Categoria: Arte Teses |
A música e a construção do conhecimento histórico em aula  |
Versão: PDF Atualização: 28/10/2011 |
Descrição:
DUARTE, Milton Joeri Fernandes. O principal objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores, revelando assim o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora. Palavras-chave: Música, consciência histórica, linguagem musical,memória e consciência musical.
|
3561 1.36 KB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-144004/fr.php |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.