraram diferença na PAD (P=0,01), com maior efeito hipotensivo na RFS. A meta-regressão mostrou associação significativa, com efeito hipotensivo, para a PAD e o WRR apenas no exercício resistido tradicional (slope=0,11; P<0,01). Conclusão: O exercício com RFS apresentou maiores valores de PAD em relação ao exercício tradicional com alta carga; e maiores valores de PAS e PAD em relação ao exercício tradicional com baixa carga, principalmente em pessoas hipertensas. Dessa forma, a prescrição da RFS deve ser feita com cautela quando o controle da PA for necessário durante o exercício.

Palavras-chave: Pressão arterial. Respostas hemodinâmicas. Exercício resistido. Restrição do fluxo sanguíneo. Kaatsu training.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Política educacional no Brasil: proposições educacionais no plano plurianual dos governos Lula/Dilma Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
MICHELON, Edimor Antônio

Este estudo analisa as flexibilizações das políticas educacionais considerando as proposições educacionais no plano plurianual dos governos Lula e Dilma Rousseff (2008-2011). Considerando que em decorrência das tensões e pressões de classe, emergem políticas educacionais socialmente delineadas e circunscritas, no contexto do desenvolvimento econômico proposto e sustentadas pelo Estado brasileiro, nos eixos norteadores, apresentados no campo educacional pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano de Metas Compromisso Todos para Educação e Plano de Ações Articuladas (PAR), e no campo econômico pelo Plano Plurianual Desenvolvimento com Inclusão Social e Educação de Qualidade e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I). Os planos, programas e projetos que emergem do plano plurianual, constituem uma política educacional de cunho produtivo, pela forma como articula e mobiliza diversos órgãos e mecanismos de Estado. Nessa direção estão os programas de Inclusão Digital, Saúde na Escola, Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Apoio ao Transporte Escolar, Caminho da Escola e o Brasil Profissionalizado, entre outros. Essa categoria de política intersetorial aciona mecanismos que dialogam entre si, a fim de sintetizar ações que minimizem os conflitos desencadeados pelos grupos populacionais em risco, pela insuficiência dos meios, da própria produção social imediata. Nessa direção, os programas educacionais propostos a partir do plano plurianual, representam nas flexibilizações das políticas sociais, as tensões e pressões que revelam do mesmo modo as relações entre classes.

Palavras-chave: Política educacional no Brasil. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Plano plurianual do Brasil.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Corpo e cultura midiática: fronteiras (in)visíveis à prática pedagógica da Educação Física. Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
BISCARO, Marlene Vitoria.

O objetivo desta dissertação foi investigar as relações entre as representações do corpo (preocupação essencial da Educação Física) e a cultura midiática (aspecto marcante da contemporaneidade). Considerando que a cultura e suas representações se transformam ao longo do tempo, foi necessário rever o percurso histórico da Educação Física no Brasil, as diversas concepções teóricas e as relações entre a Educação Física e a posição do corpo no contexto da Educação Física escolar. A cultura midiática influencia a construção das representações. Assim, o pressuposto é que as representações estereotipadas sobre corpo sejam alimentadas ou questionadas durante a formação inicial dos professores e contribuem para a continuidade ou melhoria das práticas pedagógicas a fim de romper com concepções e modelos que instrumentalizaram e instrumentalizam o corpo e que ainda estão presentes na escola. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, cuja natureza exploratória envolve o levantamento realizado por meio da pesquisa de campo amparada pela pesquisa bibliográfica. Participaram da pesquisa 70 acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do interior do estado do Paraná. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. A partir do aporte teórico de autores tais como Soares (2001), Bauman (2001), Darido e Rangel (2005), Santaella (2008), Neira e Nunes (2008) entre outros, percebeu-se que a mídia fixa determinado modelo de imagem corporal a ser seguido e que atende a veemência do mercado do consumo. Foi possível perceber que as influências da mídia estão presentes entre os graduandos de Educação Física e que isso deve ser motivo de reflexão em razão da importância que os futuros professores têm na formação das crianças e adolescentes. Considera-se que a busca incessante pela beleza na modernidade líquida é preocupante. Destaca-se que cabe ao profissional da área uma reflexão crítica para futuras intervenções pertinentes aos reflexos que o corpo midiático exerce nos sujeitos e como esses padrões sociais se constroem na sociedade.

Palavras-Chave: Educação Física. Corpo. Mídia. Educação.

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Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O lazer dos agricultores familiares promotores do turismo: o caso do roteiro turístico caminhos do M Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
ZIOLI, Osni

O turismo rural é apontado como uma das estratégias que permitem aos agricultores familiares o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida. Muitos estudos tratam deste tema, contudo há uma lacuna no sentido de entender o lazer sob a ótica dos agricultores promotores do turismo. O presente trabalho buscou compreender o que é lazer e quais as suas práticas na ótica dos agricultores familiares que promovem o turismo rural em suas propriedades no município de Francisco Beltrão no Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi do tipo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, a amostragem da pesquisa foi do tipo não-probabilístico, com coleta de dados e informações em cinco fases, sendo utilizadas como estratégias e instrumentos de pesquisa a entrevista gravada com base no roteiro semiestruturado, a observação direta com registro no diário de campo e entrevista com formulário semiestruturado, sendo os dados tabulados com os software Excel 2013 e Word 2013, e apresentados na forma de gráficos e tabelas e, posteriormente, interpretados a luz da revisão teórica. A importância do turismo ofertado pelos agricultores familiares, mais que o aumento da renda, está relacionado com os significativos momentos de crescimento pessoal e social vividos pelos agricultores familiares no contato com os turistas e com formas de trabalho mais interessantes do que as atividades agrícolas. O lazer dos entrevistados apresenta traços que demonstram o apego ao seu modo de vida, considerando aspectos de suas tradições, hábitos e costumes, em relação ao convívio familiar, com a comunidade em que estão inseridos, além das atividades de trabalho e da reprodução e ao estabelecerem as atividades de turismo, fortalecem a construção de uma racionalidade de resistência, em que está presente ao mesmo tempo uma lógica adaptativa que assimila as demandas externas e inovadora ao gerarem respostas que possibilitam a reprodução biológica e social da família.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Turismo rural. Lazer. Sudoeste do Paraná.

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