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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (23)


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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Outros modos de ver: imagens cinematográficas no ensino de artes visuais Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ASSIS, Henrique Lima

A escola, na atualidade, é um dos espaços em que se produz significados sobre o quotidiano, por meio de práticas culturais, conceitos e valores. Assim sendo, o objeto desta investigação é o desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens artísticas, mediadas pelas imagens técnicas, em especial, as imagens eletrônicas da origem do cinema. Nesta pesquisa, a principal questão motivadora foi a viabilidade do ensino de artes visuais a partir de tais modalidades imagéticas. Nesse sentido, um conjunto de aprendizagens envolvendo as narrativas visuais dos irmãos Lumière e de Georges Méliès foi por mim planejado para ser desenvolvido pelo grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia de Goiânia, que, também, produziu suas visualidades, levando ao debate questões percebidas em torno do quotidiano das relações estabelecidas entre os educandos e seus professores. Como reflexão dessa prática cultural educativa, os estudantes, os docentes e eu assistimos aos curtas produzidos pelos secundaristas da sala D, orientados pelos processos metodológicos da Cultura Visual, e os e discutimos. Assim, nos aproximamos dessas narrativas mediados pelas seguintes indagações: o que essas imagens nos permitem pensar; quais relações podemos estabelecer e o que elas falam sobre nós? Dentre outras questões levantadas, as narrativas visuais dos alunos provocaram uma diversidade de sentimentos e interpretações sobre, por exemplo, as relações de poder estabelecidas na intimidade da Escola-Campo e a ausência do diálogo, da interação e da escuta nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, para os educandos, a atenção, o diálogo e a possibilidade de reivindicar, como alternativa para serem ouvidos, e para mim, diálogo, ação e reflexão da ação no contexto de minha prática pedagógica, foram alguns dos principais conceitos que nós, sujeitos ligados nessa investigação, pudemos experimentar na Escola-Campo.

Palavras-chave: Interpretação de produção fílmica. Ensino de arte. Artes visuais.

Downloads 1274  1274  Tamanho do arquivo 1.32 MB  Plataforma Universidade Federal de Goiás -UFG  Site http://bdtd.ufg.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Os jogos de mãos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOUZA, Fernanda de

A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as crianças aprendem e desenvolvem habilidades musicais a partir das relações construídas com seus pares no contexto dos jogos de mãos, vivenciados por elas espontaneamente no recreio escolar. O estudo baseou‐se na perspectiva sociocultural de desenvolvimento humano de Barbara Rogoff, particularmente no seu conceito de participação orientada, que propõe como unidade de análise a participação das crianças na atividade sociocultural da comunidade em que estão inseridas. O delineamento metodológico da pesquisa esteve voltado para o estudo de caso tendo como principal ferramenta de coleta de dados a observação participante. No período de 35 encontros, observou‐se o trabalho conjunto de um grupo de crianças entre 5 e 10 anos que vivenciavam os jogos de mãos no recreio escolar. A partir da transcrição dos jogos e das reflexões sobre os dados obtidos buscou‐se compreender, a partir dos processos de criação e de transformação dos jogos de mãos, a participação orientada estabelecida entre as crianças a partir de suas reflexões individuais e coletivas. Como conclusão do trabalho presume‐se que os jogos de mãos fornecem um contexto apropriado para que a aprendizagem musical ocorra, sendo este
construído a partir das perspectivas das próprias crianças, o que nos traz ricas possibilidades de compreender melhor o seu pensamento musical.

Palavras-chave: Jogos de Mãos. Aprendizagem Musical. Participação Orientada.

Downloads 53909  53909  Tamanho do arquivo 4.28 MB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/20366
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O uso de dicas de aprendizagem no ensino de habilidades da dança moderna  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MOURA, Deborah Kramer Rolim de

A dança é uma atividade motora sistematizada pelo homem desde a antiguidade e através dela, o corpo se traduz em material que pode expressar sensações diversas. A criança, mesmo muito pequena mostra um impulso natural por ações rítmicas e pela dança. É através do corpo na dança que o movimento deixa de ser apenas exercício e se aproxima do trabalho artístico, porém seu ensino exige que sejam tratadas várias informações simultâneas, em cada um de seus movimentos. Muitos estudos em aprendizagem motora entendem o homem como um ser capaz de processar informações a partir de si mesmo e do ambiente em que vive, mas concordam que a capacidade de atenção é limitada ao tratar vários estímulos simultaneamente (SCHMIDT &WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000; LADEWIG, CIDADE & LADEWIG, 2001). O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do uso de dicas de aprendizagem, como facilitador no ensino de habilidades da dança para crianças de 8 a 11 anos, comparando dois grupos de procedimentos: com dicas e sem dicas. A pesquisa contou com 46 meninas, matriculadas em uma escola municipal na cidade de Curitiba- Pr., que foram divididas em dois grupos (CD e SD).

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem motora. Atenção. Dicas de aprendizagem. Arte.

Downloads 1511  1511  Tamanho do arquivo 904.77 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site 
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O rebaixamento da negatividade da arte: Um estudo sobre a instrumentalização do teatro na educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Yonara Dantas de

Este estudo discute a inserção do teatro no âmbito educacional, considerando o atravessamento do teatro pela instituição escolar e os movimentos que permearam a história do teatro. Com base na teoria crítica da sociedade desenvolvida por Theodor Wiesengrund Adorno, entende-se que o teatro, como expressão artística, é, em si, forma de conhecimento. Por meio do seu caráter de negatividade, as obras de arte condensam as antinomias e os antagonismos como antíteses da sociedade enquanto problema de sua forma interna, o que potencializa a arte como crítica imanente à realidade social. Partindo desse entendimento, buscou-se elucidar como o teatro se relaciona com os demais conteúdos escolares. Para tanto, foram selecionadas como material para análise quatro produções acadêmicas sobre teatro e educação, entre dissertações e teses produzidas na Universidade de São Paulo, já situadas dentro do contexto da vigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, e da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. As reflexões de Theodor W. Adorno e as discussões apresentadas nas obras selecionadas contribuem para a compreensão do objeto de estudo, em uma análise sobre a relação entre teatro e educação escolar, a qual indaga de que maneira, nessa relação, o teatro encontra-se rebaixado em seu potencial de contato com a realidade e de crítica a ela. Da análise das quatro obras selecionadas é possível depreender que o teatro encontra-se instrumentalizado, tendo em vista que as atividades de ensino de teatro têm ido ao encontro de uma educação afirmativa da ordem vigente

Palavras-chave: Adorno Theodor Wiesegrund - 1903-1969. Educação. Negatividade. Teatro. Teoria Crítica.

Downloads 1338  1338  Tamanho do arquivo 495.47 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O protagonista no psicodrama sócio-educacional e no teatro-educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira

O objetivo deste trabalho é investigar o conceito “protagonista” e sua utilização entre educadores de psicodrama sócio-educacional e educadores de teatro-educação. Participaram desta pesquisa onze profissionais de psicodrama sócio-educacional e sete de teatro-educação, além de dezessete estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os princípios questionadores foram: (1) a afirmação das semelhanças e diferenças entre os grupos quanto à conceituação de “protagonista”; (2) como esses grupos utilizavam esse conceito; (3) qual o objetivo de seu trabalho. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com questões abertas. Algumas entrevistas foram gravadas e outras foram concedidas por escrito, atendendo à preferência e à disponibilidade dos entrevistados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para as questões subjetivas. Os resultados mostram convergência em relação à importância do termo “protagonista” como conceito fundamental, e divergência em relação ao seu uso. De modo geral, para psicodramatistas sócio-educacionais o protagonista é aquele que emerge do grupo num contexto dramático e tem um caráter de transformação pessoal e do grupo em que está inserido. A ênfase recai na singularidade de cada pessoa, nas suas configurações afetivas e redes de comunicação dentro do grupo; para educadores de teatro-educação, o protagonista é ator do teatro formal, que estuda para exercer o melhor papel, e tanto ele como todo o grupo trabalham para mostrar o enredo, a trama, o conflito em cena. A ênfase recai sobre o trabalho do grupo, apontando principalmente para uma preocupação estética. Sem que se coloque um ponto final, conclui-se que as diferentes práticas têm contribuído para a definição, o esclarecimento e a ampliação do conceito. Que as diferenças percebidas não são excludentes, muito menos negativas; ao contrário, contribuem para tornar o termo “protagonista” um conceito vivo, dinâmico, que evolui continuamente, e que há uma tendência à ampliação de sua utilização nos âmbitos social e pessoal.

Palavras-chave: Protagonista. Sociodrama. Teatro. Jogo. Educação.

Downloads 1318  1318  Tamanho do arquivo 538.32 KB  Plataforma  Universidade de Brasília – UnB   Site http://ciasonhar.org.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O fortalecimento da cultura musical na escola: uma proposta de revalorização da cultura a partir da  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FONSECA, Drausio Ney Pacheco

Este trabalho propõe o estudo de um programa para a Educação Musical, que confronta a cultura musical vigente e as metodologias de ensino musical utilizadas na escola atual, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Partindo-se da análise de conteúdo percebe-se que há a necessidade emergente de uma sistematização metodológica que identifique e que faça identificar o educando como inserido na cultura musical de seu país, seja no contexto regional, seja no contexto global, mas, que o faça compreender e valorizar essa cultura, para que, a partir dessa compreensão, possa desenvolver as competências e habilidades de sua musicalidade potencial. Apresenta-se, ainda, em anexo, uma versão textual simplificada de um trabalho que consite em um conjunto de Cadernos de Atividades para a Educação Musical, parte inicial de um Programa Educacional desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barueri - São Paulo, que segue a mesma tendência de fortalecimento e revalorização da cultura.

Palavras-chave: Educação. Musical. Cultura. Valorização.

Downloads 2317  2317  Tamanho do arquivo 665.59 KB  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://www.tede.ufsc.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de Desenho. Saberes e práticas das professoras de Artes: um olhar...muitas possibilidades  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FRANÇA, Léa Carneiro de Zumpano

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, investiga os saberes de quatro professoras de Artes, da Rede Municipal de Ensino, no intuito de compreender as bases teóricas e as experiências construídas no ensino de desenho, com vistas a responder às questões: Que concepções de desenho fundamentam suas ações em sala de aula? Como, quando e com qual objetivo o desenho é proposto aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da RME de Uberlândia? Com esta finalidade e fundamentado em Derdyk (1989), Frange (1995), Morais (1995), Buosso (1990), Artigas (1999) Motta (1967) e Amílcar de Castro (1999), este estudo aborda o desenho como conhecimento, linguagem, expressão, comunicação, registro, representação, projeto, invenção e desígnio. A pesquisa utiliza, como referencial teórico, Tardif (2002), Zabala (1998), C. Gauthier (1998), B. Charlot (2000), Freire (2004) e Hernández (2005), na perspectiva de que práticas significativas são construídas no fazer cotidiano do docente. Parte do pressuposto de que o ensino de desenho, nas aulas de Artes, ministrado por professoras com licenciatura em Educação Artística e comprometidas com sua formação contínua por meio da participação em grupos de estudo e/ou pesquisa, como também com experiência na docência, pode tornar-se mais significativo para o aluno em decorrência da sua constituição e da especificidade desse conteúdo. Procura, a partir dos relatos das colaboradoras, analisar e discutir os dados sobre as concepções que permeiam o trabalho educativo com o desenho, o seu ensino e que percursos metodológicos subsidiam as ações. As respostas apresentadas pelas professoras revelam que compreendem o desenho na concepção de projeto, registro, representação,
linguagem, expressão, etapa de processos criativos. Além disso, evidenciam uma diversidade de trajetórias pedagógicas, ensinam por meio de proposições temáticas, discutem a estereotipia, propõem percursos desenhantes a partir de “referências” gráficas ou figurativas, dos elementos de linguagem visual e utilizam materiais alternativos. Os resultados desta pesquisa indicam como significativos e imprescindíveis os fazeres e os saberes construídos pelas docentes, pois, além de delinear suas concepções a respeito do ensino de desenho, constitui-se em ponto de partida para promover o diálogo entre as propostas educacionais e as práticas educativas no ensino de Artes, bem como incentivar sua formação continuada, o modo de “ser” professora, de ensinar e de aprender desenho.

Downloads 7747  7747  Tamanho do arquivo 407.74 KB  Plataforma Universidade Federal de Uberlândia - UFU  Site http://www.bdtd.ufu.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!O desenho moderno de Saul Steinberg Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BUENO, Daniel Oliveira

A pesquisa é voltada para o estudo da obra de Saul Steinberg, com enfoque nas contribuições de sua produção para o desenvolvimento do cartum moderno e das artes gráficas. Para tanto, busca sistematizar a vida e obra de Steinberg (1914-1999), com ênfase nas transformações ocorridas em seu trabalho no decorrer de sua carreira, relacionando-as ao conjunto de sua produção, ao contexto histórico e à produção das artes gráficas - cartum, ilustração, desenho gráfico. O trabalho busca desenvolver uma análise do desenho do artista, partindo da hipótese de seu caráter moderno - baseado em síntese e simplicidade. É intenção desta pesquisa, também, contribuir com o mapeamento de parte da história das artes gráficas do Brasil e do mundo, neste caso privilegiando a produção gráfica moderna do século XX.

Palavras-chave: Ambigüidade. Artes gráficas. Cartum. Depuração. Desenho gráfico. Desenho moderno. Design gráfico. Histórias em quadrinhos. Ilusão. Ilustração. Modernismo. Paródia. Saul Steinberg. Simplicidade. The New Yorker.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 23.27 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Notícia virtual: um olhar sobre a linguagem imagética  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZUTIM, Sueli

O presente estudo decorre do interesse em aprofundar conhecimentos referentes à utilização da linguagem imagética nos noticiários da internet, que se constitui, na atualidade, no meio de comunicação mais rápido e dinâmico. Apresenta uma reflexão acerca de notícias virtuais que abordam o tema natureza nos sites da WWF-Brasil e da Greenpeace-Brasil. A pesquisa objetivou detectar se as notícias veiculadas são coerentes com o enunciado das respectivas missões dos sites. Selecionaram-se duas notícias vinculadas ao tema em cada site; estas foram analisadas quanto à relação de coerência ou não com os objetivos estabelecidos pelas próprias organizações. O estudo, desenvolvido em quatro capítulos, utiliza a linguagem metafórica para estabelecer uma relação entre o bordado do ponto cruz e a história; traça um percurso por diferentes épocas, temas e fotógrafos; reflete sobre o uso da linguagem imagética presente nos textos de notícias virtuais; e a liberdade de criar novas imagens, resgatar memórias e despertar sentidos, com base na leitura das fotografias inseridas nas reportagens analisadas. A observação, usada como método para interpretar e descrever, revela que as notícias publicadas pelas duas ONGs se apropriam da linguagem escrita e da linguagem fotográfica, empregando suas potencialidades para despertar sentidos e apresentar e/ou representar realidades como recursos de persuasão dirigidos aos visitantes dos sites.

Palavras-chaves: Fotografia. Linguagens imagéticas. Experiência. Leitura. Notícias virtuais. Apresentação-representação.

Downloads 18872  18872  Tamanho do arquivo 2.58 MB  Plataforma Universidade do Estado de São Paulo - UNESP  Site http://athena.biblioteca.unesp.br
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Categoria: Arte Dissertações
Fazer Download agora!Música, Circo e Educação: um estudo sobre aprendizagem musical na Companhia de Circo Picolino Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CARDOSO, Juracy do Amor Filho

Esta pesquisa descreve como acontecem os processos de ensino e aprendizagem da linguagem musical nos processos de criação vividos por músicos e jovens artistas circenses da Companhia de Circo Picolino. Nesse circo os processos de criação artística são entendidos como processos de ensino-aprendizagem que permeiam as interações entre as linguagens que caracterizam a arte circense. Tanto os jovens artistas, como os músicos, vivenciam processos de aprendizagem ao longo dos processos de criação que compartilham. A escolha metodológica incide sobre a fenomenologia, pesquisa de campo participante e abordagem Multirreferencial, permeada por conceitos da educação Transdisciplinar. A dissertação tem como objetivos investigar os processos de ensino-aprendizagem da linguagem musical no contexto dos processos de criação da Cia. Picolino; contextualizar e aprofundar conhecimentos sobre as concepções de arte, educação, música e circo que norteiam os processos formativos e criativos da Cia. Picolino; aprofundar conhecimentos sobre as relações de interação entre a linguagem musical e as demais linguagens artísticas que compõem a arte circense; analisar o processo de migração de informações entre as linguagens artísticas que compõem o processo colaborativo de criação dos espetáculos da Cia. Picolino; investigar os modos de construção de conhecimentos musicais dos músicos e jovens artistas circenses, com ênfase em suas formas de apropriação de parâmetros musicais. A pesquisa aborda sobre processos de conhecimento, descoberta e autonomia. São atores sociais que aprendem a ser, aprendem a viver junto, aprendem a pensar, a ver, conhecer, e produzir coletivamente. O ensino e aprendizagem da linguagem musical, ocorre com o desenvolvimento das capacidades, ou competências cognitivas, sociais e emocionais de modo interativo, não fragmentado. A música no Circo Picolino é produzida para um espetáculo, compreendida coletivamente, de forma contextualizada com as linguagens diversas que o circo comporta, numa ação dialógica em que todos aprendem. Os artistas, através de seus movimentos, ensinam aos músicos, em como atuar com a música no circo, e os músicos nessa atuação, colaboram para a realização da cena e para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem musical pelos artistas.

Palavras-chave: Música. Circo. Educação. Linguagem. Performance. Inteligências múltiplas.

Downloads 2081  2081  Tamanho do arquivo 5.24 MB  Plataforma Universidade Federal da Bahia - UFBA  Site http://www.bibliotecadigital.ufba.br
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