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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MILCAREK, Luciana

O presente objeto de estudo descreve uma proposta teórica de nsino para a Educação Infantil, tendo sido estabelecida quatro diretrizes básicas: 1. A Arte como eixo norteador. 2. A formação continuada dos profissionais envolvidos. 3. A diferenciação do espaço físico da escola, por meio de Ambientes de Aprendizagem, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança 4. A presença de um profissional específico das linguagens artísticas. Entre as abordagens
observadas nas pesquisas, mereceram destaque como fontes de inspiração, o trabalho realizado por Celéstin Freinet e o sistema seguido em Reggio Emilia, na Itália. Na seqüência, é possível verificar a aplicabilidade da proposta, por meio da descrição da implantação de um centro de educação infantil, sob coordenação da própria pesquisadora, no que se refere ao aspecto físico, artístico , pedagógico , de formação continuada dos profissionais envolvidos e a busca constante do equilíbrio entre as diretrizes básicas estabelecidas.

Palavras-chave: Diretrizes. Arte. Ensino. Aprendizagem. Educação Infantil.

Downloads 10932  10932  Tamanho do arquivo 1.80 MB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre impr Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOUZA, Maria Aparecida de

Este estudo analisa como a metodologia de Viola Spolin, explicitada no livro “Improvisação para o Teatro”, (2001), contribui para o aluno empreender reflexão crítica sobre os processos de indistinção estética na pós-modernidade. Esta pesquisa discorre sobre as matrizes teatrais e pedagógicas da metodologia de Spolin partindo de dois pilares desta: jogos e improvisação teatral. Tomando a pós-modernidade como condição histórica e cultural, este texto reflete sobre os conceitos de barbárie, sociedade tecnoestética, sociedade espetacular ou midiática. Busca-se a discussão sobre como a expansão da imagem associada à tecnologia e à mercadoria provoca a estetização do cotidiano, tornando inoperante a capacidade de nossos alunos de diferenciar arte e sua função social. O trabalho apresenta o embate entre os processos de indistinção estética e o teatro como realização singular, diferida, trazendo a análise sobre os procedimentos descritos em Spolin para as práticas de teatro-educação e sobre as maneiras pelas quais estes podem ser vislumbrados como instrumentos de reflexão a respeito dos processos de indistinção estética na pós-modernidade.

Palavras-chave: Teatro. Educação. Spolin.

Downloads 6478  6478  Tamanho do arquivo 472.23 KB  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC  Site http://www.tede.udesc.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Educação e comunicação: pelas vias de uma didática da obra de arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
POUGY, Eliana Gomes Pereira

Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho filosófico-educacional, visando analisar o dispositivo saber-poder da didática e propor a base epistemológica para a construção de uma Didática da Obra de Arte. A partir da perspectiva pós-estruturalista, com destaque para a produção de Michel Foucault, busquei encontrar algumas condições enunciativas que produziram o sujeito que ensina como alguém que depende da comunicação e de seus meios para transmitir mensagens claras e verdadeiras. Isolei uma série histórica constituída pela Bíblia, pela Didactica Magna de Comenius, pelo O Emilio de Rousseau e pelo Democracia e Educação de Dewey, entendendo-os como discursos que compartilham, a despeito de suas especificidades e diferentes objetos, o mesmo paradigma geral segundo o qual se estruturam os saberes científicos da comunicação. Conforme as idéias de Foucault, busquei, também, os efeitos dessas descrições na realidade, principalmente em relação à forma que essas descrições aparecem em sua materialidade. Concluí que, apesar das especificidades de cada uma das teorias pedagógicas, existe um aspecto que está presente em todas elas: o paradigma da comunicação como transmissão de mensagens, e, conseqüentemente, a idéia de ruído como uma exceção à regra. O paradigma da comunicação que entende o ruído como exceção faz parte de um outro paradigma mais forte e poderoso que sempre esteve presente no pensamento ocidental. O paradigma da disjunção, que preconiza a separação e a dicotomização entre sujeito e objeto do conhecimento, que preconiza a linguagem como representação do real e que não compreende toda a complexidade do pensamento humano. Entretanto, o ruído faz parte do processo de comunicação não como uma exceção, mas como uma regra. E como tal, possui sua especificidade e tem uma parte ativa no processo comunicacional. Por isso, também a partir da perspectiva pós-estruturalista, com destaque para a produção de Gilles Deleuze e Felix Guattari, propus a base epistemológica para a construção de uma Didática da Obra de Arte. Para tanto, resgatei as idéias de Deleuze e Guattari sobre linguagem, a palavra de ordem e a linguagem agramatical; as idéias de Maturana e Varella em relação ao aprendizado, a autopoiese; e as idéias de Pierre Lévy sobre inteligência, a inteligência coletiva. Segundo penso, assim como Deleuze afirmou que existe uma pedagogia que é do Conceito, existe uma Didática que é da Obra de Arte. Essa didática pode nos ajudar a compreender os momentos em que o processo de ensino e de aprendizado se processa entre o caos e o conhecimento, no mundo do ruído e da construção de sentido. Ela se caracteriza, principalmente, por compreender o entre-ensino.

Downloads 3203  3203  Tamanho do arquivo 691.47 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Dar forma é formar-se: processos criativos da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GIANNOTTI, Sirlene Maria

Esta dissertação de mestrado busca compreender a produção plástica das crianças na perspectiva do processo de sua elaboração. A pesquisa de campo se deu em oficinas de arte cerâmica, conduzidas e observadas pela pesquisadora, com um grupo de crianças entre 4 e 10 anos de idade. As oficinas foram oferecidas em uma escola da rede privada de ensino do município de São Paulo, nos anos de 2006 e 2007. Esta experiência forneceu elementos consistentes para a elaboração da reflexão pretendida neste trabalho. O tratamento do conjunto das vivências criativas desenvolvidas se inspira na pesquisa etnográfica e encontra bases conceituais na antropologia. Os dados da pesquisa de campo são registrados em forma de relatos e imagens fotográficas. A análise é feita a partir da experiência acumulada da pesquisadora como arte-educadora ceramista e de um referencial teórico, centrado principalmente nas obras analíticas da artista plástica e pensadora Fayga Ostrower, e nas as contribuições de José Antônio Marina, Anna Marie Holm, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa e Gaston Bachelard. A compreensão das vivências de criação deste grupo de crianças, em arte cerâmica, permitiu que a autora vislumbrasse a presença de percursos criativos individuais. Estes percursos ofereceram elementos originais para uma compreensão mais aprofundada do papel, importante e significativo, que a vivência de processos criativos da arte pode representar no desenvolvimento da infância. Esta pesquisa leva em consideração a singularidade das individualidades e do processo de formação de cada criança, ampliando, dessa maneira, o diálogo.

Palavras-chave: Acasos significativos. Arte cerâmica. Arte educação. Criatividade. Imaginação. Infância. Intuição. Percepção. Percursos criativos. Processo criativo.

Downloads 3596  3596  Tamanho do arquivo 8.67 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Estamparia têxtil Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
YAMANE, Laura Ayako

As manifestações culturais e artísticas surgiram no setor têxtil ainda nos primórdios da humanidade, utilizando-se, desde então, de pigmentos vegetais, e criando uma verdadeira aliança entre o ser humano, a natureza e o mundo do desenho. A moda retrata aspectos do vestuário desde o início da história do homem até a atualidade, relatando a estreita ligação com as tendências globalizadas. A moda, enquanto conseqüência do mundo econômico, reflete os acontecimentos sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. O presente estudo visa a introduzir os conceitos estruturais a respeito da cor, desde a sua definição até a ilustração dos ícones aos quais está associada. Introduz ainda a estamparia, que é das mais exigentes técnicas têxteis, e também a que mais se aproxima da Arte, indicando sua origem, fontes de inspiração, os diversos processos de fabricação e sua aplicação, desde os processos manuais até os digitais. Esta pesquisa versa sobre a importante e estratégica etapa de Pesquisa de Tendências, através de várias fontes, principalmente a Internet, a seleção de produtos junto aos vários profissionais, e, finalmente, o desenvolvimento de produtos têxteis nas fábricas, a necessidade de utilização de todo o maquinário disponível na tecelagem, na tinturaria e na estamparia.

Palavras-chave: Cores. Desenvolvimento de projeto têxtil. Estamparia. Moda.

Downloads 1502  1502  Tamanho do arquivo 5.14 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O rebaixamento da negatividade da arte: Um estudo sobre a instrumentalização do teatro na educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Yonara Dantas de

Este estudo discute a inserção do teatro no âmbito educacional, considerando o atravessamento do teatro pela instituição escolar e os movimentos que permearam a história do teatro. Com base na teoria crítica da sociedade desenvolvida por Theodor Wiesengrund Adorno, entende-se que o teatro, como expressão artística, é, em si, forma de conhecimento. Por meio do seu caráter de negatividade, as obras de arte condensam as antinomias e os antagonismos como antíteses da sociedade enquanto problema de sua forma interna, o que potencializa a arte como crítica imanente à realidade social. Partindo desse entendimento, buscou-se elucidar como o teatro se relaciona com os demais conteúdos escolares. Para tanto, foram selecionadas como material para análise quatro produções acadêmicas sobre teatro e educação, entre dissertações e teses produzidas na Universidade de São Paulo, já situadas dentro do contexto da vigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, e da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. As reflexões de Theodor W. Adorno e as discussões apresentadas nas obras selecionadas contribuem para a compreensão do objeto de estudo, em uma análise sobre a relação entre teatro e educação escolar, a qual indaga de que maneira, nessa relação, o teatro encontra-se rebaixado em seu potencial de contato com a realidade e de crítica a ela. Da análise das quatro obras selecionadas é possível depreender que o teatro encontra-se instrumentalizado, tendo em vista que as atividades de ensino de teatro têm ido ao encontro de uma educação afirmativa da ordem vigente

Palavras-chave: Adorno Theodor Wiesegrund - 1903-1969. Educação. Negatividade. Teatro. Teoria Crítica.

Downloads 1338  1338  Tamanho do arquivo 495.47 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A angústia na obra de Ingmar Bergman: Sarabanda em ser e tempo de Martim Heidegger Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BRANCO, José Luiz de Campos Castejón

O presente estudo procurou discutir o conceito de angústia de forma ampla e não apenas como habitualmente se considera, isto é, como estreitamento da liberdade humana ou como comportamento mórbido a ser removido. Existem outras formas de expressão da angústia, a partir de uma dimensão estrutural ontológica fundamental, peculiar ao homem. Procurou-se assim, avaliar qualitativamente as implicações provocadas pela angústia, por meio da análise do filme “Sarabanda” - 2003, de Ingmar Bergman, segundo a Analítica Existencial de Martin Heidegger. Para tanto, os personagens foram interpretados considerando-se as estruturas essenciais da existência humana, pois a angústia se relaciona com elas intrinsecamente. Verificou-se, diante dos cinco personagens analisados (Marianne, Johan, Karin, Henrik e Martha), que apenas duas (Marianne e Karin), puderam experimentar o que foi denominado como angústia existencial, ao contrário das vivências de Johan, Henrik e Martha, denominadas como angústia patológica, guardadas as diferenças individuais.

Palavras-chave: Angústia. Condição humana. Estruturas ontológicas. Fenomenologia. Manifestações ônticas.

Downloads 8188  8188  Tamanho do arquivo 1.61 MB  Plataforma Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp089516.pdf
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