Educadores


Ínicio : Sociologia : Artigos : 

Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Representando a diversidade:Estado, sociedade e “relações fecundas” nos conselhos gestores Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
ABERS, Rebeca Neaera; KECK, Margaret E.

Grande parte da literatura considera os conselhos gestores, que se difundiram em aos milhares, no Brasil, como arenas deliberativas cujo objetivo é expandir a participação direta dos cidadãos nas decisões públicas. Entretanto o modelo organizacional dos conselhos não corresponde ao conceito tradicional de democracia participativa por dois motivos: primeiro, porque os participantes representam supostamente organizações e não indivíduos, e, segundo, porque além de associações não-governamentais, membros indicados por órgãos estatais também participam desses conselhos. Este artigo explora as implicações dessas duas características dos conselhos para a democratização das decisões públicas. Argumenta que os conselhos devem ser entendidos como espaços potenciais nos quais atores diversos não somente deliberam, mas também mudam as suas práticas. A sua contribuição para a democracia ocorre quando a interação dinâmica entre diversos, produz novos relacionamentos e recursos para encaminhar problemas concretos, o que chamamos “relações fecundas”.

Palavras-chave: Representação. Sociedade civil. Conselhos. Participação cívica. Pluralismo.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Plataforma Democrática  Site http://www.plataformademocratica.org/Portugues/Publicacoes.aspx?IdRegistro=3193
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.