Educadores

Ínicio : Arte : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino da Arte nas Prisões: desafios, possibilidades e limites para uma Educação Humanizadora Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
MARTINS, Valdir Borges

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o ensino a arte a partir de sua dimensão humanizadora, enquanto disciplina escolar ofertada a alunos em situação de privação de liberdade, verificando os desafios, limites e possiblidades para tal oferta. Para tanto, foi direcionado um estudo da arte a partir de uma conceituação que caracterize seu aspecto humanizador. Desta forma, escolheu-se como fundamentação teórica a estética marxista, por compreendermos que o marxismo, fundamentado na historicidade humana, nos fornece sólidas bases para compreensão do humanismo, pois nos tornamos mais humanos na medida em que tomamos consciência de nossa história. Ao relacionar arte e humanização à educação prisional, optamos por um estudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino, verificando os desafios para efetivação dessa oferta, a legislação existente, a aplicabilidade na educação enquanto direito e a possibilidade de reintegração social de alunos atendidos em unidades penais. Após a análise conceitual da arte e a compreensão da especificidade da penitenciária enquanto potencial espaço educacional, verificamos a possiblidade de humanização pela arte e pela educação em si nesse espaço. Refletiremos, ainda, sobre as concepções de ensino da arte no Brasil, e sobre o universo prático desse ensino por meio da análise do Projeto Político Pedagógico da escola no que se refere ao ensino de arte. Este trabalho, portanto apresenta os desafios e possibilidades relacionados aos temas: humanização, arte, educação e prisão.
.
Palavras-chave: Arte. Humanização. Educação. Prisão. Estética marxista.

Downloads 1015  1015  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Tuiuti  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Simulação: Recursos do Teatro em Cursos de Medicina e Enfermagem Popular Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
MASTEY, Raquel Júlio

Esta dissertação apresenta os recursos de teatro presentes na prática metodológica de Simulação, especificamente nas graduações de medicina e enfermagem. A metodologia incluiu várias estratégias de pesquisa. Foi realizada revisão bibliográfica em documentos que discutem a educação e saúde como Política Pública, considerando as reflexões sobre a formação humanizada, para estudantes ou trabalhadores que atuam ou atuaram no SUS. Foi também realizado o detalhamento dos recursos de teatro, pinçados na literatura de saúde e mesclados à visita técnica e observações em Laboratórios de Simulação, nos quais é possível juntar teoria e prática, na compreensão da estrutura da Simulação e os Recursos de Teatro, presentes nela, tais como: roteiros, cenários, bonecos e manequins estáticos, trabalho de atrizes e atores e caracterização. Além disso foram descritas: as práticas observadas em Laboratórios de Simulação de quatro universidades, a minha participação como atriz de Simulação e as entrevistas com profissionais que prestaram serviços interpretando personagens nos cenários de Simulação. Este trabalho traz como principal objetivo dar ciência à comunidade acadêmica de Teatro, por meio de informações relevantes, sobre os pressupostos teóricos e trabalhos práticos, de uma metodologia da saúde que faz uso de diversos recursos de teatro e tende a expandir, inaugurando um novo espaço de trabalho e pesquisa para artistas da cena.

Palavras-chaves: Simulação. Saúde. Educação. Teatro.

Downloads 6520  6520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Udesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Frida Kahlo: Inspirando as Discussões sobre o Empoderamento Feminino a partir de um Processo Drama Popular Versão: PDF
Atualização:  14/1/2019
Descrição:
SANTOS, Silvia Lemes dos

Este trabalho discute as questões do feminismo e empoderamento da mulher através de um processo de Drama, metodologia de ensino de origem inglesa, e analisa o potencial do Drama para viabilizar o ensino do teatro em sala de aula. Realizado com vinte e dois estudantes do sexto ano do ensino fundamental, em um Colégio do município de Colombo, Paraná, o processo dramático se deu em seis episódios. Foram desenvolvidas atividades características do Drama como: contexto ficcional, professor personagem, cadeira quente, assembleia de personagens, manto do perito e estímulo composto. O pré-texto foi definido a partir da biografia da artista mexicana Frida Kahlo, relacionada com o contexto atual. Entre os resultados mais relevantes desse processo, observou-se o grande interesse dos participantes em aprofundar suas pesquisas sobre a artista, a interação do grupo em resolver os desafios de cada episódio e como um processo como esse pode viabilizar o ensino do teatro em sala de aula.

Palavras-chave: Drama. Escola. Adolescência. Empoderamento feminino. Pedagogia do teatro.

Downloads 394  394  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Udesc  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)