Categoria: Pedagogia Artigos |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
GOMES, Jomara Brandini; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas
Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.
Palavras-chave: Educação. Ensino. Aprendizagem.
|
2964 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.