O trabalho é um estudo descritivo e exploratório que objetiva identificar as necessidades de formação dos professores de educação física do ensino fundamental, relacionadas à ginástica como conteúdo escolar através de dois instrumentos de pesquisa: questionário (semi-estruturado) e entrevista; foi utilizado o software Lexical Sphinx, específico para análise de conteúdo. A metodologia aplicada foi a análise e inferência realizadas a partir de dados amostrais (n = 9) das inquirições com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Sabará, Estado de Minas Gerais, no Brasil, atuantes no 3º ciclo, especificamente na 5ª série. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos: no primeiro com a utilização do questionário adaptado sobre necessidades de formação relacionadas ao conteúdo ginástica e o segundo momento com a realização de entrevistas pessoais. O resultado assinalou que o conhecimento adquirido na formação inicial não foi suficientemente adequado de modo a favorecer motivação e interesse para o ensino do conteúdo ginástica.
Palavras-chave: Educação Física. Ginástica. Professor. Necessidades de Formação. Ensino.
2233 0 bytes Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técn http://boletimef