Educadores



Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo

O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação
Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.

Downloads 3634  3634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.