Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e adaptação cinematográfica: diferentes linguagens, diferentes leituras  Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
RODRIGUES, Flavio Luis Freire; ZANINELLI, Renata

Este trabalho propõe estabelecer semelhanças e diferenças entre o texto literário e sua adaptação para o cinema. Enquanto o texto literário tem dificuldade de encontrar leitores na escola, o texto fílmico aparece como texto rico e plural, capaz de conjugar várias linguagens, atraindo grande parte dos alunos. Normalmente as adaptações são vistas como traduções literais entre tipos textuais, mas é necessário cuidado ao se tratar do assunto. A partir da análise e comparação entre a tragédia grega "A Ilíada", de Homero, e "Tróia", adaptação da obra de Homero para o cinema, busca-se fazer a distinção entre os dois processos distintos e elucidar algumas das diferenças estabelecidas nessa tradução entre sistemas de significação distintos.

Palavras-chave: Texto literário. Adaptação cinematográfica. Leituras.

Downloads 1366  1366  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Vo  Site http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/view/580
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.