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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na escola de belas artes e indústrias do Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
CADORI, Sabrina Rosa

Esta pesquisa, intitulada Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886–1917) objetiva analisar o ensino de desenho e pintura no contexto curitibano a partir da criação da Aula de Desenho e Pintura, em 1886, por Antônio Mariano de Lima. Notadamente investiga os métodos de ensino utilizados nessa instituição durante o período em que se tornou Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, nomenclatura mais difundida nas pesquisas, encerrando o recorte temporal quando a mesma sofre transformações institucionais significativas, tornando-se uma escola dirigida exclusivamente ao público feminino e recebendo o nome de Escola Profissional Feminina, em 1917. Esse estudo engloba a criação da escola, o período de permanência de seu fundador na direção da escola, que possui maior volume de fontes, culminando com início da atuação e permanência de sua ex-aluna e esposa Maria da Conceição Aguiar de Lima como diretora. Posteriormente, essa Instituição ainda recebeu outras nomenclaturas para atender às mudanças filosóficas, curriculares e políticas.

Palavras-chave: Ensino. Desenho e pintura. Escola de Belas Artes e Indústrias. Paraná.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribui Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
BORDIN, Rodrigo

Composta por três capítulos, a presente dissertação aborda a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica destinada à população do campo com o objetivo de apresentar os seus referenciais teóricos e metodológicos e sua aproximação com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. Caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo acerca da Educação do Campo enfatizando-se o contexto histórico e alguns elementos conceituais, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no contexto mundial e brasileiro, permitindo-se perceber as relações intrínsecas que há nessa proposta metodológica com a educação do campo. Faz-se, também, um apanhado teórico-conceitual dos pilares e instrumentos que compõem a prática pedagógica desta proposta educacional evidenciando-se a formação integral, técnico/científica e orientação profissional através do diálogo de saberes a partir do contexto familiar, social e educativo de forma interdisciplinar. Estudou-se, também, a contribuição de pensadores da educação à Pedagogia da Alternância com o intuito de se verificar a aproxima- ção dessa proposta de educação com as tendências pedagógicas educacionais o que permitiu a compreensão de que seus fundamentos teóricos e metodoló- gicos se apoiam em diferentes tendências pedagógicas e que, nesse contexto, há um vasto campo de estudos para se mostrar e (re)criar.

Palavras-chave: Pedagogia da alternância. Educação do campo. Tendências pedagógicas da educação.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Leitura de imagem no ensino da arte: a fala e a prática dos/as professores/as da educação básica Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
FAGUNDES, Edimara Alves

A imagem, na atualidade, tornou-se um veículo tão corriqueiro que corre, assim, o risco de chegar até a mente sem ser percebida pelos olhos, possibilitando a introjeção de desejos, ideias e atitudes determinantes sobre a realidade. Torna-se importante aproximar-se deste tema, no campo da educação, para fornecer ferramentas que possam contribuir numa relação com as imagens de forma mais significativa. No ponto de vista desta investigação, a disciplina de arte é responsável não somente por ampliar o repertório imagético e cultural dos/as estudantes, mas também pela forma como a relação com as imagens se estabelece. O objetivo geral deste trabalho é compreender como os/as professores/as realizam as atividades de leitura de imagem com vistas ao ensino da arte na educação básica. Objetiva-se especificamente: refletir acerca da inserção da leitura de imagem no ensino da arte; analisar a prática do/a professor/a de arte, por meio de grupo focal, no ensino fundamental e médio de escolas estaduais da cidade de Curitiba, com relação à leitura de imagem nas aulas de arte; refletir sobre as possibilidades e limites da atividade de leitura de imagem no ambiente escolar. Neste trabalho, apresenta-se como metodologia a abordagem qualitativa, fazendo-se uso da pesquisa colaborativa, do grupo focal e acompanhando as atividades realizadas por dois/duas professores/as. Possibilitou-se, assim, o diálogo entre professores/as, revelando as suas práticas e como essas podem anunciar uma realidade. As estratégias para coleta de dados foram: grupo focal e acompanhamento de atividade, sendo o grupo constituído de questionário, análise da elaboração de atividade de leitura de imagem de forma individual, análise da elaboração e aplicação de atividade de leitura de imagem junto aos/às estudantes de forma coletiva, utilizando-se de métodos da história oral. O acompanhamento de atividade constituiu-se pela análise do planejamento, debate sobre contexto do/a estudante e análise de atividade de leitura de imagem realizada junto aos/as estudantes. A pesquisa defende o ponto de vista de que a leitura de imagem, nas aulas de arte, pode ampliar a criticidade e a criatividade, e, quando envolvida no contexto do/a estudante, adquire um maior nível de significação, uma vez que se liga a sua sensibilidade que, normalmente, é negada no espaço escolar. Desta forma, é necessário criar bases para que o/a professor/a possa oferecer essas condições ao/a aluno/a.

Palavras-chave: Educação. Ensino da arte. Leitura de imagem.

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