Educadores

Ínicio : Arte : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Os nomes de rua e o ciclo do café: um estudo enunciativo da designação em Londrina Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
NEVES, Julianne Rosy Do Valle Satil

Neste trabalho, analisamos o processo designativo do acontecimento de nomeação de ruas e avenidas em Londrina, cidade localizada no Norte do Paraná. Em nossa investigação, consideramos o período histórico-econômico Ciclo do Café – cenário da fundação do município, em 1929, e de sua emancipação política, em 1934 – que constituiu contexto fundamental para a expansão econômica londrinense nas décadas seguintes. Para tanto, revisitamos as contribuições teóricas que tratam da questão dos nomes próprios, articulando trabalhos advindos da Filosofia da Linguagem com formulações provenientes da Semântica do Acontecimento, área de estudos da significação inaugurada por Eduardo Guimarães. Assumindo a nomeação de rua como uma prática enunciativa afetada pelo interdiscurso – memória do dizer – e não apenas como uma atividade referencial exercida pelo Poder Público, procuramos interpretar como se dá a constituição de sentidos desses nomes dentro do espaço urbano de Londrina. Nomes que, a nosso ver, são enunciados narradores da própria história da cidade. Nesse sentido, buscamos compreender, em um primeiro momento, o funcionamento semântico-enunciativo das nomeações “Patrimônio Três Bocas” e “Londrina”, as quais foram atribuídas à cidade durante seu processo de fundação. Em um segundo momento, nosso foco recai sobre o funcionamento semântico-enunciativo dos nomes de ruas e avenidas presentes na Lei Municipal 216/1953, a primeira a fixar os limites e a nomear cada uma das vias públicas da zona urbana de Londrina, reunindo, em um mesmo documento, todos os logradouros da cidade. O resultado obtido nessas análises possibilitou o desenvolvimento de uma reflexão sobre a prática enunciativa de nomear ruas no espaço de enunciação da Língua Portuguesa do Brasil. Além disso, demonstrou como esses nomes enunciam elementos formadores da história do município de Londrina, consolidando-se como fatores constituintes da identidade londrinense.

Palavras-chave: Semântica. Enunciação. Designação. Nomes de rua. Ciclo do café.

Downloads 5138  5138  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Representação social de danças tradicionais gaúchas Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
IOTTI, Valdenir

A cultura gaúcha, disseminada principalmente no sul do Brasil, é expressão de um contexto sociocultural da região sulina, marcada por forte influência dos imigrantes que ocuparam o território. Com características singulares, a cultura gaúcha se diferencia das demais culturas brasileiras, encontrada em outras regiões do Brasil. Sua maneira de atuar permite vivenciar e atualizar valores que referencia a tradição. A pesquisa tem como objetivo compreender as representações sociais de dança para um grupo de pessoas que participam do festival de danças tradicionais gaúchas do estado do Paraná, pelo CTG Recordando os Pagos de Francisco Beltrão. Ao pensar o CTG (Centro de Tradições Gauchas) como um espaço que promove a educação não-formal, essencial para a formação do sujeito na cultura gaúcha, com saberes e valores que não se aprendem na vivência escolar, a presente pesquisa justifica-se no mestrado em educação, pois aborda um tema de educação. Há a necessidade de identificar as representações sociais que são ancoradas nos valores propostos nas práticas das danças tradicionais, conseqüentemente relacionar a cultura gaúcha com a linguagem das danças tradicionais, contemplando a educação não formal que ocorre entre os sujeitos. Para tanto a pesquisa se deu entre os meses de outubro e novembro do ano de 2013, com a contribuição de 14 dos 24 dançarinos do Centro de Tradição Gaúcha Recordando os Pagos. Após feita a geração dos dados, realizou-se uma análise por meio dos dois métodos apresentados pela Representação Social, que é apresentada na abordagem processual e estrutural, constatando a representação dos dançarinos no que se refere a Dança Tradicional Gaúcha. Podemos destacar, a relação de sentimento apresentado pelos dançarinos e a relação dança competição que fica evidente nas análises.

Palavras-chave: Cultura. Saberes. Valores. Representação social. Cultura gaúcha.

Downloads 2382  2382  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Simulação: Recursos do Teatro em Cursos de Medicina e Enfermagem Popular Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
MASTEY, Raquel Júlio

Esta dissertação apresenta os recursos de teatro presentes na prática metodológica de Simulação, especificamente nas graduações de medicina e enfermagem. A metodologia incluiu várias estratégias de pesquisa. Foi realizada revisão bibliográfica em documentos que discutem a educação e saúde como Política Pública, considerando as reflexões sobre a formação humanizada, para estudantes ou trabalhadores que atuam ou atuaram no SUS. Foi também realizado o detalhamento dos recursos de teatro, pinçados na literatura de saúde e mesclados à visita técnica e observações em Laboratórios de Simulação, nos quais é possível juntar teoria e prática, na compreensão da estrutura da Simulação e os Recursos de Teatro, presentes nela, tais como: roteiros, cenários, bonecos e manequins estáticos, trabalho de atrizes e atores e caracterização. Além disso foram descritas: as práticas observadas em Laboratórios de Simulação de quatro universidades, a minha participação como atriz de Simulação e as entrevistas com profissionais que prestaram serviços interpretando personagens nos cenários de Simulação. Este trabalho traz como principal objetivo dar ciência à comunidade acadêmica de Teatro, por meio de informações relevantes, sobre os pressupostos teóricos e trabalhos práticos, de uma metodologia da saúde que faz uso de diversos recursos de teatro e tende a expandir, inaugurando um novo espaço de trabalho e pesquisa para artistas da cena.

Palavras-chaves: Simulação. Saúde. Educação. Teatro.

Downloads 6529  6529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Udesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)