Educadores



Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A simetria nas práticas escolares Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
RIPPLINGER, Heliane Mariza Grzybowski

Trata-se de uma pesquisa para verificar se os conteúdos de simetria são trabalhados de 5ª a 8ª séries, na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual, da região Oeste do Paraná, em 2004. O objetivo do trabalho é fazer uma análise documental dos registros escritos de alunos e professores, olhando para cadernos de alunos e para diários de classe dos professores, verificando quais conteúdos de simetria estão presentes. Os diários de classe da totalidade dos professores de Matemática do Colégio Estadual José Bonifácio, do ano de 2004, foram analisados, bem como alguns cadernos, somente dos alunos que ainda o tinham consigo. Também utilizamos a técnica do grupo focal, com estes professores de Matemática da escola investigada. O que consta é que esse conteúdo aparece nos cadernos de alunos e diários de classe apenas na quinta e sexta séries do Ensino Fundamental e de forma incipiente.

Palavras-chave: Educação Matemática. Simetria. Cadernos de alunos. Diários de classe. Séries Finais do Ensino Fundamental.

Downloads 10438  10438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.