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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Uma idéia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GRINOVER, Marina Mange

Este trabalho de pesquisa refere-se à documentação da obra escrita da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). A partir do levantamento de seu acervo escrito, estrutura o banco de dados para organizar a catalogação de seus textos com informações bibliográficas, dados das revistas e resumo de conteúdos, bem como faz a indicação dos acervos onde é possível encontrar os textos. Em paralelo, a pesquisa descortina o cenário intelectual das publicações nas quais a arquiteta trabalhou na Itália e no Brasil. Através do levantamento das ideias fundamentais de seus colegas na Itália racionalista de 40 a 46, do debate nas revistas e jornais como Domus, Casabella, Lo Stile, Grazia, apresenta-se o contexto no qual a arquitetura moderna se consolidou no país. Os discursos transitavam entre as definições estéticas e técnicas do racionalismo e as posições político-sociais. Lina Bo Bardi, recém formada, absorveu este debate de modo estrutural para a atividade profissional desenvolvida no Brasil. O trabalho aborda também o panorama das ideias de arquitetura no Brasil modernista e pós Brasília percorrendo o período de 1947 a 1985 para estruturar o percurso do trabalho escrito da arquiteta imigrada. Elaborando sua ideia de arquitetura nas revistas Habitat, Mirante das Artes, Malasartes, ou jornais da época, Lina Bo Bardi colaborou para a difusão da arquitetura moderna nacional valorizando a construção de uma cultura urbana ancorada nas experiências das vanguardas modernas europeias e de um sentido desalienado para o léxico popular. A pesquisa publica ainda, fac-similares de artigos ao longo do texto sobre este estado de questões no campo da arquitetura na Itália e no Brasil. Eles estão articulados ao panorama de conceitos e debates no qual forjou-se a ideia de arquitetura de Lina Bo Bardi.

Palavras-chave: Arquitetura moderna. Brasil. Crítica. Desenho industrial. Itália. Periódicos técnicos científicos.

Downloads 512  512  Tamanho do arquivo 18.83 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Outros modos de ver: imagens cinematográficas no ensino de artes visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ASSIS, Henrique Lima

A escola, na atualidade, é um dos espaços em que se produz significados sobre o quotidiano, por meio de práticas culturais, conceitos e valores. Assim sendo, o objeto desta investigação é o desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens artísticas, mediadas pelas imagens técnicas, em especial, as imagens eletrônicas da origem do cinema. Nesta pesquisa, a principal questão motivadora foi a viabilidade do ensino de artes visuais a partir de tais modalidades imagéticas. Nesse sentido, um conjunto de aprendizagens envolvendo as narrativas visuais dos irmãos Lumière e de Georges Méliès foi por mim planejado para ser desenvolvido pelo grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia de Goiânia, que, também, produziu suas visualidades, levando ao debate questões percebidas em torno do quotidiano das relações estabelecidas entre os educandos e seus professores. Como reflexão dessa prática cultural educativa, os estudantes, os docentes e eu assistimos aos curtas produzidos pelos secundaristas da sala D, orientados pelos processos metodológicos da Cultura Visual, e os e discutimos. Assim, nos aproximamos dessas narrativas mediados pelas seguintes indagações: o que essas imagens nos permitem pensar; quais relações podemos estabelecer e o que elas falam sobre nós? Dentre outras questões levantadas, as narrativas visuais dos alunos provocaram uma diversidade de sentimentos e interpretações sobre, por exemplo, as relações de poder estabelecidas na intimidade da Escola-Campo e a ausência do diálogo, da interação e da escuta nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, para os educandos, a atenção, o diálogo e a possibilidade de reivindicar, como alternativa para serem ouvidos, e para mim, diálogo, ação e reflexão da ação no contexto de minha prática pedagógica, foram alguns dos principais conceitos que nós, sujeitos ligados nessa investigação, pudemos experimentar na Escola-Campo.

Palavras-chave: Interpretação de produção fílmica. Ensino de arte. Artes visuais.

Downloads 1275  1275  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Federal de Goiás -UFG  Site http://bdtd.ufg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O desenho moderno de Saul Steinberg Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Daniel Oliveira

A pesquisa é voltada para o estudo da obra de Saul Steinberg, com enfoque nas contribuições de sua produção para o desenvolvimento do cartum moderno e das artes gráficas. Para tanto, busca sistematizar a vida e obra de Steinberg (1914-1999), com ênfase nas transformações ocorridas em seu trabalho no decorrer de sua carreira, relacionando-as ao conjunto de sua produção, ao contexto histórico e à produção das artes gráficas - cartum, ilustração, desenho gráfico. O trabalho busca desenvolver uma análise do desenho do artista, partindo da hipótese de seu caráter moderno - baseado em síntese e simplicidade. É intenção desta pesquisa, também, contribuir com o mapeamento de parte da história das artes gráficas do Brasil e do mundo, neste caso privilegiando a produção gráfica moderna do século XX.

Palavras-chave: Ambigüidade. Artes gráficas. Cartum. Depuração. Desenho gráfico. Desenho moderno. Design gráfico. Histórias em quadrinhos. Ilusão. Ilustração. Modernismo. Paródia. Saul Steinberg. Simplicidade. The New Yorker.

Downloads 470  470  Tamanho do arquivo 23.27 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Palco de experiências, artes e desartes com o teatro (1996-2006) Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARROS, Lais Doria Passos Monteiro de

A presente pesquisa descreve o processo experimental desenvolvido pela Casa de Ensaio (1996-2006) envolvendo crianças e adolescentes em desvantagem social, moradores de bairros periféricos da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave: Educação e Terceiro Setor. Jogos Teatrais. Pedagogia de Teatro. Teatro Infantil.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 9.33 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Intercâmbio cultural cidade-campo: uma experiência de ensino da arte em um assentamento do Movimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DANTAS, Edna Lucia Martins

A presente dissertação relata uma experiência de intercâmbio cultural entre educandos de uma escola pública da cidade de São Paulo e educandos de um assentamento do Movimento dos Sem Terra na cidade de Itaberá-SP, por meio da arte, da leitura e da escrita, baseada em teorias de ensino-aprendizagem em educação e arte. Esta proposta, inspirada no Programa Escolas-Irmãs (uma vertente da Mobilização Social do Programa Fome Zero do Governo Federal), visa conhecer como os educandos da cidade e do campo se expressam, através da arte, da leitura e da escrita, mediante a troca de correspondências, e possibilitar aos educandos uma integração e respeito mútuo. A iniciativa do projeto de intercâmbio partiu do ensino da arte e ocorreu no decorrer do ano letivo de 2007, sem envolvimento com toda a comunidade escolar, portanto trata-se de um recorte sobre o ensino da arte e apenas aponta um caminho que não se esgota nesta pesquisa.

Palavras-chave: Arte-educação. Artes plásticas. Escola pública. Intercâmbio cultural. Letramento. Movimento dos Sem-Terra.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Cenografia brasileira século XXI: diálogos possíveis entre a prática e o ensino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COHEN, Miriam Aby

Os diálogos possíveis entre a prática e o ensino da Cenografia no Brasil aqui identificados são resultantes da investigação e da reflexão sobre a formação do cenógrafo contemporâneo a partir da perspectiva de experiências na prática teatral. O cenógrafo é aqui tratado como artista, responsável pela identidade visual do acontecimento teatral e colaborador no processo de sua criação. A Cenografia é encarada como linguagem situada no contexto teatral sem, no entanto, excluir os seus desdobramentos na prática atual, entendendo que, a partir da sua origem, que é o Teatro, podemos transpor boa parte desta experiência para as demais áreas. O desenvolvimento desta pesquisa baseia-se no acompanhamento in loco de processos vivenciados e metodologias aplicadas nas principais instituições brasileiras de ensino da Cenografia. Os procedimentos são analisados diante do objetivo de reconhecer e apontar caminhos produtivos para a formação do futuro artista cenógrafo. Esta investigação busca indicar rumos que de fato contribuam para o desenvolvimento da qualidade artística e técnica do cenógrafo, de forma que não o restrinja apenas a responder com segurança às suas atribuições, mas que o prepare para atuar e colaborar, efetivamente, como artista criador, nos processos e realizações contemporâneas, participando do desenvolvimento das Artes Cênicas.

Palavras-chave: Teatro Contemporâneo. Cenografia. Prática. Formação. Processo Criativo.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem das artes plásticas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CURY, Vera Cristina Sgambato

Esse trabalho busca estabelecer relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem da arte, mantendo o foco nas artes plásticas. Desse modo o ato de desenhar, observar, perceber e imaginar, exercidos na ação artística, são considerados a partir do funcionamento do sistema nervoso. O conhecimento de como o encéfalo funciona pode dar subsídios importantes para futuras formulações metodológicas da área.

Palavras-chave: Arte. Cognição. Ensino e aprendizagem. Imaginação. Neurociência. Percepção.


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CRUZ, Maria Cristina Meirelles Toledo

O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais.

Palavras-chave: Arte-Educação. Casa Redonda Centro de Estudos. Educação da sensibilidade.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso

A pesquisa relatada visa responder à questão: a arte pictórica é acessível ao cego? Assim, a presente dissertação trata da fidelidade do entendimento tátil do cego e das imagens criadas em seu imaginário através da leitura tátil e reprodução por meio de suporte adaptado. Relata e discorre a respeito de como essas imagens são criadas por meio da multissensorialidade e a possibilidade da produção artística.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Arte para cegos. Didática Multissensorial. Pedagogia Especial.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Paula Alexandra Reis

Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da “educação para os meios”, da “mediação tecnológica no ensino” e “mediação na gestão comunicativa”, ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da “Análise de Conteúdo” em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Palavras-chave: Educação Musical. Comunicação. Educomunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Interdisciplinaridade.

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