Categoria: Ciências Dissertações |
A compreensão do texto didático de Ciências: proposta para um esquema de melhoria |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
AZEVEDO, Anatalia Borges
O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de uma experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5ª. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás). A mudança do critério de seleção dos alunos para a 5ª. série do C.A., de provas de conhecimento das disciplinas Português, Matemática e Estudos Sociais para a seleção única e aleatória, através de sorteio público entre os candidatos inscritos, realizado na sede da Loteria Estadual, provocou uma heterogeneidade maior quanto ao nível socioeconômico das classes, o que, por sua vez, expressava urna diversificação da bagagem cultural dos alunos presentes nas salas de aula. Esta medida, é bom lembrar, visava exatamente deselitizar a Escola. O contingente de alunos com problemas de alfabetização era bastante expressivo, dificultando o cumprimento da programação proposta pelos professores das 5ª séries, principalmente no que se referia à compreensão dos conteúdos de Ciências e Matemática.
Palavras-chave: Didática. Ciências (Primeiro grau). Matemática.
|
1685 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000043603 |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.