Categoria: Arte Dissertações |
Ensino de arte para alunos com deficiência: relato dos professores |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MICHELETTO, Franciane Sonni Martins
A literatura tem pontuado a importância da adaptação e adequação de recursos e estratégias para o ensino do aluno com deficiência. Nesse sentido, a disciplina de Arte poderia ser uma área importante para os professores do ensino regular, das diferentes disciplinas, vincularem seus objetivos de ensino e favorecerem as adequações necessárias aos alunos com deficiência. Considerando-se esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o relato dos professores responsáveis pela disciplina de Arte, em relação às contribuições desta para o aluno com deficiência. Participaram desse estudo três professoras do Ensino Regular Fundamental de 1a à 4a séries, atuantes na disciplina de Arte com alunos com deficiência matriculados nas suas salas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada e caderno de conteúdo. Após a primeira entrevista com os três professores, os resultados foram transcritos e organizados no caderno de conteúdo por meio de categorias, e entregues as professoras que analisaram suas falas, nos três encontros subseqüentes. Ao serem realizados os procedimentos de coleta de informações, por meio do caderno de conteúdo, foram estabelecidos os temas e subtemas de acordo com o objetivo proposto: Tema 1 – Formação do professor, identificados os subtemas: - formação básica, continuada e assessorias; Temas 2 – Comunicação, subtemas: interação, compreensão e formas de expressão; Tema 3 – Planejamento Pedagógico, subtemas: objetivo, procedimento, adaptação curricular e resultados. Os temas e subtemas foram encaminhados para avaliação de dois juízes com experiência na área. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância da Arte para os alunos com deficiência, porém encontram dificuldades em atuar com os mesmos. Assim sendo, foi possível constatar que todas as professoras tinham curso superior, entretanto, nenhuma delas cursou Graduação ou Formação Continuada em Artes, tampouco cursos de capacitação a respeito do aluno com deficiência. Evidenciou-se, também, que as entrevistadas apresentaram dificuldades em promover a interação dos alunos com deficiência junto aos demais alunos. Embora tenham mostrado esforço em adaptar algumas estratégias didáticas de trabalho na disciplina de Arte, estas não têm contribuído de maneira relevante para viabilizar a influência mútua desses alunos. Não manifestaram, portanto, realizar procedimentos que contemplem o real significado da Arte. As professoras entrevistadas acreditaram que o ensino da Arte favorece o desenvolvimento dos alunos, o que é considerado relevante. Todavia, os dados revelaram a necessidade de as professoras compartilharem de uma visão mais ampla do fazer artístico, pensando na construção de uma aprendizagem mais significativa, abarcando recursos e procedimentos que contribuíssem para uma prática mais inovadora. Tais dados indicaram a necessidade de programas direcionados à formação dos educadores para atuarem na disciplina de Arte junto aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência.
Palavras-chave: Educação Especial. Arte. Formação de Professores. Inclusão.
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11558 704.70 KB Universidade Estadual Paulista - UNESP http://polo1.marilia.unesp.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Notícia virtual: um olhar sobre a linguagem imagética |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ZUTIM, Sueli
O presente estudo decorre do interesse em aprofundar conhecimentos referentes à utilização da linguagem imagética nos noticiários da internet, que se constitui, na atualidade, no meio de comunicação mais rápido e dinâmico. Apresenta uma reflexão acerca de notícias virtuais que abordam o tema natureza nos sites da WWF-Brasil e da Greenpeace-Brasil. A pesquisa objetivou detectar se as notícias veiculadas são coerentes com o enunciado das respectivas missões dos sites. Selecionaram-se duas notícias vinculadas ao tema em cada site; estas foram analisadas quanto à relação de coerência ou não com os objetivos estabelecidos pelas próprias organizações. O estudo, desenvolvido em quatro capítulos, utiliza a linguagem metafórica para estabelecer uma relação entre o bordado do ponto cruz e a história; traça um percurso por diferentes épocas, temas e fotógrafos; reflete sobre o uso da linguagem imagética presente nos textos de notícias virtuais; e a liberdade de criar novas imagens, resgatar memórias e despertar sentidos, com base na leitura das fotografias inseridas nas reportagens analisadas. A observação, usada como método para interpretar e descrever, revela que as notícias publicadas pelas duas ONGs se apropriam da linguagem escrita e da linguagem fotográfica, empregando suas potencialidades para despertar sentidos e apresentar e/ou representar realidades como recursos de persuasão dirigidos aos visitantes dos sites.
Palavras-chaves: Fotografia. Linguagens imagéticas. Experiência. Leitura. Notícias virtuais. Apresentação-representação.
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18860 2.58 MB Universidade do Estado de São Paulo - UNESP http://athena.biblioteca.unesp.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Teatro, violência e adolescência |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SOUSA, Janaina de
Esta pesquisa é resultado da preposição de uma estratégia teatral, chamada círculos concêntricos. Através das aulas de teatro, com adolescentes de uma sétima e oitava série da rede municipal de Florianópolis, foi construído os círculos da violência, tema este escolhido pelos alunos. Esta pesquisa fala de como se realizou tal processo, quais as dificuldades encontradas no processo artístico e pedagógico, quais os tipos de violências que estes adolescentes sofrem ou praticam no seu dia a dia. Fala também de como é importante ouvir nossos alunos, e com eles resignificar objetos, transformar espaços comuns em espaços de representação e da colaboração na construção da consciência crítica e artística perante o tema trabalhado, através do teatro.
Palavras chave: Teatro. Adolescência. Círculos da violência. Violência verbal. Corporal. Sexual e simbólica.
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20292 1.45 MB Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://www.tede.udesc.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Matemática e Música: práticas pedagógicas em oficinas interdisciplinares |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Gean Pierre da Silva
Este trabalho investigou as relações entre música e matemática para serem usadas em fins didáticos auxiliando no ensino/aprendizagem dessas duas áreas do saber. Usamos a história da matemática/música como fio condutor desse processo. O objetivo foi verificar como essas práticas pedagógicas podem produzir afetividade no aluno e auxiliá-lo na compreensão de alguns conceitos matemáticos e musicais. Com esse intuito, utilizamos como procedimento de investigação a realização de oficinas pedagógicas interdisciplinares de matemática e música, ministradas a licenciandos e professores dessas áreas. As atividades desenvolvidas nessas oficinas foram exercícios teóricos e práticos, confecção de instrumentos e materiais didáticos, leitura e interpretação, discussões, contendo uma compreensão básica da música e da matemática, para que fosse possível entender suas inter-relações. Para a captação de dados utilizamos gravação em videoteipe, questionários, observações do pesquisador e de dois participantes das oficinas. As análises dos dados mostraram que a proposta apresentada pode favorecer a produção de afetividade e pode ser uma alternativa no ensino/aprendizagem de proporções, razões, notas musicais, intervalos musicais e escalas. Percebemos também que as atividades podem ser desenvolvidas em uma sala de aula, mas que requer um preparo mais abrangente do professor, por se tratar de atividades interdisciplinares que exigem conhecimento de conteúdos das áreas da matemática e da música. Palavras Chave: Música. Matemática. Aprendizagem. Ensino. História da Matemática e da Música.
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21337 1.44 MB Universidade Federal do Espírito Santo - UFES http://www.ppge.ufes.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Brincar e Dançar .... É só começar |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira
O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança, geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir tanto as mais fortes quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.
Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura. Arte.
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51238 634.07 KB Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP http://efartigos.atspace.org/danca.html |
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