Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 442  442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.