Educadores

Ínicio : Arte : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!No palco, professoras de teatro: corpo e identidades em perpectiva verbo-visual Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
ARAUJO, Reinaldo Kovalski De

A presente pesquisa busca compreender os efeitos de sentidos sobre corpo e identidades que permeiam os discursos de professoras de teatro, a partir da confecção de protocolos teatrais na perspectiva da verbo-visualidade. A coleta de dados foi realizada com a participação de professoras acadêmicas e egressas do curso de Licenciatura em Teatro na Faculdade de Artes do Paraná, durante um projeto de pesquisa que resultou na encenação teatral REQUEER. Ao final do processo de montagem do espetáculo, que teve duração de um ano, as professoras foram convidadas a elaborar protocolos teatrais verbo-visuais voltados para à síntese da experiência vivida. Para tanto trabalhou-se a confecção dos protocolos para além de uma experiência meramente escrita, a partir da perspectiva da verbo-visualidade. O aporte teórico para análise da materialidade discursiva é a Análise do Discurso de linha francesa, tendo como principais teóricos Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Apropriamo-nos nessa pesquisa do corpus dos enunciados verbo-visuais contidos nos protocolos teatrais para discuti-los enquanto acontecimentos enunciativos, articuladores de práticas discursivas que entram na ordem do saber/poder. Para tanto, parto das concepções de Michel Foucault no que tange ao discurso, a fim de discutir efeitos de sentidos que se dispersam nos enunciados. As concepções de corpo e identidade serão articuladas a partir dos estudos de gênero e da teoria queer, tendo como principais autores Judith Butler e Guacira Lopes Louro. Os resultados apontam para a busca das professoras de teatro por um aporte para discussão de corpo e identidades em suas aulas, a procura por um corpo queer no teatro, “livre de significações”, e o teatro como possibilidade de discussão de corpo e identidades no espaço escolar.

Palavras-chave: Teatro. Educação. Corpo. Identidades. Verbo-visualidade.

Downloads 408  408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Frida Kahlo: Inspirando as Discussões sobre o Empoderamento Feminino a partir de um Processo Drama Popular Versão: PDF
Atualização:  14/1/2019
Descrição:
SANTOS, Silvia Lemes dos

Este trabalho discute as questões do feminismo e empoderamento da mulher através de um processo de Drama, metodologia de ensino de origem inglesa, e analisa o potencial do Drama para viabilizar o ensino do teatro em sala de aula. Realizado com vinte e dois estudantes do sexto ano do ensino fundamental, em um Colégio do município de Colombo, Paraná, o processo dramático se deu em seis episódios. Foram desenvolvidas atividades características do Drama como: contexto ficcional, professor personagem, cadeira quente, assembleia de personagens, manto do perito e estímulo composto. O pré-texto foi definido a partir da biografia da artista mexicana Frida Kahlo, relacionada com o contexto atual. Entre os resultados mais relevantes desse processo, observou-se o grande interesse dos participantes em aprofundar suas pesquisas sobre a artista, a interação do grupo em resolver os desafios de cada episódio e como um processo como esse pode viabilizar o ensino do teatro em sala de aula.

Palavras-chave: Drama. Escola. Adolescência. Empoderamento feminino. Pedagogia do teatro.

Downloads 401  401  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Udesc  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O adeus às violas As Companhias de Reis da região dos Cinco Conjuntos no município de Londrina/PR Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
LOPES, André Camargo

Esta dissertação propõe a investigação, a partir de um trabalho de campo e teórico, tendo como objeto geral, três Companhias de Reis da região norte do município de Londrina (PR), e por delimitação espacial, o conjunto de bairros denominados por Cinco Conjuntos e os bairros agregados a estes no processo de desenvolvimento e expansão urbana do município. Especificamente, a ideia é abordar as Companhias de Reis a partir de suas especificidades dentro do catolicismo tradicional popular, assim como, situar a discussão desta tradição na análise biográfica de seus agentes produtores e a rede de sociabilidade que os envolvem. Com isso, objetivamos revelar a partir do estudo desta tradição, o conjunto de fatores que envolvem a sua manutenção e permanência em determinados espaços sociais, a partir de uma perspectiva de ressocialização do sujeito. É foco da pesquisa, as estratégias de transmissão e reprodução da tradição dentro dos núcleos familiares, assim como o próprio imbricamento do catolicismo tradicional popular brasileiro, no trânsito entre as variações do espaço social a partir do fenômeno migratório, do qual estes agentes fazem parte.

Palavras-chaves: Catolicismo tradicional popular brasileiro. Folia de Reis. Ressocialização do sujeito. Migração. Tradição familiar.

Downloads 341  341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)