Educadores


Ínicio : Ciências : Artigos : 

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Construção dos Conceitos Científicos em Aulas de Ciências: ateoria histórico-cultural do desenvolv Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHROEDER,Edson; FERRARI, Nadir e PEDROSA, MAESTRELLI Sylvia Regina Pedrosa

O objetivo da investigação foi conhecer como um processo de ensino promove construções conceituais no estudo da Sexualidade Humana em uma situação que envolveu trinta e quatro estudantes da sétima série e sua professora de Ciências. Com o olhar voltado para a ZDP dos estudantes, relacionaram-se três parâmetros para compreender, na dinâmica das aulas, a emergência dos processos de significação: os conteúdos priorizados pela professora, as interações discursivas e os amplificadores culturais utilizados. O pensamento histórico-cultural de Vygotsky foi aporte teórico utilizado para as reflexões, entendendo que os sujeitos modificam de forma ativa as forças ativas que os transformam. A análise microgenética foi a abordagem metodológica definida para se estudar os mecanismos associados à aprendizagem e os movimentos de construção conceitual sob supervisão docente. Os resultados mostram que muitos estudantes conseguiram estabelecer uma unidade entre a linguagem, pensamento e
ação, possibilitando a utilização dos conceitos como instrumentos de operações qualitativamente superiores.

Palavras-chave: Construção de conceitos científicos. Ensino de ciências. Ensino sobre sexualidade humana. Análise microgenética. Vygotsky.

Downloads 761  761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnol  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.