Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Evolução de um Grupo de Aprendizagem num Curso de Física de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto

O objetivo desse trabalho consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de um grupo de aprendizagem em física e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a uma situação didática que ocorreu num curso regular de física do ensino médio. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupo de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de dois semestres. O referencial teórico para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente o trabalho de Didier Anzieu sobre organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados encontrados podemos destacar a mudança do grupo de uma configuração inicial em que predominou a indiferenciação e a fusão para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.