Educadores



Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Buscadores do Sagrado: as transformações da maçonaria em Belém do Pará Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUZA, Patricia Ines Garcia de

A presente tese investiga as transformações da maçonaria na cidade de Belém do Pará, dando ênfase aos aspectos relacionados à religiosidade. Para tanto, faz um levantamento histórico dos embates da instituição na cidade e de sua presença, relevando também a forma como se deu a constituição de um campo maçônico. Em seguida, para comprovar a existência desse campo, destaca os lugares em que um maçom compõe sua identidade, a partir de um habitus, o da instituição. Essa conserva suas próprias leis e modos de funcionamento e de transformação, admitindo transformações internas dentro de limites. Se a reprodução de um habitus constitui o maçom, lugares como a ritualística agenciam diversos lugares de interesse, produzindo-se assim vários tipos de maçons. Para comprovar tal fato descreve-se o ritual de iniciação ao grau de aprendiz, do Rito Escocês Antigo e Aceito, que é quando o indivíduo começa a conhecer a instituição, dando início à incorporação de um habitus e a inscrição desse como uma pessoa particularizada - um maçom - que então passa a fazer parte de uma comunidade. Mas nem todos vivem essa ritualização desse modo, na cidade, não passando por nenhuma performance transformadora e colocando em questionamento os significados da instituição. As reações a esse estranhamento são variadas. E então os lugares de interesse que enformam a instituição entram em crise, a partir de uma crise dos próprios maçons, tomando-se lugares de incerteza - um campo de embates. Esses embates se vêem mais intensificados com o surgimento de uma maçonaria mista na cidade, segmento considerado "espúrio" pela maçonaria "regular", que, além de dar entrada às mulheres no ritualismo maçônico, também surge para recuperar um "espírito tradicional maçônico" que julga estar perdido pela maçonaria regular, em inter-relação com o espiritismo kardecista. A invenção dessa maçonaria rompe com os limites estabelecidos. Para se compreender esse processo, faz-se uso do conceito de Das, de evento crítico. Em seguida, se abordam duas trajetórias pertinentes para se traduzir o processo de transformação local da maçonaria: a etno-biografia do fundador da maçonaria mista e, do mesmo modo, a de um maçom considerado uma estrela do esoterismo contemporâneo na cidade, pois concentra redes de relações pessoais que interconectam a maçonaria com o movimento do esoterismo. Por fim, se explora o termo "buscadores do sagrado" termo êmico recolhido durante a pesquisa, tradutório de embates internos locais da maçonaria.

Palavras-chave: Maçonaria. Amazônia. Antropologia urbana. Brasil. Religiosidade. Ciências ocultas. Antropologia. Métodos biográficos.

Downloads 24403  24403  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000378094
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.