Categoria: Física Artigos |
Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi |
Versão: 2010 Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.
ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.
A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência. Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.
|
1598 0 bytes ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1 http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.