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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Cinepalco: o espaço cênico intertextual Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
SULZBACH, Ândrea Cristina

Este trabalho possui como objeto de estudo a linguagem teatral presente em quatro filmes que se apropriam de fundamentos intertextuais na construção da estrutura cenográfica e representativa. Os filmes selecionados são Dogville (Lars Von Trier, 2003), César Deve Morrer (Paolo e Vittorio Taviani, 2012), Vocês Ainda não Viram Nada (Alain Resnais, 2012) e Anna Karenina (Joe Wright, 2012). O objetivo geral é verificar os elementos presentes no processo criativo, nos referidos filmes, que dialogam entre si. Os objetivos específicos versam sobre o aprofundamento das interconexões percebidas, tendo como desdobramento principal a presença das Artes Cênicas, seja em espaços não convencionais, seja em inserções no cinema hegemônico. O estudo inicial analisa a abordagem e a arquitetura visual dos diretores dentro de períodos cinematográficos específicos que contribuíram com suas obras. Os movimentos identificados foram Dogma 95, Neorrealismo, Nouvelle Vague e Cinema Clássico. A metodologia comparativa enfoca o contraponto entre as três montagens européias e a norte-americana de Anna Karenina, a partir da produção cênica. A hipótese é de que a apropriação da linguagem teatral como intertexto proporciona um cinema reflexivo que é concebido de maneiras diversas, como estrutura física, como ação/encenação, como metatexto e como palco com efeito de espetáculo, respectivamente, nos quatro filmes do corpus. Para o estudo do espaço cênico com efeito de distanciamento são utilizadas as definições de Bertolt Brecht. O método de Constantin Stanislavski serve para o estudo da encenação naturalista. A análise geral dos elementos cênicos se apoia nas definições de Jean-Jaques Roubine e Jacques Aumont. O cinema de opacidade e transparência segue os preceitos de Ismail Xavier. O conceito de intertextualidade de Julia Kristeva e o de espetáculo de Guy Debord completam o referencial teórico.

Palavras-chaves: Cinema. Teatro. Intertextualidade. Cenografia. Encenação.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino da Arte nas Prisões: desafios, possibilidades e limites para uma Educação Humanizadora Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
MARTINS, Valdir Borges

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o ensino a arte a partir de sua dimensão humanizadora, enquanto disciplina escolar ofertada a alunos em situação de privação de liberdade, verificando os desafios, limites e possiblidades para tal oferta. Para tanto, foi direcionado um estudo da arte a partir de uma conceituação que caracterize seu aspecto humanizador. Desta forma, escolheu-se como fundamentação teórica a estética marxista, por compreendermos que o marxismo, fundamentado na historicidade humana, nos fornece sólidas bases para compreensão do humanismo, pois nos tornamos mais humanos na medida em que tomamos consciência de nossa história. Ao relacionar arte e humanização à educação prisional, optamos por um estudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino, verificando os desafios para efetivação dessa oferta, a legislação existente, a aplicabilidade na educação enquanto direito e a possibilidade de reintegração social de alunos atendidos em unidades penais. Após a análise conceitual da arte e a compreensão da especificidade da penitenciária enquanto potencial espaço educacional, verificamos a possiblidade de humanização pela arte e pela educação em si nesse espaço. Refletiremos, ainda, sobre as concepções de ensino da arte no Brasil, e sobre o universo prático desse ensino por meio da análise do Projeto Político Pedagógico da escola no que se refere ao ensino de arte. Este trabalho, portanto apresenta os desafios e possibilidades relacionados aos temas: humanização, arte, educação e prisão.
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Palavras-chave: Arte. Humanização. Educação. Prisão. Estética marxista.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Drama no Ensino Médio: Compartilhando diferenças Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
ZANIN, Ana Karina do Nascimento

Esta dissertação focaliza um processo de Drama (método de origem inglesa de abordagem teatral na educação) realizado com estudantes do segundo ano do ensino médio de um Colégio Estadual, localizado na cidade de Guarapuava no estado do Paraná durante o primeiro semestre de 2016. O processo dramático foi realizado em quatro episódios a partir do texto “Nós e Eles”, de David Campton (1977). Entre as características próprias do Drama, realizadas nessa intervenção, destacase o contexto de ficção em consonância com o contexto real, processo através dos episódios e professor personagem. O objetivo foi observar se a experiência estética vivenciada através do Drama propiciou o debate de questões referentes à ética e a política reconhecendo e problematizando a questão das diferenças entre os indivíduos. Para isso, foram utilizados procedimentos da pesquisa ação e a transcrição de alguns diários e relatos de cenas observadas com vistas a considerar a voz do discente como elemento fundamental na construção do conhecimento e motivar as suas percepções da experiência dramática que tiveram. Entre os aspectos mais evidentes dessa ação destacam-se a interação entre a política, a ética e a estética que, problematizadas, ampliaram o repertório dos discentes com relação às formas de ver, sentir, agir e dizer na sociedade.

Palavras-chave: Drama. Ensino Médio. Ética. Estética. Política

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Impactos, dificuldades e avanços na inserção de tecnologias na cultura escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
SILVA, Raul César

As tecnologias são instrumentos fundamentais no processo de evolução humana. Desde o início proporcionam maior eficácia aos trabalhos e produções intelectuais, que diferenciam o homem dos demais animais. Perpassando os diversos campos das atividades diárias, estão em constante mudança e evolução, influenciando comportamentos, oportunizando mudanças e efetivando dinâmicas sociais e culturais.No campo da educação formal, representada pela escola, as tecnologias são indispensáveis para o ensino. As tradicionais como papel, lápis, lousa etc, já estão reconhecidamente incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem, como sendo fundamentais. Com o advento e acesso as tecnologias eletrônicas e microeletrônicas, as escolas estão diante de nova realidade, cujo potencial e o papel educacional necessitam de reflexões. Estes novos recursos, representados nas escolas, com maior frequência por televisores, computadores e seus complementos, são gradualmente integrados a esta instituição. Nesse processo, há que se considerar que estes instrumentos estão contaminados pelos interesses do capitalismo que, por meio das mídias de massa, utilizam os recursos tecnológicos e sua capacidade de integrar múltiplas linguagens, seduzindo para o consumo. Neste sentido a educação formal, além deste desafio precisa considerar a influência que as mídias de massa exercem sobre os alunos, os impactos são claramente percebidos na relação dos alunos com o conhecimento. Diversas iniciativas, governamentais e de professores são realizadas para encontrar o lugar e o papel das tecnologias na educação. Muitas delas esbarram em limites pessoais, institucionais e carência de aprofundamento teórico. Nesse sentido as formações continuadas são fundamentais para este debate. Esta pesquisa foi baseada nas experiências das escolas públicas estaduais do Paraná e realizada em três escolas de Ensino Médio do município de Francisco Beltrão. Procuramos identificar como têm sido utilizados os recursos tecnológicos disponíveis na escola, as limitações e dificuldades no uso destes instrumentos. Abordamos a diferença no uso e domínio destes recursos entre professores e alunos. Assim como, buscamos ampliar o debate para questões curriculares e sociais que interferem no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Novas Linguagens. Tecnologias e educação. Mídia de Massa. Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Das brinquedotecas de Londrina ao espaço/tempo lúdico, político e pedagógico do brincar infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
MONTAGNINI, Rosely Cardoso

Neste texto, apresentamos os resultados da pesquisa de Mestrado em Educação que tem como objetivo investigar o fenômeno brinquedoteca na cidade de Londrina-PR, quanto aos aspectos das condições de sua existência e do que pensam os sujeitos envolvidos com ela no âmbito escolar. Para atingi-lo, estruturamos a investigação em três fases: 1) levantamento bibliográfico; 2) fase de campo e 3) sistematização e análise dos dados.

Palavras-chave: Participação infantil. Ética da criança. Direito de brincar. Valores humanos.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Campo disciplinar e cultura escolar: a trajetória do ensino de arte no curso normal/magistério ... Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
MELLO, Rosimara Albuquerque

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os conteúdos curriculares da disciplina de Arte, focalizando questões que implicam a aproximação das práticas escolares. Para tanto, pesquisamos como se constituiu o ensino de Educação Artística do Curso Normal Secundário, e posteriormente, Magistério, entre os anos de 1971 a 1997, e quais as implicações na formação do professor, especificamente na cidade de Nova Esperança, localizada a Noroeste do Estado do Paraná, destacando a importância e particularidade de cada elemento, que compõe a complexa relação histórica e cultural presente na história da educação. A investigação centrou-se em uma pesquisa qualitativa, versando o estudo bibliográfico e fontes documentais, que incluíram leis e documentos oficiais, atas, fotografias, atividades de alunos e entrevistas semiestruturadas com professores e ex-alunos do curso Normal Secundário e Magistério, do Colégio Estadual São Vicente de Paula, em Nova Esperança. Realizamos, ainda, a análise em artigos, dissertações, teses e livros que tratam do tema “História da Disciplina de Arte”. Descrevemos, na referida pesquisa, o histórico da cidade de Nova Esperança e do Colégio Estadual São Vicente de Paula, local da pesquisa; bem como a trajetória da disciplina de Educação Artística em âmbito Nacional, Estadual e Municipal, entre os anos de 1971 a 1997. Verificamos que toda disciplina deve rever seu processo histórico de criação e que o estudo dos documentos e a utilização de fontes são componentes importantes à compreensão da constituição da mesma, bem como a cultura escolar na qual ela esta inserida. Descrevemos, interpretamos e analisamos os conteúdos trabalhados durante o recorte elencado, no Colégio lócus da pesquisa, no curso Normal, e posteriormente, no Magistério. Constatamos, na pesquisa, uma metodologia criada no decorrer do tempo pelo curso, na escola e para o curso, destacando, que em determinada época, o ensino da Educação Artística desempenhou uma função formadora, claramente traçada para educar boas moças e mães, desenvolver o sentimento patriótico e, acima de tudo, formar profissionais para atender à demanda da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município. Sendo assim, ao estudar a história da disciplina escolar, reconhecendo a gama de fatores que a compõem, foi-nos possível compreender um fenômeno inserido no contexto da cultura escolar do espaço pesquisado, bem como a finalidade dos conteúdos trabalhados, suas nuances e conflitos, aspectos importantes para a formação do educador.

Palavras-chave: História da educação. Disciplina de arte. Campo disciplinar. Cultura escolar. Nova Esperança.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Música como jogo: significados atribuídos por alunos do ensino fundamental ao vivido nas oficinas de Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
REIS, Leandro Augusto Dos

A presente pesquisa objetivou analisar o processo criativo por meio dos significados dos sujeitos acerca do vivido nas oficinas de música. Buscamos, neste estudo, uma aproximação da música como jogo com a Epistemologia Genética de Jean Piaget. A metodologia que adotamos é a pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa e embasada no método clínico piagetiano. Os participantes da pesquisa foram 12 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina/PR. Os alunos foram convidados a participar das oficinas, no período do contraturno, por meio de inscrições. Os encontros totalizaram seis, envolvendo a fase preparatória de descobertas do material sonoro e o ato criativo sendo composto por jogos de composições em diferentes arranjos interpares. A análise dos resultados foi realizada a partir de dois eixos norteadores: 1) conceito inicial de música extraído dos significados advindos de representação pictórica, textual e relato verbal; 2) significados do processo criativo nos parâmetros composição, performance e apreciação, por meio de relato verbal. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a relevância das oficinas com jogos musicais como experiência de produção de significados e como oportunidade de viabilizar a observação dos processos criativos. Além disso, permite desenvolver o conceito ampliado de música, bem como reflexões acerca do ensino de música na escola.

Palavras-chave: Educação. Educação musical. Psicologia da música. Jogos. Oficina de música.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na escola de belas artes e indústrias do Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
CADORI, Sabrina Rosa

Esta pesquisa, intitulada Entre lápis e pincéis: o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886–1917) objetiva analisar o ensino de desenho e pintura no contexto curitibano a partir da criação da Aula de Desenho e Pintura, em 1886, por Antônio Mariano de Lima. Notadamente investiga os métodos de ensino utilizados nessa instituição durante o período em que se tornou Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, nomenclatura mais difundida nas pesquisas, encerrando o recorte temporal quando a mesma sofre transformações institucionais significativas, tornando-se uma escola dirigida exclusivamente ao público feminino e recebendo o nome de Escola Profissional Feminina, em 1917. Esse estudo engloba a criação da escola, o período de permanência de seu fundador na direção da escola, que possui maior volume de fontes, culminando com início da atuação e permanência de sua ex-aluna e esposa Maria da Conceição Aguiar de Lima como diretora. Posteriormente, essa Instituição ainda recebeu outras nomenclaturas para atender às mudanças filosóficas, curriculares e políticas.

Palavras-chave: Ensino. Desenho e pintura. Escola de Belas Artes e Indústrias. Paraná.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Inscrições performáticas no campo visual das obras de Leonilson e Basquiat Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
PENHARBEL, Silvia Flores

Esta dissertação tem como propósito avaliar a presença da palavra (sob a forma escrita) na obra de arte. Partimos do entendimento que tal inscrição não serve apenas como título ou modo peculiar de caligrafia, mas se presta a referendar a presença do signo verbal no campo visual das obras para além de uma função ornamental ou explicativa. Para tornar possíveis as reflexões em torno desse objetivo e premissas, adotamos o conceito de rizoma dos filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari, uma plataforma teórico-metodológica que vem nos franqueando possibilidades múltiplas de estabelecer novas cartografias a partir do território visual, com intuito de rastrear linhas que permitam o estabelecimento de novos campos e ao mesmo tempo em poder nos levar a novas linhas de fuga, de desterritorialização, da eclosão do novo. O corpus de pesquisa escolhido está circunscrito às obras dos artistas Jean-Michel Basquiat e Leonilson Bezerra Dias. O fato de ambos apoiarem-se com frequência no par escrita versus imagem justifica a nossa escolha por esse objeto. Entre os resultados alcançados até o momento, verificou-se que a conjugação entre várias materialidades de linguagem responde aos princípios de construção de sentidos sem que nenhuma possa desempenhar papel hierárquico na posição dos elementos. Tal constatação, extraída do campo artístico, poderá ser estendida aos suportes visuais da contemporaneidade – cinema, TV, internet –, que se apoiam igualmente, no cruzamento de vários códigos da linguagem.

Palavras-chave: Signo verbal e visual. Rizoma. Discurso. Arte. Imagem.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Leitura da imagem televisiva: uma investigação sobre possíveis diálogos entre o ensino de arte e a t Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
WAKIM, Melissa De Melo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está centrada no debate acerca da leitura da imagem desenvolvida na escola como um dos mais importantes processos destinados ao ensino formal de arte. Apresenta discussões para redimensionar a leitura de imagem enquanto processo voltado ao ensino e aprendizagem em Arte, considerando estudos sobre leitura e meios de comunicação, realizados a partir da interface dos campos educacional e comunicacional. Afirma a importância dessa leitura como via de interação com o universo imagético contemporâneo, a fim de sustentá-la como prática da linguagem e destacá-la em seu potencial de experiência entre subjetividades e de produção de sentidos. Tem como fundamentação teórica as contribuições do Círculo de Bakhtin, junto à linha dos Estudos Culturais britânicos, no campo da Literatura e nos recentes estudos no campo da Comunicação, na América Latina. A partir desse conjunto teórico, esse estudo buscou: evidenciar outras perspectivas à leitura de imagem, a partir de estudos sobre a interface escola e televisão, a fim de destacá-la em seu potencial de interação; destacar aspectos dialógicos da leitura de imagem para se considerar a possibilidade de diálogo com a imagem televisiva na escola e apresentar reflexões a respeito da leitura de imagens provindas da televisão, levando-se em conta as percepções dos docentes de Arte. A pesquisa almeja, com essa trajetória, contribuir com um referencial teórico ao campo educacional, compreendendo a leitura da imagem como possibilidades de diálogo entre a escola e a televisão. Esta pesquisa se baseou em perspectivas metodológicas bakhtinianas, recorrendo a princípios dialógicos para trazer, por meio de relatos, ideias externas sobre as práticas de ensinar Arte na rede pública estadual, envolvendo a imagem televisiva, a fim de serem associadas às principais discussões levantadas neste estudo. Essas ideias se apresentaram como complementação a essa pesquisa e contribuíram para a formação de compreensões sobre a experiência com imagens cotidianas e para o levantamento de aspectos que falaram muito sobre como a escola vem se relacionando com a televisão.

Palavras-chave: Mikhail Bakhtin. Diálogo. Leitura de imagem. Imagem televisiva.

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