Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Processo de trabalho e Novas Tecnologias: Estudo sobre alienação e reificação do trabalho em call ce Popular Versão: PDF
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
KORGUT, Alexander

A partir das recentes transformações surgidas no interior do mundo do trabalho (tecnológicas, organizacionais), estabelece uma análise qualitativa sobre as características que estruturam o trabalho de atendimento telefônico em um call center na cidade de Londrina -PR. Em meio a uma atividade tornada meio para a extração de importantes informações mercadológicas para as empresas que a utilizam, objetiva verificar como se conforma nesta, a organização do trabalho operacional de atendimento mediante a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação; ferramentas por excelência do processo de mundialização e reestruturação capitalista na atualidade. Neste sentido, procura, especificamente estabelecer os nexos que permitam apreender como em tal processo de trabalho, se estruturam a alienação e por meio dela, a reificação das habilidades dos trabalhadores envolvidos no atendimento. A pesquisa foi iniciada com um levantamento histórico da formação da empresa. Logo após, estabeleceu-se um contato prévio com alguns operadores e em seguida iniciaram-se as entrevistas, estabelecendo um recorte que priorizou os trabalhadores em nível operacional da empresa. Apresenta como uma de suas principais conclusões o fato de que em tal atividade o desenvolvimento deste fenômeno, traz como conseqüências para a força de trabalho, uma significativa intensificação e controle do processo de trabalho que se fazem representar por um tipo de racionalização específica onde o elemento tecnológico desempenha um papel fundamental.

Palavras-chave: Processo de trabalho. Alienação. Reificação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Trabalho. Produção. Classes sociais.

Downloads 1490  1490  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.