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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto da aprendizagem significativa pa Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
PADILHA, Andrea da Silva Castagini

Esta dissertação investigou os principais obstáculos que os professores de Ciências encontram no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial da Internet como recurso pedagógico. Esta se delineou como pesquisa qualitativa e têm como objetivo geral elaborar um guia de sugestões metodológicas com o uso de recursos digitais virtuais para auxiliar nas dificuldades identificadas junto aos professores de Ciências do colégio investigado.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Aprendizagem significativa. Ensino de ciências. Internet. Formação continuada de professores.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Ciências versus Biologia: (des)encontro entre Ensino Fundamental e Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2017
Descrição:
BOZZA, Elizangela Cristina

O presente estudo diz respeito a uma pesquisa de natureza qualitativa. Tem origem na experiência docente de sua autora em Ciências e Biologia, diante da recorrente problemática acerca da defasagem dos conteúdos biológicos pelos alunos na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Existe aí um hiato contraproducente à aprendizagem. Os alunos mostram dificuldades em acompanhar conteúdos dentro da disciplina de Biologia, os quais já teriam sido estudados durante o Ensino Fundamental, mesmo que em menor grau de profundidade e complexidade, na disciplina de Ciências. Assim, a questão de pesquisa que orientou este estudo consistiu em identificar qual é o repertório de conhecimentos em Biologia que estão presentes entre alunos iniciantes da 1ª série do Ensino Médio, para identificar uma possível defasagem e recolher dados que possam nortear ações que reduzam as deficiências de aprendizagem. Para isso, elaborou-se um Produto Educacional, o “Entrando no Ensino Médio: Caderno de Avaliação Diagnóstica de Conteúdos em Biologia”, que contemplou 10 questões de conhecimentos estudados em Ciências no Ensino Fundamental e que serão aprofundados em Biologia na 1ª série do Ensino Médio. Cada questão disposta em tal material agregou justificativas fundamentadas em autores da área de ensino de Ciências do exterior e do Brasil, além de justificativas emanadas da experiência docente da própria prática da autora/mestranda. O Caderno foi implementado em março de 2015 com três turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, Paraná, Brasil. A escolha das três questões para análise decorreu da ponderação sobre o número de acertos/erros e sobre considerações importantes nas respostas efetuadas. A metodologia utilizada foi a Grounded Theory (Metodologia Fundamentada nos Dados), em razão de ser uma abordagem que nasce da prática da pesquisa, permitindo que o problema proposto fosse aproveitado como fonte de informações, e as análises dos dados qualitativos pudessem ser enraizadas (grounded) nos dados coletados. A pesquisa abrangeu 116 alunos e os resultados indicam a existência de uma fragmentação de conhecimentos biológicos na interface Ensino Fundamental-Ensino Médio, que deriva de vários aspectos, dentre eles político, social e burocrático, mas também pedagógico, no qual os professores podem agir. A utilização do Caderno permitiu obter informações que se configuraram subsídios às estratégias de avaliação e ações futuras. Uma avaliação diagnóstica mostrou-se útil para que o(a) professor(a) possa analisar os conhecimentos trazidos por seus alunos, para então direcionar suas aulas, procurando adequar metodologias e conteúdos às necessidades mais relevantes da turma, buscar a articulação curricular, além de conceder a necessária atenção para o processo de avaliação, dentre outros, de modo que os discentes possam de fato compreender e participar das aulas. Afinal, se o professor não pode interferir nas condições de entrada do aluno, pode (e deve) interferir em suas condições de saída.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino de Biologia. Transição entre etapas de ensino.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Manual de Orientações: o Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia Popular Versão: PDF
Atualização:  1/12/2017
Descrição:
SANTOS, José Nunes dos

Entendendo a escola como o ambiente mais adequado para a obtenção do saber científico por meio da estimulação das capacidades intelectuais dos alunos, acreditamos ser o professor, como mediador desse processo, o principal ator. Por outro lado, percebemos que há um grande incômodo por parte dos professores de Ciências Naturais da educação básica, na busca de recursos pedagógicos que facilitem a aprendizagem. [...] As reflexões aqui apresentadas para a utilização de filmes como recursos pedagógicos, por apresentarem possibilidades de sistematização de encaminhamentos e procedimentos metodológicos no ensino de Ecologia, são marcadas pela preocupação social. Que sujeitos a escola – como espaço social do alunado e que deve assegurar o direito e acesso à educação e à aquisição de conhecimentos científicos – está formando? Nesse sentido, elaboramos um “Manual de Orientações: O Filme como Recurso Didático nas Aulas de Ecologia”, que tem como objetivo oferecer à comunidade de educadores do ensino de Ciências subsídios para a organização do plano de trabalho docente, bem como, para a condução, em sala, de atividades mediante o uso de filmes. [...]

Palavras-chave: Ecologia. Filme. Recursos didáticos. Ciências.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Conceitos de natureza, meio ambiente e ambiente em livros didáticos de biologia aprovados no PNLD de Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
OLIVEIRA, Naziel de


Investiga-se o tratamento que é dado aos conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente nos livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Mais precisamente, a dissertação apresenta os contextos a partir dos quais ocorre a formação conceitual dos educandos quando se trata de estudos relacionados ao Ambiente, tendo como referência os conteúdos dos livros didáticos. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descreve os oito livros aprovados e encaminha uma análise dos capítulos que tratam dos temas escolhidos. Em conclusão faz-se uma discussão sobre os conceitos, remetendo a uma reflexão sobre os tratamentos didáticos mais adequados para uma postura crítica dos professores em relação ao que é apresentado nos livros didáticos.


Palavras-chave: Educação em Ciências. Livro Didático. Ambiente, Natureza, Conceito.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Do uso à mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de Ciências: uma abordagem investigativa de Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
DARRONQUI, Silvia Regina

Esta dissertação apresenta uma abordagem teórico-prática sobre a mediação de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências. Este estudo de caso foi desenvolvido com alunos de quatro turmas de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Victor do Amaral, situado em Curitiba - PR. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar se a problematização das tecnologias pode proporcionar a construção de um conhecimento diferenciado para o ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental. Entende-se aqui conhecimento diferenciado aquele que é crítico, reflexivo e contextualizado, que vai além dos conceitos e definições previstos no currículo.

Palavras-chave: Tecnologia. Ciências. Metodologia. Ensino. Mediação.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Determinantes Sociais e a Hanseníase na População Feminina no Estado do Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
BASEGGIO, Roselene da Cruz

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) e a Hanseníase, na população feminina no estado do Paraná. A primeira etapa do estudo de caráter quantitativo deu-se através da realização de levantamentos epidemiológicos em uma série histórica de cinco anos, ocorrida no período de 2009 e 2013, posteriormente foram pesquisadas 41 mulheres portadoras da doença, com idade acima de 18 anos e que aceitaram participar do estudo, as mulheres escolhidas são residentes nas 22 cidades onde estão localizadas as Regionais de Saúde do Estado do Paraná, a coleta de dados adotou o método quantitativo através de levantamento no Sistema de Informações (DATASUS, SIM, SINAN) e bancos oficiais (IBGE, IPEA). Na segunda etapa do trabalho de caráter qualitativo o método foi a entrevista com as mulheres notificadas com Hanseníase no Estado do Paraná, e que tivessem disponibilidade em participar do estudo. A conclusão a que se chegou e com base nos relatos, evidencia-se que as categorias estudadas por Dahlgren e Whitehead, referentes aos Determinantes Sociais em Saúde, influenciam na situação vivida pelas portadoras da doença, sendo possível comprovar através da análise dos discursos das entrevistadas. Para a superação dos problemas sociais, torna-se necessário refletir sobre as condições de vida, trabalho, educação e serviços sociais de saúde das mesmas. Por fim, apresentou-se discussões sobre o estigma e preconceito referente à hanseníase e mencionou-se a política pública como uma das possibilidades de superação do quadro antigo e ao mesmo tempo atual, da condição de vida das pessoas que desenvolvem a doença.

Palavras-chave: Hanseníase. Determinantes sociais. Políticas públicas.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Implicações da inclusão de ciências da natureza no sistema de avaliação da educação básica para o am Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
OSSUCCI, Rosana do Rosário


O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), discutido a partir da década de 1980 e instituído na década de 1990 no Brasil, contou com a inclusão amostral de Ciências da Natureza (CN) e Ciências Humanas ( CH ) na aplicação das provas para o nono (9º) ano do Ensino Fundamental (EF) no ciclo de 2013, com perspectiva da inclusão definitiva nos próximos ciclos. O objetivo da presente pesquisa foi investigar sobre as possíveis implicações da inclusão de CN no SAEB para o ambiente escolar . Realizou-se, inicialmente, a pesquisa documental, seguida de pesquisa de campo, mediante entrevista semiestruturada, que contou com a participação de um representante do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e um representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), além de seis professores de Ciências da Educação Básica (EB) e uma pedagoga que atuam em cinco escolas estaduais jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba e Toledo. A análise dos dados, de cunho qualitativo, embasou-se em contribuições da análise do discurso bakhtiniano e da sociologia da educação bourdieusiana. O enfoque foi sobre as condições de produção e apreensão do sentido dos discursos produzidos pelos entrevistados mediante os elementos da teorização bakhtiniana de Enunciação, Dialogismo e Polifonia como aportes metodológicos. Como aportes conceituais às análises realizadas utilizou- se dos conceitos de Habitus, Violência Simbólica, Campo e Capital Cultural, elementos da teorização da sociologia da educação bourdieusiana. As análises dos discursos indicam que incluir CN no SAEB pode apresentar implicações no sentido de: 1)valorizar a disciplina de Ciências; 2) envolver mais professores com as avaliações de sistema no ambiente escolar; 3) integrar as áreas do conhecimento; 4) orientar mudanças para o ensino de Ciências e trabalho docente; 5) estimular a cultura científica nos estudantes da EB; assim como, pode: 6) denegrir a imagem do professor de Ciências. Também há indicativos da necessidade de: a) difundir mais as informações para os professores e as escolas sobre o SAEB e a inclusão de CN no sistema de avaliação; b) promover o conhecimento aos professores sobre as matrizes de referência de CN e matrizes curriculares das escolas para relacioná-las; c) elaborar uma política estatal de avaliação que considere a diversidade educacional brasileira.

Palavras-chave: Sistema de avaliação. Saeb. Ciências da natureza. Ambiente escolar.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Programa nacional de educação do campo Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
MORAES, Vitor de

Esta pesquisa visa compreender, quais bases epistemológicas, filosóficas e princípios teóricos metodológicos da Educação do Campo estão em embate no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Analisa a correlação de forças entre distintos segmentos sociais no processo de elaboração desse programa e os interesses na participação das agências internacionais, expressas nas políticas de educação do governo federal. Objetiva-se sinalizar limites e avanços na direção de atendimento dos anseios dos Movimentos Sociais do Campo e indicar as contradições existentes à configuração de uma política pública de Estado.O referencial teórico se embasa nas publicações da Articulação Nacional da Educação do Campo, no documento base do Pronacampo e na concepção de Estado ampliado. Este trabalho se alinha ao materialismo histórico dialético, por considerarmos como um método completo para explicitar a história, as contradições, mediações em relação ao movimento dialético da realidade, na sua totalidade.

Palavras-chave: Educação do campo. Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPC).

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise de uma Proposta de Ensino de Ciências Interdisciplinar na Perspectiva Histórico-Crítica Co Popular Versão: PDF
Atualização:  16/10/2017
Descrição:
SCHURCH, Giselle Palermo

A presente pesquisa é delineada na formação continuada de professores da Educação Básica, anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Londrina/PR, tendo por princípio dimensões acentuadas quanto aos benefícios do trabalho interdisciplinar no Ensino de Ciências na perspectiva Histórico-Crítica, com uso da WebQuest. Para este estudo, foi necessária uma orientação entre os docentes, apresentando um referencial teórico, que elenca a formação de professores na visão de Nóvoa (2009); Veiga (2002); a Pedagogia Histórico-Crítica, na perspectiva de Saviani (1983; 2008); Gasparin (2012); e a Sequência Didática Interativa embasada em Oliveira (2013), com o intuito de contribuir para o planejamento de suas ações em sala de aula, a oferecer uma sistematização do conteúdo a ser pedagogicamente trabalhado. O trabalho visa investigar e implementar recursos e estratégias para o Ensino de Ciência interdisciplinar, proporcionando subsídios para a elaboração de um planejamento de aula, conforme aporte teórico metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica . A relevância deste estudo é oferecer um Ensino de Ciências interdisciplinar mediante uma nova estratégia educacional com uso de recursos didáticos. A principal questão de pesquisa foi investigar como um curso em Ensino de Ciências interdisciplinar, mediante o uso da WebQuest, poderá contribuir para a formação continuada dos professores participantes da pesquisa tendo por base o aporte teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica? Para tanto, foi desenvolvido um curso “Ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica” com a análise realizada pelos professores de uma Sequência Didática Interativa SDI (elaborada pela pesquisadora), levando em consideração suas experiências didáticas e conhecimentos sobre a temática. De abordagem qualitativa, o trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo conforme Bogdan e Biklen (1994). Para a organização e leitura interpretativa dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011), a qual revelou, em síntese, meio aos resultados, a mudança de postura, o aprimoramento frente ao conteúdo encaminhado, exploração e interesse desses docentes quanto à elaboração de uma sequência de planejamentos de aula fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica em uma perspectiva interdisciplinar. Por meio dessa investigação, verificou-se que a proposta de formação continuada de professores, demonstrou-se apropriada, satisfatória e teve seus objetivos atingidos ao proporcionar subsídios para a prática pedagógica, norteada pelo planejamento didático que relaciona teoria e prática, com reflexões que permitiram a análise das experiências didáticas, para uma projeção de novas maneiras de atuarem em sala de aula, associada ao uso da nova tecnologia a WebQuest. Constatou-se que o planejamento de aula, no Ensino de Ciências Interdisciplinar em uma perspectiva Histórico-Crítica, contribuiu para o processo de organização do trabalho pedagógico, permitindo a flexibilidade da prática educativa e ainda a valorização da singularidade dos alunos, sendo possível a articulação, elaboração de estratégias e procedimentos pedagógicos, a fim de promover o enriquecimento curricular no sistema educacional e, por conseguinte, a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências interdisciplinar. Pedagogia histórico-crítica. WebQuest. Estratégia de ensino.

Downloads 479  479  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Conectividade estrutural e funcional da paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
LIMA, Christiane Niedzielski de

A Ecologia de Paisagens possui o objetivo de compreensão global da paisagem e o ordenamento territorial, sendo integradora de ciências sociais, geofísicas e biológicas. Nos cursos d’água, as porções marginais influenciadas pelas inundações periódicas representam ambientes altamente dinâmicos e nos estudos de paisagem são considerados como classes de paisagem e a análise da relação entre seus elementos permite fazer inferências acerca de sua importância ecológica. Esse espaço tridimensional, considerado como a transição entre ecossistemas aquáticos e terrestres, é denominado zona ripária. Neste sentido, este estudo busca analisar os padrões estruturais e funcionais na paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Segundo Planalto Paranaense.

Palavras-chave: Ecologia de paisagem, Rio Pitangui, Métricas de paisagem.

Downloads 470  470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA  Site http://
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