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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Drama no Ensino Médio: Compartilhando diferenças Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
ZANIN, Ana Karina do Nascimento

Esta dissertação focaliza um processo de Drama (método de origem inglesa de abordagem teatral na educação) realizado com estudantes do segundo ano do ensino médio de um Colégio Estadual, localizado na cidade de Guarapuava no estado do Paraná durante o primeiro semestre de 2016. O processo dramático foi realizado em quatro episódios a partir do texto “Nós e Eles”, de David Campton (1977). Entre as características próprias do Drama, realizadas nessa intervenção, destacase o contexto de ficção em consonância com o contexto real, processo através dos episódios e professor personagem. O objetivo foi observar se a experiência estética vivenciada através do Drama propiciou o debate de questões referentes à ética e a política reconhecendo e problematizando a questão das diferenças entre os indivíduos. Para isso, foram utilizados procedimentos da pesquisa ação e a transcrição de alguns diários e relatos de cenas observadas com vistas a considerar a voz do discente como elemento fundamental na construção do conhecimento e motivar as suas percepções da experiência dramática que tiveram. Entre os aspectos mais evidentes dessa ação destacam-se a interação entre a política, a ética e a estética que, problematizadas, ampliaram o repertório dos discentes com relação às formas de ver, sentir, agir e dizer na sociedade.

Palavras-chave: Drama. Ensino Médio. Ética. Estética. Política

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino da Arte nas Prisões: desafios, possibilidades e limites para uma Educação Humanizadora Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
MARTINS, Valdir Borges

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o ensino a arte a partir de sua dimensão humanizadora, enquanto disciplina escolar ofertada a alunos em situação de privação de liberdade, verificando os desafios, limites e possiblidades para tal oferta. Para tanto, foi direcionado um estudo da arte a partir de uma conceituação que caracterize seu aspecto humanizador. Desta forma, escolheu-se como fundamentação teórica a estética marxista, por compreendermos que o marxismo, fundamentado na historicidade humana, nos fornece sólidas bases para compreensão do humanismo, pois nos tornamos mais humanos na medida em que tomamos consciência de nossa história. Ao relacionar arte e humanização à educação prisional, optamos por um estudo sobre as políticas públicas para esta modalidade de ensino, verificando os desafios para efetivação dessa oferta, a legislação existente, a aplicabilidade na educação enquanto direito e a possibilidade de reintegração social de alunos atendidos em unidades penais. Após a análise conceitual da arte e a compreensão da especificidade da penitenciária enquanto potencial espaço educacional, verificamos a possiblidade de humanização pela arte e pela educação em si nesse espaço. Refletiremos, ainda, sobre as concepções de ensino da arte no Brasil, e sobre o universo prático desse ensino por meio da análise do Projeto Político Pedagógico da escola no que se refere ao ensino de arte. Este trabalho, portanto apresenta os desafios e possibilidades relacionados aos temas: humanização, arte, educação e prisão.
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Palavras-chave: Arte. Humanização. Educação. Prisão. Estética marxista.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Cinepalco: o espaço cênico intertextual Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
SULZBACH, Ândrea Cristina

Este trabalho possui como objeto de estudo a linguagem teatral presente em quatro filmes que se apropriam de fundamentos intertextuais na construção da estrutura cenográfica e representativa. Os filmes selecionados são Dogville (Lars Von Trier, 2003), César Deve Morrer (Paolo e Vittorio Taviani, 2012), Vocês Ainda não Viram Nada (Alain Resnais, 2012) e Anna Karenina (Joe Wright, 2012). O objetivo geral é verificar os elementos presentes no processo criativo, nos referidos filmes, que dialogam entre si. Os objetivos específicos versam sobre o aprofundamento das interconexões percebidas, tendo como desdobramento principal a presença das Artes Cênicas, seja em espaços não convencionais, seja em inserções no cinema hegemônico. O estudo inicial analisa a abordagem e a arquitetura visual dos diretores dentro de períodos cinematográficos específicos que contribuíram com suas obras. Os movimentos identificados foram Dogma 95, Neorrealismo, Nouvelle Vague e Cinema Clássico. A metodologia comparativa enfoca o contraponto entre as três montagens européias e a norte-americana de Anna Karenina, a partir da produção cênica. A hipótese é de que a apropriação da linguagem teatral como intertexto proporciona um cinema reflexivo que é concebido de maneiras diversas, como estrutura física, como ação/encenação, como metatexto e como palco com efeito de espetáculo, respectivamente, nos quatro filmes do corpus. Para o estudo do espaço cênico com efeito de distanciamento são utilizadas as definições de Bertolt Brecht. O método de Constantin Stanislavski serve para o estudo da encenação naturalista. A análise geral dos elementos cênicos se apoia nas definições de Jean-Jaques Roubine e Jacques Aumont. O cinema de opacidade e transparência segue os preceitos de Ismail Xavier. O conceito de intertextualidade de Julia Kristeva e o de espetáculo de Guy Debord completam o referencial teórico.

Palavras-chaves: Cinema. Teatro. Intertextualidade. Cenografia. Encenação.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O som, seus parâmetros, e a música: o ensino dos elementos musicais  Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
IBAÑEZ, César Augusto

Este trabalho consiste numa pesquisa teórica e de campo, com vistas a produzir orientações pedagógicas para o ensino de música. Teve por objetivo propor uma alternativa de ensino dos elementos musicais (melodia, ritmo, harmonia e timbre, entre outros) mediante sua observação como fenômeno físico, investigar a origem destes elementos por meio dos parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre) e das variáveis de uma onda sonora (freqüência, amplitude, período e comprimento), reconhecer a percepção destes conceitos como expressão de inteligência sonora, e verificar o perfil cognitivo dos educandos acerca dos elementos musicais e dos parâmetros do som, e o que isso implica para o aprendizado em música. A pesquisa de campo desenvolvida constitui um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada na região norte do Paraná, na cidade de Londrina. Frente às leituras feitas realizaram-se reflexões voltadas à necessidade de preservar e incentivar a autonomia do educando, propondo-se a ele diretrizes e atividades que contribuíssem para a sua formação como leitor de textos sonoros, assim como, para o desenvolvimento da inteligência sonora. Buscou-se definir a relação existente entre os parâmetros do som e os elementos musicais gerados por eles, reconhecendo-se que a compreensão da origem desses conceitos sonoros como fenômeno físico deve ser vista como uma manifestação de inteligência sonora. Concluiu-se que a turma investigada ignora boa parte das definições dos conceitos sonoros tratados nesta pesquisa; a aprendizagem e o reconhecimento destes conceitos são facilitados quando acompanhados de uma ilustração sonora; é possível tornar o ensino desses conceitos sonoros significativo, partindo-se da perspectiva de explicá-los na qualidade de fenômeno físico, levando a perceber que o conhecimento dos parâmetros do som e dos elementos musicais é fundamental para desenvolver a inteligência sonora. Assim, este entendimento, além de outras reflexões acerca da educação foram considerados como subsídios para a prática pedagógica do professor, e também como uma forma de criar condições de acesso à cultura para o educando e para o educador, uma vez que os conceitos tratados neste estudo estão presentes na linguagem sonora e no discurso musical e, portanto, na leitura de textos sonoros.

Palavras-chave: Educação. Leitura. Formação de Professores. Música. Inteligência Sonora.

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Fazer Download agora!Desenvolvimento de Estratégias de Gestão de Sala de Aula no Pibid Artes Visuais: Pesquisa e Interven Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2017
Descrição:
RODRIGUES, Lilian

Este estudo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de estratégias de gestão de sala de aula no âmbito da formação docente inicial pelo PIBID Artes Visuais do Instituto Federal - câmpus Palmas. Para a realização desta pesquisa foi feita uma intervenção usando a metodologia Vigotskyana e Bakthiniana da Clínica da Atividade (CLOT, 2007/2010), tendo como lócus as aulas da disciplina de Arte do Colégio Estadual Alto da Glória. Utilizando como método a autoconfrontação simples e cruzada (FAÏTA, 1996; CLOT, 2007/2010) verificou-se como problemática as adaptações que a dupla de professoras em formação envolvida realizava no seu trabalho docente. Para a fundamentação teórica deste trabalho apresentamos uma discussão entre a racionalidade técnico instrumental e o modelo da totalidade complexa (MORIN, 2005; RAYNALT, 2004; LEFF, 2010), trazendo a proposta da Clínica da Atividade como uma alternativa deste segundo modelo. Buscamos em Santos (1997/2010) a relação entre a Universidade e a escola pública; na Linguística de Bakhtin (2011/2016) mobilizamos os conceitos de conteúdo temático, construção composicional, estilo e arquitetônica; na Psicologia de Vigotsky (1998/2007) abordamos o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP); na Ergonomia de Guérin et al. (2004) abordamos os conceitos de trabalho prescrito e trabalho realizado também utilizados na atividade docente por Souza-e-Silva (2004). Para a análise dos dados produzidos nas aulas e nas sessões de autoconfrontação simples e cruzada, utilizamos além das teorias já citadas, o conceito de gestão de classe, aqui denominado gestão de sala de aula (GAUTHIER ET AL. 1998); a concepção de atenção como função psicológica superior (VIGOTSKY, 2001) e a perspectiva da discussão como forma de aprendizagem (PONTECORVO, 2005). A partir da análise dos dados constatou-se que mesmo em meio às adversidades da escola pública, as professoras em formação encontram alternativas de gestão de sala de aula, pensando em questões relativas à aprendizagem, como a atenção, a discussão, a apercepção e o interesse dos alunos em suas propostas. A observação dos dados traz ainda o PIBID como recurso capaz de tornar visível a precariedade da escola pública. O Programa possibilita ainda a capacitação dos professores iniciantes em situações práticas de ensino. Através da implementação da Clínica da Atividade foi possível observar uma mudança de racionalidade na forma como as docentes conduzem as suas aulas. Essa tomada de consciência e as críticas trazidas pelas professoras representam um indicativo de esforço por mudança e uma nova perspectiva para a escola pública.

Palavras-chave: Formação Docente Inicial. PIBID Artes Visuais. Estratégias de Gestão de Sala de Aula. Clínica da atividade. Autoconfrontação.

Downloads 1755  1755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribui Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
BORDIN, Rodrigo

Composta por três capítulos, a presente dissertação aborda a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica destinada à população do campo com o objetivo de apresentar os seus referenciais teóricos e metodológicos e sua aproximação com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. Caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo acerca da Educação do Campo enfatizando-se o contexto histórico e alguns elementos conceituais, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no contexto mundial e brasileiro, permitindo-se perceber as relações intrínsecas que há nessa proposta metodológica com a educação do campo. Faz-se, também, um apanhado teórico-conceitual dos pilares e instrumentos que compõem a prática pedagógica desta proposta educacional evidenciando-se a formação integral, técnico/científica e orientação profissional através do diálogo de saberes a partir do contexto familiar, social e educativo de forma interdisciplinar. Estudou-se, também, a contribuição de pensadores da educação à Pedagogia da Alternância com o intuito de se verificar a aproxima- ção dessa proposta de educação com as tendências pedagógicas educacionais o que permitiu a compreensão de que seus fundamentos teóricos e metodoló- gicos se apoiam em diferentes tendências pedagógicas e que, nesse contexto, há um vasto campo de estudos para se mostrar e (re)criar.

Palavras-chave: Pedagogia da alternância. Educação do campo. Tendências pedagógicas da educação.

Downloads 1850  1850  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR - Câmpus Pato Branco  Site http://
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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Representação social de danças tradicionais gaúchas Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
IOTTI, Valdenir

A cultura gaúcha, disseminada principalmente no sul do Brasil, é expressão de um contexto sociocultural da região sulina, marcada por forte influência dos imigrantes que ocuparam o território. Com características singulares, a cultura gaúcha se diferencia das demais culturas brasileiras, encontrada em outras regiões do Brasil. Sua maneira de atuar permite vivenciar e atualizar valores que referencia a tradição. A pesquisa tem como objetivo compreender as representações sociais de dança para um grupo de pessoas que participam do festival de danças tradicionais gaúchas do estado do Paraná, pelo CTG Recordando os Pagos de Francisco Beltrão. Ao pensar o CTG (Centro de Tradições Gauchas) como um espaço que promove a educação não-formal, essencial para a formação do sujeito na cultura gaúcha, com saberes e valores que não se aprendem na vivência escolar, a presente pesquisa justifica-se no mestrado em educação, pois aborda um tema de educação. Há a necessidade de identificar as representações sociais que são ancoradas nos valores propostos nas práticas das danças tradicionais, conseqüentemente relacionar a cultura gaúcha com a linguagem das danças tradicionais, contemplando a educação não formal que ocorre entre os sujeitos. Para tanto a pesquisa se deu entre os meses de outubro e novembro do ano de 2013, com a contribuição de 14 dos 24 dançarinos do Centro de Tradição Gaúcha Recordando os Pagos. Após feita a geração dos dados, realizou-se uma análise por meio dos dois métodos apresentados pela Representação Social, que é apresentada na abordagem processual e estrutural, constatando a representação dos dançarinos no que se refere a Dança Tradicional Gaúcha. Podemos destacar, a relação de sentimento apresentado pelos dançarinos e a relação dança competição que fica evidente nas análises.

Palavras-chave: Cultura. Saberes. Valores. Representação social. Cultura gaúcha.

Downloads 2380  2380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB  Site http://
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Fazer Download agora!A sobrevida das imagens: o reaparecimento da vênus em peças comunicacionais contemporâneas Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
PERES, Tatiana Romagnolli

Este trabalho investiga o reaparecimento da Vênus, da obra renascentista O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, em peças comunicacionais contemporâneas. Para tanto, discorre inicialmente sobre a teoria de Aby Warburg de pós-vida das imagens e seus consequentes desdobramentos. Estes são utilizados como uma pista teórica para a compreensão desta sobrevida e dos sentidos contidos nas imagens. Importante notar que, só muito recentemente esta teoria foi retomada por autores como Georges Didi-Hubberman (2013), Philippe-Alain Michaud (2013) e Norval Baitello Junior (2005). Apresenta também uma análise iconográfica de diferentes imagens como peças publicitárias, capas de revista e obras de arte que contemplam os citados elementos reminiscentes. Esta análise iconográfica se baseou em investigações feitas tanto por Warburg (2013) quanto por Erwin Panofsky (1982), no intuito de utilizar este nível de leitura como um procedimento analítico e comparativo de imagens. A partir destes levantamentos demonstra que a Vênus é constantemente reconfigurada em criações imagéticas atuais. Observa, com base nas imagens analisadas e em pesquisas bibliográficas realizadas sob a perspectiva warburguiana que, a Vênus é relida, em razão influências externas que perpassam pelo processo de constituição da memória (Mnemosyne) e da imagem enquanto texto cultural repleto de significações. Todos os apontamentos contribuem para confirmar a hipótese de que é possível desvendar os sentidos contidos nas imagens, sejam eles externos ou internos. Reafirma contribuições a respeito da relevância da imagem inserida em um contexto midiático que permite verificar a existência de uma conexão entre tempos na história. Conclui que, nas criações de peças comunicacionais são utilizadas imagens precedentes como fonte de inspiração, principalmente no tocante a criação dos elementos acessórios em movimento, cabelos e posição do corpo, permitindo confirmar a tese warburguiana, sobre a existência de uma pós-vida das imagens, na contemporaneidade.

Palavras-chave: Aby Warburg. Sobrevida. Imagem. Vênus. Peças comunicacionais contemporâneas.

Downloads 2868  2868  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA  Site http://
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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As políticas de educação especial no estado do paraná e a escola de educação básica na modalidade de Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
SALLES, Liliane Eremita Schenfelder

A presente pesquisa analisa a política de implantação da escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do Paraná, tendo como foco quatro escolas jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de Educação do município de Curitiba e região metropolitana norte e sul. A perspectiva metodológica embasou-se na abordagem do ciclo de políticas (Bowe et al., 1992; Ball, 1994; Mainardes, 2007, Mainardes e Marcondes, 2009), bem como em autores que discutem a educação inclusiva (Carvalho, 2004, Mantoan, 2006; Fernandes, 2007; entre outros). O desenvolvimento da pesquisa abrangeu: 1) entrevistas semiestruturadas com profissionais da Secretaria de Estado da Educação/Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional; Diretores e Professores do ensino fundamental das escolas de educação básica na modalidade de educação especial; 2) análise de legislações nacionais e locais destinadas a educação especial e inclusiva; 3) leitura dos três contextos da abordagem do ciclo de políticas: da influência através da análise dos desdobramentos da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; da produção de texto diante da política destinada aos alunos com deficiência proposta pelo estado do Paraná, considerando a Resolução n.º 3600/2011 e o contexto da prática, por meio das mudanças ocorridas com a alteração das escolas especiais, quanto aos aspectos pedagógicos e administrativos. Na análise de dados, constatou-se que: a) existem inúmeros desafios para a efetivação da política de inclusão, no Estado do Paraná; b) a política de implantação da escola de educação básica na modalidade de educação especial trouxe mudanças quanto aos aspectos administrativos; c) os aspectos pedagógicos ainda necessitam ser efetivados, principalmente no que tange a avaliação, currículo e projeto político pedagógico; d) a escola de educação básica na modalidade de educação especial é um espaço importante e necessário para o público com alto comprometimento; e) inúmeras dificuldades para que o contexto da produção de texto se efetive no contexto da prática, o que dificulta a implantação da Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial. Destaca-se, por fim, que a Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial é um processo em construção, que ainda demanda muitas discussões e avaliações, considerando em especial a definição do público a que se destina e sua identidade educacional.

Palavras-chave: Política educacional. Inclusão. Educação básica. Educação especial.

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Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O jovem e a aula de música: uma vivência para além da organização não governamental Popular Versão: PDF
Atualização:  22/6/2016
Descrição:
MALAGUTTI, Vânia Gizele

Este estudo trata da relação entre os jovens e a música, entendendo a juventude pela ótica da diversidade, tendo a cautela de não cair em determinismos, levando em consideração os diferentes sistemas de interação simbólica e sociais que interferem na trajetória social dos jovens (DAYRELL, 2001). Neste trabalho, tem-se como objetivo geral investigar qual o papel que a música cumpre na vida de jovens que participam de aulas de música em uma ONG (Organização Não Governamental) na cidade de Maringá/PR. Optou-se por construir as questões de pesquisa tendo como ponto de partida as aulas de música em ONGs. A partir da fala dos jovens, foram buscadas respostas para as seguintes perguntas: O que os levam a participar das aulas de música em ONGs? Os conhecimentos musicais adquiridos são levados para outros espaços de convívio, como a escola, a família ou espaços religiosos? Como eles passaram a se relacionar com a música a partir da participação nas aulas de música proporcionadas pela instituição? Das aulas de música participam jovens com idades entre 10 e 18 anos, tendo como instrumento principal o violão. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso com abordagem qualitativa (MINAYO, 1995; BOGDAN e BIKLEN, 1994; LUDKE e ANDRE, 1986). Utilizou como instrumentos para coleta de dados documentos fornecidos pela instituição, observações das aulas, entrevista com grupo focal e entrevistas individuais. Foram realizadas observações entre os meses de maio e dezembro de 2012, duas entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com seis jovens, com idade entre 13 e 17 anos. Além dos jovens, o presidente e o professor da ONG também foram entrevistados a fim de conhecer como o trabalho da instituição é organizado. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que os jovens participantes da pesquisa reconhecem como conhecimentos musicais o aspecto vivencial da música (SMALL, 1989), no caso a prática musical com o violão. Esses jovens buscam participar de práticas comunitárias em diversos ambientes e o aprendizado não se dá apenas na instituição, mas de forma “não linear” (SMALL, 1989) a partir da interação em diversos espaços de convívio.

Palavras-chave: Juventude. Música. ONG.

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