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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O protagonista no psicodrama sócio-educacional e no teatro-educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira

O objetivo deste trabalho é investigar o conceito “protagonista” e sua utilização entre educadores de psicodrama sócio-educacional e educadores de teatro-educação. Participaram desta pesquisa onze profissionais de psicodrama sócio-educacional e sete de teatro-educação, além de dezessete estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os princípios questionadores foram: (1) a afirmação das semelhanças e diferenças entre os grupos quanto à conceituação de “protagonista”; (2) como esses grupos utilizavam esse conceito; (3) qual o objetivo de seu trabalho. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com questões abertas. Algumas entrevistas foram gravadas e outras foram concedidas por escrito, atendendo à preferência e à disponibilidade dos entrevistados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para as questões subjetivas. Os resultados mostram convergência em relação à importância do termo “protagonista” como conceito fundamental, e divergência em relação ao seu uso. De modo geral, para psicodramatistas sócio-educacionais o protagonista é aquele que emerge do grupo num contexto dramático e tem um caráter de transformação pessoal e do grupo em que está inserido. A ênfase recai na singularidade de cada pessoa, nas suas configurações afetivas e redes de comunicação dentro do grupo; para educadores de teatro-educação, o protagonista é ator do teatro formal, que estuda para exercer o melhor papel, e tanto ele como todo o grupo trabalham para mostrar o enredo, a trama, o conflito em cena. A ênfase recai sobre o trabalho do grupo, apontando principalmente para uma preocupação estética. Sem que se coloque um ponto final, conclui-se que as diferentes práticas têm contribuído para a definição, o esclarecimento e a ampliação do conceito. Que as diferenças percebidas não são excludentes, muito menos negativas; ao contrário, contribuem para tornar o termo “protagonista” um conceito vivo, dinâmico, que evolui continuamente, e que há uma tendência à ampliação de sua utilização nos âmbitos social e pessoal.

Palavras-chave: Protagonista. Sociodrama. Teatro. Jogo. Educação.

Downloads 1321  1321  Tamanho do arquivo 538.32 KB  Plataforma  Universidade de Brasília – UnB   Site http://ciasonhar.org.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O rebaixamento da negatividade da arte: Um estudo sobre a instrumentalização do teatro na educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Yonara Dantas de

Este estudo discute a inserção do teatro no âmbito educacional, considerando o atravessamento do teatro pela instituição escolar e os movimentos que permearam a história do teatro. Com base na teoria crítica da sociedade desenvolvida por Theodor Wiesengrund Adorno, entende-se que o teatro, como expressão artística, é, em si, forma de conhecimento. Por meio do seu caráter de negatividade, as obras de arte condensam as antinomias e os antagonismos como antíteses da sociedade enquanto problema de sua forma interna, o que potencializa a arte como crítica imanente à realidade social. Partindo desse entendimento, buscou-se elucidar como o teatro se relaciona com os demais conteúdos escolares. Para tanto, foram selecionadas como material para análise quatro produções acadêmicas sobre teatro e educação, entre dissertações e teses produzidas na Universidade de São Paulo, já situadas dentro do contexto da vigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, e da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. As reflexões de Theodor W. Adorno e as discussões apresentadas nas obras selecionadas contribuem para a compreensão do objeto de estudo, em uma análise sobre a relação entre teatro e educação escolar, a qual indaga de que maneira, nessa relação, o teatro encontra-se rebaixado em seu potencial de contato com a realidade e de crítica a ela. Da análise das quatro obras selecionadas é possível depreender que o teatro encontra-se instrumentalizado, tendo em vista que as atividades de ensino de teatro têm ido ao encontro de uma educação afirmativa da ordem vigente

Palavras-chave: Adorno Theodor Wiesegrund - 1903-1969. Educação. Negatividade. Teatro. Teoria Crítica.

Downloads 1339  1339  Tamanho do arquivo 495.47 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de

A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem. Arte.

Downloads 1512  1512  Tamanho do arquivo 904.77 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Os jogos de mãos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOUZA, Fernanda de

A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as crianças aprendem e desenvolvem habilidades musicais a partir das relações construídas com seus pares no contexto dos jogos de mãos, vivenciados por elas espontaneamente no recreio escolar. O estudo baseou‐se na perspectiva sociocultural de desenvolvimento humano de Barbara Rogoff, particularmente no seu conceito de participação orientada, que propõe como unidade de análise a participação das crianças na atividade sociocultural da comunidade em que estão inseridas. O delineamento metodológico da pesquisa esteve voltado para o estudo de caso tendo como principal ferramenta de coleta de dados a observação participante. No período de 35 encontros, observou‐se o trabalho conjunto de um grupo de crianças entre 5 e 10 anos que vivenciavam os jogos de mãos no recreio escolar. A partir da transcrição dos jogos e das reflexões sobre os dados obtidos buscou‐se compreender, a partir dos processos de criação e de transformação dos jogos de mãos, a participação orientada estabelecida entre as crianças a partir de suas reflexões individuais e coletivas. Como conclusão do trabalho presume‐se que os jogos de mãos fornecem um contexto apropriado para que a aprendizagem musical ocorra, sendo este
construído a partir das perspectivas das próprias crianças, o que nos traz ricas possibilidades de compreender melhor o seu pensamento musical.

Palavras-chave: Jogos de Mãos. Aprendizagem Musical. Participação Orientada.

Downloads 53948  53948  Tamanho do arquivo 4.28 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/20366
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Outros modos de ver: imagens cinematográficas no ensino de artes visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ASSIS, Henrique Lima

A escola, na atualidade, é um dos espaços em que se produz significados sobre o quotidiano, por meio de práticas culturais, conceitos e valores. Assim sendo, o objeto desta investigação é o desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens artísticas, mediadas pelas imagens técnicas, em especial, as imagens eletrônicas da origem do cinema. Nesta pesquisa, a principal questão motivadora foi a viabilidade do ensino de artes visuais a partir de tais modalidades imagéticas. Nesse sentido, um conjunto de aprendizagens envolvendo as narrativas visuais dos irmãos Lumière e de Georges Méliès foi por mim planejado para ser desenvolvido pelo grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia de Goiânia, que, também, produziu suas visualidades, levando ao debate questões percebidas em torno do quotidiano das relações estabelecidas entre os educandos e seus professores. Como reflexão dessa prática cultural educativa, os estudantes, os docentes e eu assistimos aos curtas produzidos pelos secundaristas da sala D, orientados pelos processos metodológicos da Cultura Visual, e os e discutimos. Assim, nos aproximamos dessas narrativas mediados pelas seguintes indagações: o que essas imagens nos permitem pensar; quais relações podemos estabelecer e o que elas falam sobre nós? Dentre outras questões levantadas, as narrativas visuais dos alunos provocaram uma diversidade de sentimentos e interpretações sobre, por exemplo, as relações de poder estabelecidas na intimidade da Escola-Campo e a ausência do diálogo, da interação e da escuta nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, para os educandos, a atenção, o diálogo e a possibilidade de reivindicar, como alternativa para serem ouvidos, e para mim, diálogo, ação e reflexão da ação no contexto de minha prática pedagógica, foram alguns dos principais conceitos que nós, sujeitos ligados nessa investigação, pudemos experimentar na Escola-Campo.

Palavras-chave: Interpretação de produção fílmica. Ensino de arte. Artes visuais.

Downloads 1275  1275  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Federal de Goiás -UFG  Site http://bdtd.ufg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Palco de experiências, artes e desartes com o teatro (1996-2006) Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARROS, Lais Doria Passos Monteiro de

A presente pesquisa descreve o processo experimental desenvolvido pela Casa de Ensaio (1996-2006) envolvendo crianças e adolescentes em desvantagem social, moradores de bairros periféricos da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave: Educação e Terceiro Setor. Jogos Teatrais. Pedagogia de Teatro. Teatro Infantil.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 9.33 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CRUZ, Maria Cristina Meirelles Toledo

O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais.

Palavras-chave: Arte-Educação. Casa Redonda Centro de Estudos. Educação da sensibilidade.

Downloads 829  829  Tamanho do arquivo 5.84 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Poéticas Visuais em construção - O fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LELIS, Soraia Cristina Cardoso

Apresentada ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre, a dissertação traz uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica.

Downloads 2809  2809  Tamanho do arquivo 341.79 KB  Plataforma Universidade Federal de Uberlândia - UFU  Site http://www.nupea.fafcs.ufu.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Políticas públicas educacionais - prática musical na escola pública paulista Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Leila

Neste trabalho pretendeu-se discutir o papel do ensino da música nos diferentes períodos históricos, a partir da promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, procurar entender como a mesma tem sido tratada no contexto educacional e quais políticas públicas que a têm norteado. O primeiro capítulo trata dos termos conceituais que envolvem a política educacional brasileira, os aspectos históricos dessas políticas e da educação brasileira, dentro do contexto social, feito por meio de pesquisas bibliográficas em textos relevantes para o assunto. O segundo capítulo versa sobre a arte na educação brasileira enfocando-se a prática musical nas escolas de ensino fundamental no qual se faz um histórico da educação musical no Brasil. No terceiro capítulo, enfocam-se as políticas públicas que norteiam a educação, as Leis, Decretos, Órgãos ligados a ela, os Parâmetros Curriculares Nacionais, tratando os seus objetivos dentro da disciplina Artes e, mais especificamente, da Música. No quarto capítulo, considerou-se a visão de alguns educadores por meio de entrevistas. No quinto capítulo, fez-se a análise de questionários que foram aplicados aos professores de Artes da rede pública estadual e municipal do Estado de São Paulo. A análise é qualitativa, visto que, para chegar-se a um panorama da prática musical do ensino público paulista, faz-se necessário entender o processo.

Palavras-chave: Educação Musical. Prática do ensino da música. Música na escola pública. Escola pública Paulista. Política pública educacional.

Downloads 1469  1469  Tamanho do arquivo 1.07 MB  Plataforma Universidade Estadual Paulista – UNESP  Site http://www.ia.unesp.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem das artes plásticas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CURY, Vera Cristina Sgambato

Esse trabalho busca estabelecer relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem da arte, mantendo o foco nas artes plásticas. Desse modo o ato de desenhar, observar, perceber e imaginar, exercidos na ação artística, são considerados a partir do funcionamento do sistema nervoso. O conhecimento de como o encéfalo funciona pode dar subsídios importantes para futuras formulações metodológicas da área.

Palavras-chave: Arte. Cognição. Ensino e aprendizagem. Imaginação. Neurociência. Percepção.


Downloads 21594  21594  Tamanho do arquivo 9.11 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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