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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDINO, Jussara Rodrigues

O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação – sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte de investigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das características principais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.

Palavra-chave: Interação Música-Teatro.

Downloads 1189  1189  Tamanho do arquivo 653.95 KB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG   Site http://dspace.lcc.ufmg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso

A pesquisa relatada visa responder à questão: a arte pictórica é acessível ao cego? Assim, a presente dissertação trata da fidelidade do entendimento tátil do cego e das imagens criadas em seu imaginário através da leitura tátil e reprodução por meio de suporte adaptado. Relata e discorre a respeito de como essas imagens são criadas por meio da multissensorialidade e a possibilidade da produção artística.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Arte para cegos. Didática Multissensorial. Pedagogia Especial.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 2.01 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Me adiciona.com - Ensino de Arte+Tecnologias Contemporâneas+Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOYOLA, Geraldo Freire

Esta dissertação procura investigar possibilidades do uso do computador e de especificidades da web como meios para exploração, pelos professores, das atividades no ensino de Arte. O computador com conexão à internet foi se transformando progressivamente em um equipamento unificador de várias mídias, diminuindo as fronteiras entre os suportes. A facilidade e a rapidez no acesso a informações e imagens também propiciam uma dinâmica diferente na relação com o conhecimento e, com o surgimento da banda larga, os serviços de ações e idéias interativas se popularizaram e o ambiente online ficou mais dinâmico. O usuário deixou de ser um elemento somente passivo, passando também a produzir, gerenciar e interagir com conteúdos na rede, promovendo mudanças culturais e conceituais no uso da web. Os professores de Arte devem ficar atentos a essas novas tecnologias e apresentá-las aos alunos, uma vez que a interatividade implica em experimentações que agregam potencialidades para a construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Tecnologias contemporâneas. Escola pública.

Downloads 2610  2610  Tamanho do arquivo 2.90 MB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://opus.grude.ufmg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Matemática e Música: práticas pedagógicas em oficinas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Gean Pierre da Silva

Este trabalho investigou as relações entre música e matemática para serem usadas em fins didáticos auxiliando no ensino/aprendizagem dessas duas áreas do saber. Usamos a história da matemática/música como fio condutor desse processo. O objetivo foi verificar como essas práticas pedagógicas podem produzir afetividade no aluno e auxiliá-lo na compreensão de alguns conceitos matemáticos e musicais. Com esse intuito, utilizamos como procedimento de investigação a realização de oficinas pedagógicas interdisciplinares de matemática e música, ministradas a licenciandos e professores dessas áreas. As atividades desenvolvidas nessas oficinas foram exercícios teóricos e práticos, confecção de instrumentos e materiais didáticos, leitura e interpretação, discussões, contendo uma compreensão básica da música e da matemática, para que fosse possível entender suas inter-relações. Para a captação de dados utilizamos gravação em videoteipe, questionários, observações do pesquisador e de dois participantes das oficinas. As análises dos dados mostraram que a proposta apresentada pode favorecer a produção de afetividade e pode ser uma alternativa no ensino/aprendizagem de proporções, razões, notas musicais, intervalos musicais e escalas. Percebemos também que as atividades podem ser desenvolvidas em uma sala de aula, mas que requer um preparo mais abrangente do professor, por se tratar de atividades interdisciplinares que exigem conhecimento de conteúdos das áreas da matemática e da música.

Palavras Chave: Música. Matemática. Aprendizagem. Ensino. História da Matemática e da Música.

Downloads 21348  21348  Tamanho do arquivo 1.44 MB  Plataforma  Universidade Federal do Espírito Santo - UFES   Site http://www.ppge.ufes.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: Juventude Musical Brasileira 8a Região PR/ Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MENON, Fernando

Esta dissertação apresenta estudo de sociedades civis promotoras de atividades musicais no Brasil, através do levantamento histórico da sociedade civil Juventude Musical Brasileira 8a Região-PR/SC - Setor do Paraná (JMB 8aRegião/SPR). A matriz da Juventude Musical Brasileira (JMB), fundada em 1952 pelo maestro Eleazar de Carvalho, foi a representação nacional das Jeunesses Musicales International (JMI), criadas na Bélgica, em 1940, pelo musicólogo belga Marcel Cuvelier, as quais tinham como objetivo “afastar o pensamento dos jovens da guerra e cooperar para a integração entre os diferentes povos através da música ”. A pesquisa investigou os antecedentes históricos que justificaram a fundação das JMI na Bélgica durante a ocupação das tropas alemãs naquele país, em 1940, relacionando os seus princípios com o escotismo de Baden Powell e contra a disseminação dos ideais nazistas feita através da Juventude Hitlerista. A representação das JMI no Brasil, teve a colaboração decisiva do musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, representante do Setor de Música da UNESCO entre 1947-1965 e a presença personalista do maestro Eleazar de Carvalho, que foi o diretor geral da Juventude Musical Brasileira, durante o período estudado neste trabalho, 1953-1963. A JMB atuou no Brasil estruturada em dez Regiões, como eram denominadas as sedes estaduais da entidade, desenvolvendo atividades relacionadas à educação musical como concertos didáticos, concursos de instrumentistas, congressos nacionais e programas de rádio. No Paraná, a JMB 8aRegião/SPR foi amparada pela Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) e pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo como diretor regional, Fernando Corrêa de Azevedo, também diretor da SCABI e da EMBAP, irmão de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

Palavras-chave: Musicologia Histórica. Juventude Musical Brasileira. Jeunesses Musicales. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. SCABI. Fernando Corrêa de Azevedo.

Downloads 834  834  Tamanho do arquivo 1.36 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR   Site http://www.artes.ufpr.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Intercâmbio cultural cidade-campo: uma experiência de ensino da arte em um assentamento do Movimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DANTAS, Edna Lucia Martins

A presente dissertação relata uma experiência de intercâmbio cultural entre educandos de uma escola pública da cidade de São Paulo e educandos de um assentamento do Movimento dos Sem Terra na cidade de Itaberá-SP, por meio da arte, da leitura e da escrita, baseada em teorias de ensino-aprendizagem em educação e arte. Esta proposta, inspirada no Programa Escolas-Irmãs (uma vertente da Mobilização Social do Programa Fome Zero do Governo Federal), visa conhecer como os educandos da cidade e do campo se expressam, através da arte, da leitura e da escrita, mediante a troca de correspondências, e possibilitar aos educandos uma integração e respeito mútuo. A iniciativa do projeto de intercâmbio partiu do ensino da arte e ocorreu no decorrer do ano letivo de 2007, sem envolvimento com toda a comunidade escolar, portanto trata-se de um recorte sobre o ensino da arte e apenas aponta um caminho que não se esgota nesta pesquisa.

Palavras-chave: Arte-educação. Artes plásticas. Escola pública. Intercâmbio cultural. Letramento. Movimento dos Sem-Terra.

Downloads 1321  1321  Tamanho do arquivo 538.71 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das Artes Visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Vinícius Luge

A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), contribuir no debate acerca do Ensino das Artes Visuais. Para tanto, entendeu a pesquisa sobre história de vida enquanto a contextualização do relato realizado pelas colaboradoras, utilizando o materialismo dialético como enfoque teórico. O relato foi construído mediante uma entrevista biográfica, onde ao entrevistado é problematizada a construção de uma narrativa sobre sua vida, sua militância, as características da sua formação docente e a inserção do ensino das artes visuais nesse processo. As histórias de vida das três educadoras participantes da pesquisa demonstram a preocupação dos militantes do MST na formação de dirigentes, aliando a busca na formação específica, no caso a formação de professoras, com a militância política, objetivando a transformação da sociedade. Esse processo de formação demonstrou uma prática docente que procura redimensionar os significados dos objetos do dia-a-dia, como a barraca, os instrumentos de trabalho, as sementes e a terra utilizando-os como símbolos, com um grande potencial estético, e também, a necessidade de uma maior formação teórica sobre a produção de imagens, fato que é responsabilidade também das universidades.

Palavras-chave: História de Vida. MST. Ensino das Artes Visuais.

Downloads 1491  1491  Tamanho do arquivo 915.43 KB  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria - UFSM  Site http://www.ufsm.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Estamparia têxtil Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
YAMANE, Laura Ayako

As manifestações culturais e artísticas surgiram no setor têxtil ainda nos primórdios da humanidade, utilizando-se, desde então, de pigmentos vegetais, e criando uma verdadeira aliança entre o ser humano, a natureza e o mundo do desenho. A moda retrata aspectos do vestuário desde o início da história do homem até a atualidade, relatando a estreita ligação com as tendências globalizadas. A moda, enquanto conseqüência do mundo econômico, reflete os acontecimentos sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. O presente estudo visa a introduzir os conceitos estruturais a respeito da cor, desde a sua definição até a ilustração dos ícones aos quais está associada. Introduz ainda a estamparia, que é das mais exigentes técnicas têxteis, e também a que mais se aproxima da Arte, indicando sua origem, fontes de inspiração, os diversos processos de fabricação e sua aplicação, desde os processos manuais até os digitais. Esta pesquisa versa sobre a importante e estratégica etapa de Pesquisa de Tendências, através de várias fontes, principalmente a Internet, a seleção de produtos junto aos vários profissionais, e, finalmente, o desenvolvimento de produtos têxteis nas fábricas, a necessidade de utilização de todo o maquinário disponível na tecelagem, na tinturaria e na estamparia.

Palavras-chave: Cores. Desenvolvimento de projeto têxtil. Estamparia. Moda.

Downloads 1505  1505  Tamanho do arquivo 5.14 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Jorge Luis Sacramento de.
Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas de Salvador.

O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto “Formação de Agentes Multiplicadores”, realizado em 2003 na Escola de Música da
UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar.

Palavras-chave: ritmo, percussão, cultura popular, educação musical, experiência
pedagógica


Downloads 1316  1316  Tamanho do arquivo 1.29 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.bdtd.ufba.br/new_apre.htm
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de arte para alunos com deficiência: relato dos professores  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MICHELETTO, Franciane Sonni Martins

A literatura tem pontuado a importância da adaptação e adequação de recursos e estratégias para o ensino do aluno com deficiência. Nesse sentido, a disciplina de Arte poderia ser uma área importante para os professores do ensino regular, das diferentes disciplinas, vincularem seus objetivos de ensino e favorecerem as adequações necessárias aos alunos com deficiência. Considerando-se esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o relato dos professores responsáveis pela disciplina de Arte, em relação às contribuições desta para o aluno com deficiência. Participaram desse estudo três professoras do Ensino Regular Fundamental de 1a à 4a séries, atuantes na disciplina de Arte com alunos com deficiência matriculados nas suas salas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada e caderno de conteúdo. Após a primeira entrevista com os três professores, os resultados foram transcritos e organizados no caderno de conteúdo por meio de categorias, e entregues as professoras que analisaram suas falas, nos três encontros subseqüentes. Ao serem realizados os procedimentos de coleta de informações, por meio do caderno de conteúdo, foram estabelecidos os temas e subtemas de acordo com o objetivo proposto: Tema 1 – Formação do professor, identificados os subtemas: - formação básica, continuada e assessorias; Temas 2 – Comunicação, subtemas: interação, compreensão e formas de expressão; Tema 3 – Planejamento Pedagógico, subtemas: objetivo, procedimento, adaptação curricular e resultados. Os temas e subtemas foram encaminhados para avaliação de dois juízes com experiência na área. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância da Arte para os alunos com deficiência, porém encontram dificuldades em atuar com os mesmos. Assim sendo, foi possível constatar que todas as professoras tinham curso superior, entretanto, nenhuma delas cursou Graduação ou Formação Continuada em Artes, tampouco cursos de capacitação a respeito do aluno com deficiência. Evidenciou-se, também, que as entrevistadas apresentaram dificuldades em promover a interação dos alunos com deficiência junto aos demais alunos. Embora tenham mostrado esforço em adaptar algumas estratégias didáticas de trabalho na disciplina de Arte, estas não têm contribuído de maneira relevante para viabilizar a influência mútua desses alunos. Não manifestaram, portanto, realizar procedimentos que contemplem o real significado da Arte. As professoras entrevistadas acreditaram que o ensino da Arte favorece o desenvolvimento dos alunos, o que é considerado relevante. Todavia, os dados revelaram a necessidade de as professoras compartilharem de uma visão mais ampla do fazer artístico, pensando na construção de uma aprendizagem mais significativa, abarcando recursos e procedimentos que contribuíssem para uma prática mais inovadora. Tais dados indicaram a necessidade de programas direcionados à formação dos educadores para atuarem na disciplina de Arte junto aos alunos que apresentam
algum tipo de deficiência.

Palavras-chave: Educação Especial. Arte. Formação de Professores. Inclusão.

Downloads 11572  11572  Tamanho do arquivo 704.70 KB  Plataforma Universidade Estadual Paulista - UNESP  Site http://polo1.marilia.unesp.br
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