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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Conectividade estrutural e funcional da paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
LIMA, Christiane Niedzielski de

A Ecologia de Paisagens possui o objetivo de compreensão global da paisagem e o ordenamento territorial, sendo integradora de ciências sociais, geofísicas e biológicas. Nos cursos d’água, as porções marginais influenciadas pelas inundações periódicas representam ambientes altamente dinâmicos e nos estudos de paisagem são considerados como classes de paisagem e a análise da relação entre seus elementos permite fazer inferências acerca de sua importância ecológica. Esse espaço tridimensional, considerado como a transição entre ecossistemas aquáticos e terrestres, é denominado zona ripária. Neste sentido, este estudo busca analisar os padrões estruturais e funcionais na paisagem ripária dos rios Pitangui, São Jorge e São João, no Segundo Planalto Paranaense.

Palavras-chave: Ecologia de paisagem, Rio Pitangui, Métricas de paisagem.

Downloads 1333  1333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Objetos de Aprendizagem: uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia Popular Versão: PDF
Atualização:  3/1/2019
Descrição:
TROGELLO, Anderson Giovani

O presente trabalho propõe uma sequência didática embasada na utilização de objetos de aprendizagem, para trabalhar conceitos astronômicos, sobretudo enfocando a alternância das estações do ano. Tal proposta foi aplicada a uma turma do sexto ano de uma escola do campo em um município paranaense. Foram dez aulas em ambientes como a sala de aula, o pátio da escola e áreas externas ao estabelecimento de ensino, demonstrando, simulando, observando e investigando por meio de modelos didáticos os movimentos da esfera celeste e sua relação com a alternância sazonal. Para coleta de dados foram aplicados um questionário prévio e outro final. A análise destes instrumentos direcionada por meio da análise de discurso confirmou que os educandos possuíam concepções alternativas, tais como: entendiam a alternância das estações do ano devido a aproximação e afastamento da Terra ao Sol; compreendiam um sistema geocêntrico; afirmavam que o Sol “movimentava-se” na esfera celeste em trajetória fixa durante todo o ano, nascendo a leste e pondo-se a oeste. Estas e outras concepções errôneas foram trabalhadas na sequência didática, obtendo ao final do trabalho importantes resultados que validaram a utilização dos recursos didáticos produzidos e utilizados junto aos educandos. Dentre os resultados é destacável discursos que salientaram a órbita terrestre com baixa excentricidade e o Sol nascendo e pondo-se em diferentes posições do horizonte ao longo do ano. No entanto, mesmo com as intervenções deste trabalho alguns alunos mantiveram suas concepções ressaltando a necessidade de novos trabalhos que abordem outras metodologias, ou mesmo, reutilizem os objetos aqui expostos com outros enfoques.

Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Ensino de Astronomia. Concepções alternativas. Estações do ano.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Relação entre formação docente e desempenho de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na res Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
MARTINS, Josiane Bernini Jorente

Inúmeros fatores internos e externos à escola afetam a organização escolar e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, reconhecendo como função primeira da escola a socialização do conhecimento científico, esta pesquisa objetiva investigar possíveis relações entre o desempenho na resolução de problemas matemáticos por alunos, por futuros professores e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolveu-se dentro da perspectiva quanti-qualitativa, a partir da questão de investigação: há relações entre o desempenho docente e discente ao resolverem problemas matemáticos relativos ao conhecimento científico específico dos anos iniciais? Para responder a esta questão, realizou-se em um primeiro momento, uma revisão entre os anos de 2004 a 2014, junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD – buscando discutir a formação inicial dos professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na apropriação dos conceitos matemáticos. Constatou-se que os professores dos anos iniciais apresentam lacunas em sua formação matemática, dificultando à escola possibilitar a muitos de seus alunos a apropriação dos conceitos matemáticos. Ainda, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando para coleta de dados: um questionário aplicado aos professores (62) que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município pesquisado indagando suas principais dificuldades; uma prova modelo da Prova Brasil de Matemática, aplicada a alunos do quinto ano (278), a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (17), e a concluintes dos cursos de Formação de Docentes em nível médio (18) e de Pedagogia (18). A análise das respostas dadas ao questionário possibilitou constatar que os conteúdos Matemáticos que os professores consideram mais difíceis para ensinar referem-se aos números racionais, tanto na representação decimal quanto fracionária e suas relações com a porcentagem. Essa constatação vem ao encontro do verificado no desempenho dos sujeitos pesquisados uma vez que, na resolução da prova aplicada, o menor índice de acertos dos alunos do quinto ano (10,1%), dos professores dos anos iniciais (52,9%), dos concluintes do curso Formação de Docentes em nível médio (27,8%) e dos concluintes de Pedagogia (22,2%), referem-se à mesma questão, a qual aborda os conhecimentos sobre frações. Diante dessa constatação, presume-se que alunos, professores e futuros professores dos anos iniciais apresentam lacunas na apropriação do conceito de frações, e que o ensino de Matemática, mais especificamente dos números racionais, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, pouco têm contribuído para a superação de possíveis obstáculos epistemológicos que surgem no processo de aprendizagem. A pesquisa revela ainda que os conceitos geométricos também constituem uma lacuna comum no conhecimento matemático de docentes e discentes, o que indica uma fragilidade no ensino desses conceitos. Destaca-se, portanto, a necessidade da formação docente continuada. Quando o professor não tem conhecimentos didáticos e/ou matemáticos conceituais bem construídos pode, 8 além de não contribuir para a superação dos obstáculos existentes, criar obstáculos didáticos – provindos da prática docente – dificultando o avanço no processo de escolarização e prejudicando seu desenvolvimento cognitivo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Formação de Professores. Ensino Fundamental.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A articulação entre o ensino de ciências e as TIC: uma análise de materiais didáticos digitais produ Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
ASSIS, Kleine Karol

Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ações pedagógicas, especificamente no ensino de Ciências, o que vem sendo um dos grandes desafios para os docentes deste século. Diante desta complexidade ganha importância políticas públicas que venham a atender estas novas demandas educacionais, como por exemplo o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). Trata-se de uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, no qual há uma integração entre as instituições de ensino superior e a educação básica através de atividades teórico-práticas. Os professores que ingressam neste programa são incentivados a desenvolver projetos envolvendo TIC e recebem treinamento para serem tutores de ambientes virtuais de aprendizagem, desta forma é propiciada a inclusão digital destes. Nosso objeto de pesquisa foram os materiais didáticos digitais produzidos pelos professores da área de Ciências Naturais nesse programa.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. TIC. Materiais didáticos. Abordagem sociocultural. Professor autor. PDE-PR.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Livros didáticos de ciências: a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por p Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
SOUZA, Edna Luiza de

Apresenta resultados de investigação que teve como objetivo analisar a construção de relações entre a comunidade em que uma escola está inserida e as práticas pedagógicas dos professores de Ciências, tomando como foco a escolha e o uso do livro didático dessa disciplina. A pesquisa foi realizada com professoras do 5º ano de uma escola de zona rural, de uma escola indígena e de uma escola urbana, localizadas, respectivamente, nos município de Rebouças, Inácio Martins e Irati, no estado do Paraná. Teve como pressupostos teóricos o conceito de cultura de Williams (1992, 2011), relacionado às mudanças econômicas, sociais e políticas; a concepção de cruzamento de culturas na formação da cultura escolar de Pérez Gómez (2004), que sustenta compreender a escola como uma mediação cultural e considera a sua rede de significações; a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar conforme o entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockwell (1995, 1997); o conceito de “habitus” do indivíduo e a apropriação do capital cultural de Bourdieu (2010), e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, segundo Choppin (2000,2004), Batista (1999) e Garcia (2006, 2008). Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário e pela concessão de entrevistas pelas professoras participantes, visando identificar e compreender as influências que a cultura local exerce sobre as decisões de escolha e de uso dos livros didáticos por parte dessas professoras de Ciências. No que se refere ao uso, foi possível constatar que as professoras procuram adaptar o livro à realidade local e que, especificamente no ensino de Ciências, os conteúdos, direcionados pelo plano curricular, são adaptados de acordo com as especificidades dos alunos. Da mesma forma, os critérios de escolha correspondem a necessidades locais dos alunos, porém oportunizando um aprendizado que amplie e ofereça uma visão mais abrangente de novos saberes.

Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Cultura local. Ensino de Ciências. Ensino fundamental. Uso do livro didático.

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Categoria: Ciências Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Condições Laborais e de Saúde dos Estudantes Universitários Trabalhadores Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
PEREIRA, Márcia da Silva

As condições laborais e de saúde dos estudantes trabalhadores podem ser influenciadas por muitos fatores como alterações na rotina, maus hábitos alimentares, alterações no sono, o que pode levar os mesmos a ter qualidade de vida comprometida. O perfil do estudante do ensino superior noturno é marcado por várias dificuldades: a carga horária de trabalho excessiva associada às horas insuficientes de descanso interferindo no rendimento acadêmico, familiar e laboral do estudante podendo provocar distúrbios físicos, familiares, emocionais. Práticas e atitudes promotoras de saúde podem auxiliar esse público alvo a melhorar suas condições de saúde, para tanto buscou conhecer a realidade vivenciada pelos universitários através de um estudo quantitativo, descritivo e transversal por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com questionário dividido em três blocos: perfil sócio demográfico, condições de trabalho e condições de saúde. Por meio do estudo realizado foi possível identificar as situações que podem levar o público pesquisado a má qualidade de vida e ao adoecimento, embora os mesmos considerem suas condições de saúde boa, excelente e ruim numa porcentagem de 48%, 17% e 4%, respectivamente. O resultado de tal pesquisa demonstra a necessidade de novos estudos sobre a qualidade de vida dos estudantes universitários que possam trazer contribuições para práticas promotoras de saúde no ambiente acadêmico e laboral nos quais os mesmos encontram inseridos.

Palavras chave: Estudantes trabalhadores. Promoção de saúde. Condições de trabalho. Condições de saúde.

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