Educadores



Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Documentação, terminologia e lingüística : uma interface produtiva Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Vera Maria Araujo Pigozzi de
Esta pesquisa tem como objetivo principal propor uma metodologia que agilize a construção de uma ferramenta no campo da Documentação. Trata-se da geração de uma base de dados terminológica com sustentação na terminologia utilizada pelo especialista em sua área de domínio. Ela se apóia nos pressupostos teóricos da Teoria da Enunciação, da Teoria Comunicativa da Terminologia e da Socioterminologia. Com esse referencial acredita-se ser possível assegurar a efetiva comunicação entre os Sistemas de Recuperação de Informação e os usuários, sendo o bibliotecário o mediador do processo comunicativo que tem origem no
autor do texto indexado. Buscou-se o suporte da Terminografia e da Lingüística de Corpus pela possibilidade de coletar, tratar e armazenar um grande volume de informações de uma determinada área do saber.
Palavras-chave: Análise documentária. Base de dados terminológica. Documentação. Lingüística de Corpus. Sistemas de Recuperação da Informação. Socioterminologia. Teoria da Enunciação. Teoria Comunicativa da Terminologia. Terminografia. Terminologia.

Downloads 2114  2114  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.