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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Notícia virtual: um olhar sobre a linguagem imagética  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZUTIM, Sueli

O presente estudo decorre do interesse em aprofundar conhecimentos referentes à utilização da linguagem imagética nos noticiários da internet, que se constitui, na atualidade, no meio de comunicação mais rápido e dinâmico. Apresenta uma reflexão acerca de notícias virtuais que abordam o tema natureza nos sites da WWF-Brasil e da Greenpeace-Brasil. A pesquisa objetivou detectar se as notícias veiculadas são coerentes com o enunciado das respectivas missões dos sites. Selecionaram-se duas notícias vinculadas ao tema em cada site; estas foram analisadas quanto à relação de coerência ou não com os objetivos estabelecidos pelas próprias organizações. O estudo, desenvolvido em quatro capítulos, utiliza a linguagem metafórica para estabelecer uma relação entre o bordado do ponto cruz e a história; traça um percurso por diferentes épocas, temas e fotógrafos; reflete sobre o uso da linguagem imagética presente nos textos de notícias virtuais; e a liberdade de criar novas imagens, resgatar memórias e despertar sentidos, com base na leitura das fotografias inseridas nas reportagens analisadas. A observação, usada como método para interpretar e descrever, revela que as notícias publicadas pelas duas ONGs se apropriam da linguagem escrita e da linguagem fotográfica, empregando suas potencialidades para despertar sentidos e apresentar e/ou representar realidades como recursos de persuasão dirigidos aos visitantes dos sites.

Palavras-chaves: Fotografia. Linguagens imagéticas. Experiência. Leitura. Notícias virtuais. Apresentação-representação.

Downloads 18875  18875  Tamanho do arquivo 2.58 MB  Plataforma Universidade do Estado de São Paulo - UNESP  Site http://athena.biblioteca.unesp.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Me adiciona.com - Ensino de Arte+Tecnologias Contemporâneas+Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOYOLA, Geraldo Freire

Esta dissertação procura investigar possibilidades do uso do computador e de especificidades da web como meios para exploração, pelos professores, das atividades no ensino de Arte. O computador com conexão à internet foi se transformando progressivamente em um equipamento unificador de várias mídias, diminuindo as fronteiras entre os suportes. A facilidade e a rapidez no acesso a informações e imagens também propiciam uma dinâmica diferente na relação com o conhecimento e, com o surgimento da banda larga, os serviços de ações e idéias interativas se popularizaram e o ambiente online ficou mais dinâmico. O usuário deixou de ser um elemento somente passivo, passando também a produzir, gerenciar e interagir com conteúdos na rede, promovendo mudanças culturais e conceituais no uso da web. Os professores de Arte devem ficar atentos a essas novas tecnologias e apresentá-las aos alunos, uma vez que a interatividade implica em experimentações que agregam potencialidades para a construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Tecnologias contemporâneas. Escola pública.

Downloads 2608  2608  Tamanho do arquivo 2.90 MB  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://opus.grude.ufmg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Matemática e Música: práticas pedagógicas em oficinas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Gean Pierre da Silva

Este trabalho investigou as relações entre música e matemática para serem usadas em fins didáticos auxiliando no ensino/aprendizagem dessas duas áreas do saber. Usamos a história da matemática/música como fio condutor desse processo. O objetivo foi verificar como essas práticas pedagógicas podem produzir afetividade no aluno e auxiliá-lo na compreensão de alguns conceitos matemáticos e musicais. Com esse intuito, utilizamos como procedimento de investigação a realização de oficinas pedagógicas interdisciplinares de matemática e música, ministradas a licenciandos e professores dessas áreas. As atividades desenvolvidas nessas oficinas foram exercícios teóricos e práticos, confecção de instrumentos e materiais didáticos, leitura e interpretação, discussões, contendo uma compreensão básica da música e da matemática, para que fosse possível entender suas inter-relações. Para a captação de dados utilizamos gravação em videoteipe, questionários, observações do pesquisador e de dois participantes das oficinas. As análises dos dados mostraram que a proposta apresentada pode favorecer a produção de afetividade e pode ser uma alternativa no ensino/aprendizagem de proporções, razões, notas musicais, intervalos musicais e escalas. Percebemos também que as atividades podem ser desenvolvidas em uma sala de aula, mas que requer um preparo mais abrangente do professor, por se tratar de atividades interdisciplinares que exigem conhecimento de conteúdos das áreas da matemática e da música.

Palavras Chave: Música. Matemática. Aprendizagem. Ensino. História da Matemática e da Música.

Downloads 21346  21346  Tamanho do arquivo 1.44 MB  Plataforma  Universidade Federal do Espírito Santo - UFES   Site http://www.ppge.ufes.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Brincar e Dançar .... É só começar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira

O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança, geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir tanto as mais fortes quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.

Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura. Arte.

Downloads 51282  51282  Tamanho do arquivo 634.07 KB  Plataforma Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de

A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem. Arte.

Downloads 1512  1512  Tamanho do arquivo 904.77 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!REPRESENTAÇÕES DE TEMPO E DE ESPAÇO ESCOLAR DA MÚSICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2011
Descrição:
A presente pesquisa propõe-se a estudar a educação musical na perspectiva inclusiva, no contexto de políticas públicas globais que influenciam a definição do tempo e do espaço escolar da educação musical em práticas de ensino e aprendizado regionais e locais. O ponto de partida foi a relação entre as políticas públicas em nível nacional e regional que tratam da educação, educação musical e educação na perspectiva inclusiva fundamentadas na legislação, e as orientações e instruções dos órgãos oficiais da administração pública federal e estadual da educação. A educação musical deve contribuir para a função social da escola de ensino básico que é oferecer acesso aos conceitos científicos fundamentais para o
desenvolvimento do sujeito visando a sua formação integral e o pleno exercício da cidadania. Para atingir ao propósito deste trabalho, considerou-se o estudo de casos múltiplos (multicaso) o mais adequado. Assim, esta pesquisa multicaso englobou três situações de pesquisa que estudaram o tempo e espaço escolar da educação musical na rede pública de ensino. A pesquisa multicaso vincula-se à pesquisa de estudo de caso como caminho de investigação empírica cujo foco principal está no tópico do esclarecimento de decisão ou conjunto de decisões: o motivo, como foram realizadas e com quais resultados. Pretendeu-se com este estudo visualizar perspectivas para o estabelecimento de tempo e espaço escolar para a educação musical, na matriz curricular das escolas, que concretizem o processo de ensino e aprendizagem efetivo de música para todos os alunos. Os resultados das análises apresentados na presente pesquisa mostraram que o projeto político-pedagógico das escolas deve ser um instrumento que favoreça a compreensão e atribuasignificações necessárias para o pleno exercício da cidadania de todos os seus atores, muito embora persistam lacunas que despertam inquietações importantes. As análises realizadas sobre as políticas educacionais do Estado do Paraná, tendo como referência a legislação em
vigor, bem como o Currículo básico para a escola pública do Paraná, permitiram verificar que ao mesmo tempo em que a legislação favorece ampliação do tempo e espaço escolar para o ensino de arte, a participação dos diversos segmentos da comunidade nas tomadas de decisões político-pedagógicas no meio educacional encontra-se incipiente. Este fato denota a necessidade de exercitar o ato de escolher que é fundamental no meio escolar. De outro modo, é possível vislumbrar um movimento em direção a abertura e a um reavivamento do tempo escolar para a música, que a atual legislação (Lei Federal n.11769/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas da educação básica) pode propiciar, fundamentado nas prerrogativas que favorecem ao conjunto da comunidade escolar posição de principal decisor político. Essa ação positiva deve ser caracterizada na construção coletiva e contínua da proposta político-pedagógica da escola, com participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar. Em suma, o trabalho ora apresentado, mesmo tendo em vista a sua especificidade, traz no seu conjunto características que podem auxiliar o leitor a melhor compreender a realidade que permeia o acesso do aluno da educação básica paranaense à música, bem como a necessidade de se promover este acesso enquanto importante função social, cultural e educativa da escola.

Palavras-chave: Educação musical, inclusão, políticas públicas.

Downloads 531  531  Tamanho do arquivo 1.43 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.artes.ufpr.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ser visto e estar morto - Miguel Bakun e o meio artístico paranaense (1940-1 Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PÉRIGO, Katiucya

Miguel Bakun, pintor que viveu em Curitiba entre 1931 e 1963, é o personagem central deste trabalho. Periódicos de sua época e entrevistas foram fundamentais para a compreensão da posição de Bakun no meio artístico local antes e depois da sua morte. Eles serviram para a verificação de que, pela a atuação de alguns agentes e instâncias de consagração, Bakun, em vida visto como simplório e ingênuo, foi consagrado na morte. Assim, observamos que, passado o preconceito pelo homem, foi possível apreciar a obra.

Palavras-chave: Miguel Bakun. Trajetória artística. História da Arte Paranaense do século XX.

Downloads 2837  2837  Tamanho do arquivo 5.15 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/24707
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Os jogos de mãos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOUZA, Fernanda de

A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as crianças aprendem e desenvolvem habilidades musicais a partir das relações construídas com seus pares no contexto dos jogos de mãos, vivenciados por elas espontaneamente no recreio escolar. O estudo baseou‐se na perspectiva sociocultural de desenvolvimento humano de Barbara Rogoff, particularmente no seu conceito de participação orientada, que propõe como unidade de análise a participação das crianças na atividade sociocultural da comunidade em que estão inseridas. O delineamento metodológico da pesquisa esteve voltado para o estudo de caso tendo como principal ferramenta de coleta de dados a observação participante. No período de 35 encontros, observou‐se o trabalho conjunto de um grupo de crianças entre 5 e 10 anos que vivenciavam os jogos de mãos no recreio escolar. A partir da transcrição dos jogos e das reflexões sobre os dados obtidos buscou‐se compreender, a partir dos processos de criação e de transformação dos jogos de mãos, a participação orientada estabelecida entre as crianças a partir de suas reflexões individuais e coletivas. Como conclusão do trabalho presume‐se que os jogos de mãos fornecem um contexto apropriado para que a aprendizagem musical ocorra, sendo este
construído a partir das perspectivas das próprias crianças, o que nos traz ricas possibilidades de compreender melhor o seu pensamento musical.

Palavras-chave: Jogos de Mãos. Aprendizagem Musical. Participação Orientada.

Downloads 53945  53945  Tamanho do arquivo 4.28 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/20366
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Jorge Luis Sacramento de.
Ensino de Música com ênfase na Experiência Prévia dos Alunos: Uma Experiência com Percussionistas de Salvador.

O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto “Formação de Agentes Multiplicadores”, realizado em 2003 na Escola de Música da
UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar.

Palavras-chave: ritmo, percussão, cultura popular, educação musical, experiência
pedagógica


Downloads 1314  1314  Tamanho do arquivo 1.29 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://www.bdtd.ufba.br/new_apre.htm
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DALDEGAN, Valentina
Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal para crianças iniciantes.

Resumo:
No início do aprendizado da flauta transversal os alunos produzem sons que não fazem parte da sonoridade tradicional do instrumento. Alunos adiantados têm maior dificuldade em começar a produzir sons “estendidos” do que os iniciantes, que geralmente conseguem fazê-lo brincando, literalmente. Como, a princípio, as crianças geralmente são abertas a músicas que envolvam sonoridades diferentes e acham divertido explorar novas possibilidades sonoras o incentivo e o trabalho com estas técnicas desde o início pode ser de grande valia para o seu desenvolvimento. Um dos problemas no sentido da exploração do repertório contemporâneo, que inclua novos sons, com iniciantes na flauta transversal é que este é em geral muito difícil tecnicamente. Para contornar esta dificuldade, foram criados para este trabalho
pequenos estudos didáticos e desenvolveu-se, junto a colegas compositores, um repertório apropriado ao nível de habilidade dos recém iniciantes, que incluiu as técnicas estendidas a serem aprendidas. A utilização deste material mostrou-se efetiva com iniciantes, não denotando dificuldades maiores do que aquelas encontradas com o repertório tradicional. Procura-se ainda sugerir maneiras de ensinar, na prática, as técnicas abordadas, a partir de dados coletados em um estudo de campo com quatro alunos iniciantes, de oito a treze anos de idade, que, durante suas aulas semanais e paralelamente ao repertório tradicional, trabalhavam também com técnicas estendidas envolvendo a produção de novas sonoridades e prática deste repertório. Relata-se o estudo de um caso que resultou do trabalho junto a uma das crianças que participaram da pesquisa de campo. A ênfase está voltada à dificuldades específicas encontradas durante a prática dos estudos didáticos e do repertório. O paradigma adotado foi o da pesquisa qualitativa.

Palavras-chave: Música, flauta transversal, ensino da música.


Downloads 1978  1978  Tamanho do arquivo 4.08 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/19572
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