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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música, Circo e Educação: um estudo sobre aprendizagem musical na Companhia de Circo Picolino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CARDOSO, Juracy do Amor Filho

Esta pesquisa descreve como acontecem os processos de ensino e aprendizagem da linguagem musical nos processos de criação vividos por músicos e jovens artistas circenses da Companhia de Circo Picolino. Nesse circo os processos de criação artística são entendidos como processos de ensino-aprendizagem que permeiam as interações entre as linguagens que caracterizam a arte circense. Tanto os jovens artistas, como os músicos, vivenciam processos de aprendizagem ao longo dos processos de criação que compartilham. A escolha metodológica incide sobre a fenomenologia, pesquisa de campo participante e abordagem Multirreferencial, permeada por conceitos da educação Transdisciplinar. A dissertação tem como objetivos investigar os processos de ensino-aprendizagem da linguagem musical no contexto dos processos de criação da Cia. Picolino; contextualizar e aprofundar conhecimentos sobre as concepções de arte, educação, música e circo que norteiam os processos formativos e criativos da Cia. Picolino; aprofundar conhecimentos sobre as relações de interação entre a linguagem musical e as demais linguagens artísticas que compõem a arte circense; analisar o processo de migração de informações entre as linguagens artísticas que compõem o processo colaborativo de criação dos espetáculos da Cia. Picolino; investigar os modos de construção de conhecimentos musicais dos músicos e jovens artistas circenses, com ênfase em suas formas de apropriação de parâmetros musicais. A pesquisa aborda sobre processos de conhecimento, descoberta e autonomia. São atores sociais que aprendem a ser, aprendem a viver junto, aprendem a pensar, a ver, conhecer, e produzir coletivamente. O ensino e aprendizagem da linguagem musical, ocorre com o desenvolvimento das capacidades, ou competências cognitivas, sociais e emocionais de modo interativo, não fragmentado. A música no Circo Picolino é produzida para um espetáculo, compreendida coletivamente, de forma contextualizada com as linguagens diversas que o circo comporta, numa ação dialógica em que todos aprendem. Os artistas, através de seus movimentos, ensinam aos músicos, em como atuar com a música no circo, e os músicos nessa atuação, colaboram para a realização da cena e para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem musical pelos artistas.

Palavras-chave: Música. Circo. Educação. Linguagem. Performance. Inteligências múltiplas.

Downloads 2081  2081  Tamanho do arquivo 5.24 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia - UFBA  Site http://www.bibliotecadigital.ufba.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O fortalecimento da cultura musical na escola: uma proposta de revalorização da cultura a partir da  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FONSECA, Drausio Ney Pacheco

Este trabalho propõe o estudo de um programa para a Educação Musical, que confronta a cultura musical vigente e as metodologias de ensino musical utilizadas na escola atual, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Partindo-se da análise de conteúdo percebe-se que há a necessidade emergente de uma sistematização metodológica que identifique e que faça identificar o educando como inserido na cultura musical de seu país, seja no contexto regional, seja no contexto global, mas, que o faça compreender e valorizar essa cultura, para que, a partir dessa compreensão, possa desenvolver as competências e habilidades de sua musicalidade potencial. Apresenta-se, ainda, em anexo, uma versão textual simplificada de um trabalho que consite em um conjunto de Cadernos de Atividades para a Educação Musical, parte inicial de um Programa Educacional desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barueri - São Paulo, que segue a mesma tendência de fortalecimento e revalorização da cultura.

Palavras-chave: Educação. Musical. Cultura. Valorização.

Downloads 2317  2317  Tamanho do arquivo 665.59 KB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Edifício Copan: uma análise arquitetônica com inspiração na disciplina análise musical Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
Oukawa, Carolina Silva

Esta pesquisa investiga a contribuição da análise musical, disciplina consolidada no estudo de música, ao desenvolvimento de uma disciplina analítica em arquitetura. Para tanto, empreendeu-se a análise do Edifício Copan (1951), de Oscar Niemeyer, a partir dos parâmetros musicais adotados por Stefan Kostka (2006). Por meio da análise de um exemplar arquitetônico, procurou-se apontar a procedimentos inerentes à análise arquitetônica de modo geral, propondo-se a elaboração de parâmetros mais sensíveis do que os verificados até o presente.

Palavras-chave: Edifício Copan. Música. Projeto de arquitetura.

Downloads 2438  2438  Tamanho do arquivo 19.24 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Paula Alexandra Reis

Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da “educação para os meios”, da “mediação tecnológica no ensino” e “mediação na gestão comunicativa”, ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da “Análise de Conteúdo” em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Palavras-chave: Educação Musical. Comunicação. Educomunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Interdisciplinaridade.

Downloads 2450  2450  Tamanho do arquivo 1.89 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
HUMMES, Júlia Maria

Este trabalho teve como objetivo geral investigar, sob a ótica da direção escolar, quais as funções da música nas escolas no município de Montenegro/RS. O trabalho está dividido em quatro capítulos que discutem as funções da música nas escolas, enfatizando a legislação educacional brasileira, bem como percorrendo situações de educação musical em outros países. O referencial teórico para a leitura dos dados encontrados tem como base as categorias listadas por Allan Merriam (1964) sobre as funções sociais da música. Nesta revisão encontram-se também outros autores que investigaram este mesmo tema nos contextos nacional e internacional. A metodologia utilizada na investigação, trata-se de um survey de pequeno porte nas escolas do município de Montenegro. Nas considerações finais do trabalho constata-se que o grande problema encontrado nas escolas para a efetivação do ensino de música é a falta de profissionais da educação musical atuando nestes estabelecimentos de ensino, problema este, surpreendente por ser Montenegro um município de longa tradição musical e que possui cursos de formação inicial e continuada para professores de música. Finalizando, destacam-se questões suscitadas pela investigação que poderão servir como sugestões para novas pesquisas bem como sugestões em busca da solução da falta de profissionais da educação musical no campo de atuação.

Palavras-chave: Educação Musical. Ensino Fundamental. Musica. Escola. Funções da Música.

Downloads 2511  2511  Tamanho do arquivo 1.57 MB  Plataforma UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Me adiciona.com - Ensino de Arte+Tecnologias Contemporâneas+Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOYOLA, Geraldo Freire

Esta dissertação procura investigar possibilidades do uso do computador e de especificidades da web como meios para exploração, pelos professores, das atividades no ensino de Arte. O computador com conexão à internet foi se transformando progressivamente em um equipamento unificador de várias mídias, diminuindo as fronteiras entre os suportes. A facilidade e a rapidez no acesso a informações e imagens também propiciam uma dinâmica diferente na relação com o conhecimento e, com o surgimento da banda larga, os serviços de ações e idéias interativas se popularizaram e o ambiente online ficou mais dinâmico. O usuário deixou de ser um elemento somente passivo, passando também a produzir, gerenciar e interagir com conteúdos na rede, promovendo mudanças culturais e conceituais no uso da web. Os professores de Arte devem ficar atentos a essas novas tecnologias e apresentá-las aos alunos, uma vez que a interatividade implica em experimentações que agregam potencialidades para a construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Tecnologias contemporâneas. Escola pública.

Downloads 2608  2608  Tamanho do arquivo 2.90 MB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://opus.grude.ufmg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Poéticas Visuais em construção - O fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LELIS, Soraia Cristina Cardoso

Apresentada ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre, a dissertação traz uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica.

Downloads 2809  2809  Tamanho do arquivo 341.79 KB  Plataforma Universidade Federal de Uberlândia - UFU  Site http://www.nupea.fafcs.ufu.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ser visto e estar morto - Miguel Bakun e o meio artístico paranaense (1940-1 Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PÉRIGO, Katiucya

Miguel Bakun, pintor que viveu em Curitiba entre 1931 e 1963, é o personagem central deste trabalho. Periódicos de sua época e entrevistas foram fundamentais para a compreensão da posição de Bakun no meio artístico local antes e depois da sua morte. Eles serviram para a verificação de que, pela a atuação de alguns agentes e instâncias de consagração, Bakun, em vida visto como simplório e ingênuo, foi consagrado na morte. Assim, observamos que, passado o preconceito pelo homem, foi possível apreciar a obra.

Palavras-chave: Miguel Bakun. Trajetória artística. História da Arte Paranaense do século XX.

Downloads 2837  2837  Tamanho do arquivo 5.15 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/24707
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
Pillão, Delma

Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estado da arte da produção acadêmica no âmbito da relação entre matemática e música na área de educação, no Brasil, no período de 1990 a 2008. A partir do objeto de estudo dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas por meio do banco de teses da Capes foi construído um diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por estes pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as dificuldades e tensões que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais voltados para a utilização de música no ensino de matemática. Inicialmente, foi realizado o mapeamento geral da produção, tendo por base seus resumos. Após esta etapa foi realizada a leitura dos principais estudos. A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como Ferreira (1999; 2002), DAmbrósio (1986; 1990; 1993; 1999; 2004; 2005; 2006), Cortella (1998), Morin (2006), Biembengut (2002), Conrado (2005), Brejo (2007) entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos estudos. Desse modo, este estudo busca destacar o valor, o papel e o significado dos trabalhos acadêmicos em torno dos estudos didáticos que envolvem música e matemática, procurando contribuir para a ampliação das pesquisas acadêmicas nesta área de estudos.

Palavras-chave: Estado da Arte. Matemática. Música.

Downloads 2862  2862  Tamanho do arquivo 920.81 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Educação e comunicação: pelas vias de uma didática da obra de arte Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
POUGY, Eliana Gomes Pereira

Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho filosófico-educacional, visando analisar o dispositivo saber-poder da didática e propor a base epistemológica para a construção de uma Didática da Obra de Arte. A partir da perspectiva pós-estruturalista, com destaque para a produção de Michel Foucault, busquei encontrar algumas condições enunciativas que produziram o sujeito que ensina como alguém que depende da comunicação e de seus meios para transmitir mensagens claras e verdadeiras. Isolei uma série histórica constituída pela Bíblia, pela Didactica Magna de Comenius, pelo O Emilio de Rousseau e pelo Democracia e Educação de Dewey, entendendo-os como discursos que compartilham, a despeito de suas especificidades e diferentes objetos, o mesmo paradigma geral segundo o qual se estruturam os saberes científicos da comunicação. Conforme as idéias de Foucault, busquei, também, os efeitos dessas descrições na realidade, principalmente em relação à forma que essas descrições aparecem em sua materialidade. Concluí que, apesar das especificidades de cada uma das teorias pedagógicas, existe um aspecto que está presente em todas elas: o paradigma da comunicação como transmissão de mensagens, e, conseqüentemente, a idéia de ruído como uma exceção à regra. O paradigma da comunicação que entende o ruído como exceção faz parte de um outro paradigma mais forte e poderoso que sempre esteve presente no pensamento ocidental. O paradigma da disjunção, que preconiza a separação e a dicotomização entre sujeito e objeto do conhecimento, que preconiza a linguagem como representação do real e que não compreende toda a complexidade do pensamento humano. Entretanto, o ruído faz parte do processo de comunicação não como uma exceção, mas como uma regra. E como tal, possui sua especificidade e tem uma parte ativa no processo comunicacional. Por isso, também a partir da perspectiva pós-estruturalista, com destaque para a produção de Gilles Deleuze e Felix Guattari, propus a base epistemológica para a construção de uma Didática da Obra de Arte. Para tanto, resgatei as idéias de Deleuze e Guattari sobre linguagem, a palavra de ordem e a linguagem agramatical; as idéias de Maturana e Varella em relação ao aprendizado, a autopoiese; e as idéias de Pierre Lévy sobre inteligência, a inteligência coletiva. Segundo penso, assim como Deleuze afirmou que existe uma pedagogia que é do Conceito, existe uma Didática que é da Obra de Arte. Essa didática pode nos ajudar a compreender os momentos em que o processo de ensino e de aprendizado se processa entre o caos e o conhecimento, no mundo do ruído e da construção de sentido. Ela se caracteriza, principalmente, por compreender o entre-ensino.

Downloads 3203  3203  Tamanho do arquivo 691.47 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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