Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi Popular Versão: 2010
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.

ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.

Downloads 1553  1553  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1  Site http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.