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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Educação e comunicação: pelas vias de uma didática da obra de arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
POUGY, Eliana Gomes Pereira

Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho filosófico-educacional, visando analisar o dispositivo saber-poder da didática e propor a base epistemológica para a construção de uma Didática da Obra de Arte. A partir da perspectiva pós-estruturalista, com destaque para a produção de Michel Foucault, busquei encontrar algumas condições enunciativas que produziram o sujeito que ensina como alguém que depende da comunicação e de seus meios para transmitir mensagens claras e verdadeiras. Isolei uma série histórica constituída pela Bíblia, pela Didactica Magna de Comenius, pelo O Emilio de Rousseau e pelo Democracia e Educação de Dewey, entendendo-os como discursos que compartilham, a despeito de suas especificidades e diferentes objetos, o mesmo paradigma geral segundo o qual se estruturam os saberes científicos da comunicação. Conforme as idéias de Foucault, busquei, também, os efeitos dessas descrições na realidade, principalmente em relação à forma que essas descrições aparecem em sua materialidade. Concluí que, apesar das especificidades de cada uma das teorias pedagógicas, existe um aspecto que está presente em todas elas: o paradigma da comunicação como transmissão de mensagens, e, conseqüentemente, a idéia de ruído como uma exceção à regra. O paradigma da comunicação que entende o ruído como exceção faz parte de um outro paradigma mais forte e poderoso que sempre esteve presente no pensamento ocidental. O paradigma da disjunção, que preconiza a separação e a dicotomização entre sujeito e objeto do conhecimento, que preconiza a linguagem como representação do real e que não compreende toda a complexidade do pensamento humano. Entretanto, o ruído faz parte do processo de comunicação não como uma exceção, mas como uma regra. E como tal, possui sua especificidade e tem uma parte ativa no processo comunicacional. Por isso, também a partir da perspectiva pós-estruturalista, com destaque para a produção de Gilles Deleuze e Felix Guattari, propus a base epistemológica para a construção de uma Didática da Obra de Arte. Para tanto, resgatei as idéias de Deleuze e Guattari sobre linguagem, a palavra de ordem e a linguagem agramatical; as idéias de Maturana e Varella em relação ao aprendizado, a autopoiese; e as idéias de Pierre Lévy sobre inteligência, a inteligência coletiva. Segundo penso, assim como Deleuze afirmou que existe uma pedagogia que é do Conceito, existe uma Didática que é da Obra de Arte. Essa didática pode nos ajudar a compreender os momentos em que o processo de ensino e de aprendizado se processa entre o caos e o conhecimento, no mundo do ruído e da construção de sentido. Ela se caracteriza, principalmente, por compreender o entre-ensino.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Edifício Copan: uma análise arquitetônica com inspiração na disciplina análise musical Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
Oukawa, Carolina Silva

Esta pesquisa investiga a contribuição da análise musical, disciplina consolidada no estudo de música, ao desenvolvimento de uma disciplina analítica em arquitetura. Para tanto, empreendeu-se a análise do Edifício Copan (1951), de Oscar Niemeyer, a partir dos parâmetros musicais adotados por Stefan Kostka (2006). Por meio da análise de um exemplar arquitetônico, procurou-se apontar a procedimentos inerentes à análise arquitetônica de modo geral, propondo-se a elaboração de parâmetros mais sensíveis do que os verificados até o presente.

Palavras-chave: Edifício Copan. Música. Projeto de arquitetura.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Dar forma é formar-se: processos criativos da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GIANNOTTI, Sirlene Maria

Esta dissertação de mestrado busca compreender a produção plástica das crianças na perspectiva do processo de sua elaboração. A pesquisa de campo se deu em oficinas de arte cerâmica, conduzidas e observadas pela pesquisadora, com um grupo de crianças entre 4 e 10 anos de idade. As oficinas foram oferecidas em uma escola da rede privada de ensino do município de São Paulo, nos anos de 2006 e 2007. Esta experiência forneceu elementos consistentes para a elaboração da reflexão pretendida neste trabalho. O tratamento do conjunto das vivências criativas desenvolvidas se inspira na pesquisa etnográfica e encontra bases conceituais na antropologia. Os dados da pesquisa de campo são registrados em forma de relatos e imagens fotográficas. A análise é feita a partir da experiência acumulada da pesquisadora como arte-educadora ceramista e de um referencial teórico, centrado principalmente nas obras analíticas da artista plástica e pensadora Fayga Ostrower, e nas as contribuições de José Antônio Marina, Anna Marie Holm, Cecília Almeida Salles, Jorge Larrosa e Gaston Bachelard. A compreensão das vivências de criação deste grupo de crianças, em arte cerâmica, permitiu que a autora vislumbrasse a presença de percursos criativos individuais. Estes percursos ofereceram elementos originais para uma compreensão mais aprofundada do papel, importante e significativo, que a vivência de processos criativos da arte pode representar no desenvolvimento da infância. Esta pesquisa leva em consideração a singularidade das individualidades e do processo de formação de cada criança, ampliando, dessa maneira, o diálogo.

Palavras-chave: Acasos significativos. Arte cerâmica. Arte educação. Criatividade. Imaginação. Infância. Intuição. Percepção. Percursos criativos. Processo criativo.

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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Cenografia brasileira século XXI: diálogos possíveis entre a prática e o ensino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COHEN, Miriam Aby

Os diálogos possíveis entre a prática e o ensino da Cenografia no Brasil aqui identificados são resultantes da investigação e da reflexão sobre a formação do cenógrafo contemporâneo a partir da perspectiva de experiências na prática teatral. O cenógrafo é aqui tratado como artista, responsável pela identidade visual do acontecimento teatral e colaborador no processo de sua criação. A Cenografia é encarada como linguagem situada no contexto teatral sem, no entanto, excluir os seus desdobramentos na prática atual, entendendo que, a partir da sua origem, que é o Teatro, podemos transpor boa parte desta experiência para as demais áreas. O desenvolvimento desta pesquisa baseia-se no acompanhamento in loco de processos vivenciados e metodologias aplicadas nas principais instituições brasileiras de ensino da Cenografia. Os procedimentos são analisados diante do objetivo de reconhecer e apontar caminhos produtivos para a formação do futuro artista cenógrafo. Esta investigação busca indicar rumos que de fato contribuam para o desenvolvimento da qualidade artística e técnica do cenógrafo, de forma que não o restrinja apenas a responder com segurança às suas atribuições, mas que o prepare para atuar e colaborar, efetivamente, como artista criador, nos processos e realizações contemporâneas, participando do desenvolvimento das Artes Cênicas.

Palavras-chave: Teatro Contemporâneo. Cenografia. Prática. Formação. Processo Criativo.

Downloads 1343  1343  Tamanho do arquivo 10.97 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Brincar e Dançar .... É só começar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira

O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança, geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir tanto as mais fortes quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.

Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura. Arte.

Downloads 51238  51238  Tamanho do arquivo 634.07 KB  Plataforma Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
HUMMES, Júlia Maria

Este trabalho teve como objetivo geral investigar, sob a ótica da direção escolar, quais as funções da música nas escolas no município de Montenegro/RS. O trabalho está dividido em quatro capítulos que discutem as funções da música nas escolas, enfatizando a legislação educacional brasileira, bem como percorrendo situações de educação musical em outros países. O referencial teórico para a leitura dos dados encontrados tem como base as categorias listadas por Allan Merriam (1964) sobre as funções sociais da música. Nesta revisão encontram-se também outros autores que investigaram este mesmo tema nos contextos nacional e internacional. A metodologia utilizada na investigação, trata-se de um survey de pequeno porte nas escolas do município de Montenegro. Nas considerações finais do trabalho constata-se que o grande problema encontrado nas escolas para a efetivação do ensino de música é a falta de profissionais da educação musical atuando nestes estabelecimentos de ensino, problema este, surpreendente por ser Montenegro um município de longa tradição musical e que possui cursos de formação inicial e continuada para professores de música. Finalizando, destacam-se questões suscitadas pela investigação que poderão servir como sugestões para novas pesquisas bem como sugestões em busca da solução da falta de profissionais da educação musical no campo de atuação.

Palavras-chave: Educação Musical. Ensino Fundamental. Musica. Escola. Funções da Música.

Downloads 2503  2503  Tamanho do arquivo 1.57 MB  Plataforma UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!As Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná: Uma Análise dos Fundamentos e da Gestão do E Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STORI, Regina
Este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) e da gestão do ensino de arte/música proposto nesse documento, no município de Ponta Grossa/PR. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os fundamentos teóricos adotados nas Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná; historicizar as políticas públicas para o ensino de arte/música no Paraná entre 1990 e 2010; investigar as condições de implementação das Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná, dadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED); conhecer as concepções de ensino de arte dos gestores entrevistados; averiguar como as DCE são geridas nas instâncias particulares (coordenação de Arte do Núcleo Regional de Ponta Grossa e direção de algumas escolas do município de Ponta Grossa). Esta pesquisa fundamenta-se no materialismo histórico e dialético, embasando-se particularmente nas categorias contradição e totalidade (CURY, 1989; KOSIK, 1976; LUKÁCS, 1978) para apreender a dialética da formulação das políticas propostas pelo Estado e da sua gestão e interpretação em diferentes instâncias. Alguns conceitos, entendidos na relação com a totalidade do objeto enfocado foram estudados e problematizados na análise dos dados a partir de alguns autores: Estado, políticas públicas, gestão de políticas (GRAMSCI, 1991; BOBBIO, 1997; CARNOY, 1984; TAVARES, 2004; VIEIRA, 2007); arte e ensino de arte (FIGUEIREDO, 2009, 2010; PENNA, 1995, 2001a, 2007, 2008b; SUBTIL, 2008, 2009a, 2009b; VÁZQUEZ, 1978). A coleta de dados deu-se pela análise dos documentos oficiais relativos ao objeto da pesquisa e através de entrevistas semiestruturadas com um professor formulador da política e gestor da mesma, uma professora que atuou como consultora da SEED para a área de Arte; a professora coordenadora da área de Arte do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e cinco diretores de escolas públicas do município de Ponta Grossa. A articulação dos dados com o referencial teórico aponta que: a) as contradições inerentes ao movimento histórico da inserção da arte na educação escolar são expressas não só no texto do documento, mas nas concepções e interpretações dos sujeitos; b) a gestão das Diretrizes reflete concepções de arte e ensino de arte/música assumidas pelos sujeitos das diferentes instâncias; c) embora sejam propostas pelo Estado algumas condições para a implementação da política expressa no documento, a realidade concreta - em que são evidentes a falta de recursos humanos e materiais e a permanência de concepções historicamente vigentes sobre arte e ensino de arte/música – não favorece a efetivação de uma proposta que avança em termos de conteúdos e concepções de arte e ensino de arte e de música.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Ensino de Arte/música. Gestão do ensino.


Downloads 4621  4621  Tamanho do arquivo 131.65 KB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://bicen-tede.uepg.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MILCAREK, Luciana

O presente objeto de estudo descreve uma proposta teórica de nsino para a Educação Infantil, tendo sido estabelecida quatro diretrizes básicas: 1. A Arte como eixo norteador. 2. A formação continuada dos profissionais envolvidos. 3. A diferenciação do espaço físico da escola, por meio de Ambientes de Aprendizagem, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança 4. A presença de um profissional específico das linguagens artísticas. Entre as abordagens
observadas nas pesquisas, mereceram destaque como fontes de inspiração, o trabalho realizado por Celéstin Freinet e o sistema seguido em Reggio Emilia, na Itália. Na seqüência, é possível verificar a aplicabilidade da proposta, por meio da descrição da implantação de um centro de educação infantil, sob coordenação da própria pesquisadora, no que se refere ao aspecto físico, artístico , pedagógico , de formação continuada dos profissionais envolvidos e a busca constante do equilíbrio entre as diretrizes básicas estabelecidas.

Palavras-chave: Diretrizes. Arte. Ensino. Aprendizagem. Educação Infantil.

Downloads 10919  10919  Tamanho do arquivo 1.80 MB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
Pillão, Delma

Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estado da arte da produção acadêmica no âmbito da relação entre matemática e música na área de educação, no Brasil, no período de 1990 a 2008. A partir do objeto de estudo dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas por meio do banco de teses da Capes foi construído um diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por estes pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as dificuldades e tensões que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais voltados para a utilização de música no ensino de matemática. Inicialmente, foi realizado o mapeamento geral da produção, tendo por base seus resumos. Após esta etapa foi realizada a leitura dos principais estudos. A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como Ferreira (1999; 2002), DAmbrósio (1986; 1990; 1993; 1999; 2004; 2005; 2006), Cortella (1998), Morin (2006), Biembengut (2002), Conrado (2005), Brejo (2007) entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos estudos. Desse modo, este estudo busca destacar o valor, o papel e o significado dos trabalhos acadêmicos em torno dos estudos didáticos que envolvem música e matemática, procurando contribuir para a ampliação das pesquisas acadêmicas nesta área de estudos.

Palavras-chave: Estado da Arte. Matemática. Música.

Downloads 2851  2851  Tamanho do arquivo 920.81 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Paula Alexandra Reis

Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da “educação para os meios”, da “mediação tecnológica no ensino” e “mediação na gestão comunicativa”, ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da “Análise de Conteúdo” em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Palavras-chave: Educação Musical. Comunicação. Educomunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Interdisciplinaridade.

Downloads 2443  2443  Tamanho do arquivo 1.89 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site 
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