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Categoria: Espanhol Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Práticas Pedagógicas em LEM - Espanhol: Contribuições para Reflexões Étnico-raciais Via Gêneros Text Popular Versão: PDF
Atualização:  9/1/2019
Descrição:
WOGINSKI, Gilson Rodrigo

O objetivo deste estudo é fornecer (in)formação aos (às) professores(as) da disciplina curricular de Língua Espanhola sobre as questões referentes às Relações Étnico-Raciais (BRASIL, 2003, 2004 e 2008; GOMES e JESUS, 2013), possibilitando-os(as) atualização e, sobretudo, o preparo com experiências do ensino de raça e etnia. Cabe ressaltar que, segundo o Artigo 26-A da LDB nº9394/96, “torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”, bem como conforme a Lei Federal nº11.645/2008, este conteúdo resgatará “as suas contribuições nas áreas social, econômica e política”. Dessa forma, este estudo propõe apresentar Práticas Pedagógicas, via exploração de gêneros textuais (BRONCKART, 2006 e 2008; MARCUSCHI, 2003; CRISTOVÃO, 2007; TONELLI e CORDEIRO, 2014) esses como instrumentos para o ensino de línguas e para a reflexão sobre questões étnicas e raciais, a partir do arcabouço do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; DOLZ e SCHNEUWLY, 2004). A (re)construção pretendida das Práticas Pedagógicas para a elaboração de um “Caderno Pedagógico”, isto é, para a elaboração de um produto educacional está em conformidade com as Normas do MEPLEM/UEL, bem como de acordo com o Artigo 3º, § 1º da Resolução nº01, a qual dispõe que “os sistemas de ensino e as entidades mantenedoras incentivarão e criarão condições materiais e financeiras, assim como proverão as escolas, professores e alunos, de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários” (BRASIL, 2004, p. 11). Ainda, a (re)construção dessas Práticas Pedagógicas definidas como a “expressão de um dado momento/espaço histórico, permeada pelas relações de produção, relações culturais, sociais e ideológicas [sobretudo como prática social]” (FRANCO, 2016, p. 547), estão pautadas no Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2006, 2014, 2015 e 2017) no sentido de “mobilizar todas as identidades, ou seja, a identidade racial branca e a identidade racial negra para refletir sobre raça, racismo” (FERREIRA, 2015, p. 36). Neste sentido, “ao se falar em educação, não se pode ter em vista apenas a escolarização, mas também o preparo para a tolerância e a diversidade, fundamental para uma sociedade com pluralidade étnica” (SILVA, 1999, p. 141 apud SILVA, 2007, p. 43).

Palavras-chave: Caderno pedagógico. Práticas pedagógicas. Relações Étnico-raciais. Língua Espanhola.

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