Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica, e passagem de conteúdos: a linguagem do pr Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LAVARDA, Santa Terezinha Falcade

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar os
facilitadores e os complicadores no discurso do professor, quando da exposição do conteúdo, ao usar o quadro, numa turma de inclusão com a presença de alunos com deficiência visual. Dentre os complicadores, destaca-se o uso de expressões indiciais com a presença dos dêiticos, principalmente os espaciais, nos momentos em que se utilizam os recursos visuais para a decodificação dos referenciais. E como facilitadores, destaca-se a complementação verbal desses referentes indiciais apontados, ao trazer para a oralidade o objeto que se quer atenção. Para a realização deste estudo foram selecionadas três escolas de ensino médio e aplicados questionários aos professores, bem como observadas aulas em pesquisa do tipo etnográfica. Após a transcrição das aulas observadas, foram feitas análises e discutidos encaminhamentos possíveis para a efetivação do ensino-aprendizagem. Como pano de fundo para as análises e discussões, desenvolveu-se um estudo sobre a dêixis, bem como sobre quem é a pessoa com deficiência visual (cego ou com baixa visão) e os espaços ocupados por elas na sociedade e na escola.

Palavras-chave: Aluno com deficiência visual. Professor do ensino regular. Elementos dêiticos.

Downloads 2477  2477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste - Cascavel – PR, 2008  Site http://www.unioeste.br/tede/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.